Silva, João Alberto daAbrão, Ruhena Kelber2011-12-142011-12-142011SILVA, J. A.; ABRÃO, K.. O conhecimento físico-matemático na educação infantil a partir das brincadeiras e jogos populares. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2011, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 2011. Disponível em: <http://cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1647/229>. Acesso em: 17 Nov. 2011http://repositorio.furg.br/handle/1/1601Muitos professores costumam trabalhar as noções de espaço e tempo na Educação Infantil remetendo o tempo à rotina e o espaço ao ambiente físico. Trabalhar estas noções sob a ótica da física e da matemática é tido por estes professores como algo complicado ou que ultrapassa os conhecimentos adquiridos na universidade. Muito mais do que se pensa, as noções de espaço/tempo ligadas às ciências exatas estão presentes no cotidiano de grande parte da população. A partir da Epistemologia Genética, este trabalho elenca algumas das brincadeiras e jogos mais tradicionais utilizados no âmbito da Educação Infantil para auxiliar a construção destas noções.poropen accessEducação InfantilProcessos CognitivosEpistemologia GenéticaJogosPercepção temporalConceito de espaçoO conhecimento físico-matemático na educação infantil a partir das brincadeiras e jogos popularesconferenceObject