Azambuja, Ana Maria Volkmer deLima, Milton Luiz Paiva deOliveira, Maiquiel Schmidt de2025-03-262025-03-262013OLIVEIRA, Maiquiel Schmidt de. Aplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres brasileiros. 2013. 110f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12465Dissertação (mestrado)A produção de um país depende, além da boa relação com outras nações, da sua eficiência logística. Para o crescimento econômico que se desenha para o Brasil é necessária uma logística adequada para escoar os produtos e, dessa forma, aumentar a competitividade com o exterior e a produtividade do país. Considerando que atualmente em torno de 70% das cargas transportadas utilizam contêineres, é de interesse verificar a eficiência das operações em terminais de contêineres como formar de torná-los mais competitivos a nível mundial. Para tal, aplicou-se a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA). Utilizou-se o modelo BCC orientado para produto para construir um escore de eficiência a partir dos insumos e produtos relevantes no processo de movimentação das cargas, focando a questão da acessibilidade aos terminais de contêineres. De posse desse índice foi analisada a eficiência nos terminais de contêineres no ano de 2011. Ainda, verificou-se a eficiência desses terminais no período de 2004 a 2011 utilizando o modelo de Análise de Janelas (Window Analysis). Com a aplicação do modelo BCC os terminais Tecon Santos (SP) e Multi Rio (RJ) apresentaram eficiência nas suas operações. Através da Análise de Janelas verificou-se que o Tecon Santos (SP) se manteve eficiente em todo o período analisado, sendo que os terminais Tecon Rio Grande (RS), TECONVI (SC), Libra Santos (SP), Tecon Vila do Conde (SP), Tecon Suape (PE), TCP (PR), Multi Rio (RJ) e Libra Rio (RJ) apresentaram eficiência somente em alguns períodos. A eficiência do Tecon Santos (SP) pode ser atribuída ao fato desse terminal ser o maior do país em movimentação. Em 2011, esse terminal chegou a realizar 80 mph (movimentos por hora) estabelecendo um novo padrão de produtividade na América do Sul, o que o coloca em patamar semelhante aos melhores terminais europeus.The production of a country depends on a logistic efficiency and a good relationship with other nations. It is required an adequate logistics to transport the product for the economic growth that is designed to Brazil. For this, it increases the competitiveness and productivity with the foreign countries. Whereas currently around 70% of transported shipment using containers. It is interesting to examine the efficiency of operations in container terminals as to make them more globally competitive. Due to, it applied the technique of Data Envelopment Analysis (DEA). It used the product-oriented BCC model to construct an efficiency score from the relevant inputs and outputs in the process of moving shipment that it is focused on the issue of accessibility to container terminals. According to this rate, it was analyzed the efficiency in container terminals in 2011. Still, it was examined the efficiency of these terminals in the period 2004 to 2011 using the model of Window Analysis. By the application of the model BCC terminals Tecon Santos (SP) and Multi Rio (RJ) showed efficiency in their operations. Through the Windows Analysis found that Tecon Santos (SP) remained effective throughout the period analyzed, and that terminals Tecon Rio Grande (RS), Teconvi (SC), Libra Santos (SP), Vila do Conde Tecon (SP), Tecon Suape (PE), TCP (PR), Multi Rio (RJ) and Libra Rio (RJ) were efficient only in some periods. The efficiency of Tecon Santos (SP) can be attributed to the fact that this terminal is the largest movement in the country. In 2011, this terminal has a perform of 80 mph (movements per hour) setting a new standard for productivity in South America which places a similar level to top European terminals.poropen accessAnálise Envoltória de DadosEficiênciaModelo BccModelo de Análise de JanelasTerminais de Contêineres BrasileirosData Envelopment AnalysisEfficiencyModel BccModel of Window AnalysisBrazilian Container TerminalsAplicação de uma metodologia para análise de eficiência em terminais de contêineres brasileirosmasterThesis