Tomaschewski-Barlem, Jamila GeriNeutzling, Bruna Ruoso da Silva2025-02-262025-02-262019NEUTZLING, Bruna Ruoso da Silva. Cultura de segurança do paciente na formação dos estudantes de graduação em enfermagem e medicina. 2019. 95f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12277Dissertação (Mestrado)Entre as estratégias para redução de erros e eventos adversos nos ambientes de cuidado à saúde, está a inclusão transversal do tema segurança do paciente na formação de estudantes de graduação em enfermagem e medicina, além do reconhecimento e fortalecimento da cultura de segurança no ambiente de formação. Nessa perspectiva, atualmente, existe uma escassez de estudos e instrumentos a respeito da cultura de segurança na formação dos estudantes de enfermagem e medicina, uma vez que estes têm se concentrado majoritariamente na área hospitalar com os profissionais, fato esse que demonstra a necessidade em difundir esse tema no ensino, com vistas à construção de saberes em prol da cultura de segurança. Tem-se como objetivos: elaborar e validar um instrumento que permita analisar a cultura de segurança do paciente na formação de estudantes de graduação em enfermagem e medicina; analisar a cultura de segurança do paciente na formação de estudantes em graduação de enfermagem e medicina. A metodologia do estudo foi composta por duas etapas: metodológica e quantitativa. O estudo metodológico seguiu as oito etapas do autor Robert F. DeVellis para a elaboração de escalas. Para a validação do constructo, foram realizados dois testes estatísticos: a análise fatorial e o alfa de Cronbach. O estudo quantitativo, do tipo analítico, de delineamento transversal, foi desenvolvido com 101 estudantes de graduação em enfermagem e 134 de medicina de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação da “Escala de cultura de segurança do paciente para estudantes de enfermagem e medicina”, elaborada e validada na etapa metodológica. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Obteve-se aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa na Área da Saúde sob parecer no 254/2018. Como resultados, obteve-se a “Escala de cultura de segurança do paciente para estudantes de enfermagem e medicina”, a qual apresentou 29 itens na versão validada, divididos em três constructos: desenvolvimento de competências para a segurança do paciente; estratégias para o fortalecimento da cultura de segurança; e gerenciamento do erro; além de uma questão geral. O alfa de cronbach da escala foi de 0, 952. Mediante validade de face, conteúdo e constructo, a escala foi considerada válida e confiável para utilização no contexto brasileiro com estudantes de enfermagem e medicina. A análise descritiva permitiu verificar que, de forma geral, os estudantes do curso de graduação em enfermagem consideram como boa a cultura de segurança do paciente no seu ambiente de formação, enquanto os estudantes do curso de graduação em medicina entendem a cultura de segurança do paciente como ruim no seu ambiente de formação. Os estudantes de enfermagem apresentaram maiores médias nos três constructos: desenvolvimento de competências para a segurança do paciente; estratégias para o fortalecimento da cultura de segurança e gerenciamento do erro. Espera-se que esse estudo contribua para o estabelecimento e fortalecimento da cultura de segurança do paciente no processo de formação dos estudantes de medicina e enfermagem, priorizando uma assistência em saúde mais segura.Among the strategies to reduce errors and adverse events in health care environments, there is the transversal inclusion of the subject of patient safety in the training of undergraduate students in nursing and medicine, in addition to the recognition and strengthening of the safety culture in the training environment. . In this perspective, currently, there is a scarcity of studies and instruments regarding the safety culture in the training of nursing and medical students, since they have mostly concentrated in the hospital area with professionals, a fact that demonstrates the need to disseminate this theme in teaching, with a view to building knowledge in favor of the safety culture. The objectives are: to develop and validate an instrument that allows analyzing the culture of patient safety in the training of undergraduate students in nursing and medicine; to analyze the culture of patient safety in the training of undergraduate students in nursing and medicine. The study methodology consisted of two stages: methodological and quantitative. The methodological study followed the eight steps of the author Robert F. DeVellis for the elaboration of scales. For the validation of the construct, two statistical tests were performed: factor analysis and Cronbach's alpha. The quantitative, analytical, cross- sectional study was developed with 101 undergraduate nursing and 134 medical students from a Public University in Southern Brazil. Data collection was performed through the application of the “Patient safety culture scale for nursing and medical students”, elaborated and validated in the methodological stage. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics. Approval was obtained from the Ethics and Research Committee in the Health Area under opinion No. 254/2018. As a result, the “Patient safety culture scale for nursing and medical students” was obtained, which presented 29 items in the validated version, divided into three constructs: development of competencies for patient safety; strategies for strengthening the safety culture; and error management; in addition to a general question. The scale's cronbach's alpha was 0.952. Due to face, content and construct validity, the scale was considered valid and reliable for use in the Brazilian context with nursing and medical students. The descriptive analysis allowed to verify that, in general, the students of the undergraduate nursing course consider the culture of patient safety in their training environment to be good, while the students of the undergraduate medical course understand the culture of patient safety. as bad in your training environment. Nursing students had higher averages in the three constructs: development of skills for patient safety; strategies for strengthening the culture of safety and error management. It is expected that this study will contribute to the establishment and strengthening of the patient safety culture in the process of training medical and nursing students, prioritizing safer health care.Entre las estrategias para reducir los errores y los eventos adversos en los entornos de atención médica, está la inclusión transversal del tema de la seguridad del paciente en la formación de estudiantes de pregrado en enfermería y medicina, además del reconocimiento y el fortalecimiento de la cultura de seguridad en el entorno de la formación. . En esta perspectiva, actualmente, existe una escasez de estudios e instrumentos sobre la cultura de seguridad en la capacitación de estudiantes de enfermería y medicina, ya que se han concentrado principalmente en el área hospitalaria con profesionales, un hecho que demuestra la necesidad de diseminar este tema en la enseñanza, con miras a construir conocimiento a favor de la cultura de seguridad. Los objetivos son: desarrollar y validar un instrumento que permita analizar la cultura de seguridad del paciente en la formación de estudiantes de pregrado en enfermería y medicina; analizar la cultura de seguridad del paciente en la formación de estudiantes de pregrado en enfermería y medicina. La metodología de estudio consistió en dos etapas: metodológica y cuantitativa. El estudio metodológico siguió los ocho pasos del autor Robert F. DeVellis para la elaboración de escalas. Para la validación del constructo, se realizaron dos pruebas estadísticas: análisis factorial y alfa de Cronbach. El estudio cuantitativo, analítico y transversal se desarrolló con 101 estudiantes de pregrado de enfermería y 134 estudiantes de medicina de una universidad pública del sur de Brasil. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de la “Escala de cultura de seguridad del paciente para estudiantes de enfermería y medicina”, elaborada y validada en la etapa metodológica. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva e inferencial. Se obtuvo la aprobación del Comité de Ética e Investigación en el Área de Salud bajo la opinión No. 254/2018. Como resultado, se obtuvo la “Escala de cultura de seguridad del paciente para estudiantes de medicina y enfermería”, que presentó 29 ítems en la versión validada, dividida en tres constructos: desarrollo de competencias para la seguridad del paciente; estrategias para fortalecer la cultura de seguridad; y gestión de errores; Además de una pregunta general. El alfa de cronbach de la escala fue de 0.952. Debido a su validez aparente, de contenido y de constructo, la escala se consideró válida y confiable para su uso en el contexto brasileño con estudiantes de medicina y enfermería. El análisis descriptivo permitió verificar que, en general, los estudiantes del curso de pregrado en enfermería consideran que la cultura de seguridad del paciente en su entorno de capacitación es buena, mientras que los estudiantes del curso de pregrado de medicina entienden la cultura de la seguridad del paciente. tan malo en tu entorno de entrenamiento. Los estudiantes de enfermería tuvieron promedios más altos en las tres construcciones: desarrollo de habilidades para la seguridad del paciente; estrategias para fortalecer la cultura de seguridad y gestión de errores. Se espera que este estudio contribuya al establecimiento y fortalecimiento de la cultura de seguridad del paciente en el proceso de capacitación de estudiantes de medicina y enfermería, priorizando una atención médica más segura.poropen accessEstudos de ValidaçãoSegurança do PacienteCultura OrganizacionalEstudantes de EnfermagemEstudantes de MedicinaValidation StudiesPatient SafetyOrganizational CultureStudents NursingStudents MedicalEstudios de ValidaciónSeguridad del PacienteEstudiantes de EnfermeríaEstudiantes de MedicinaCultura de segurança do paciente na formação dos estudantes de graduação em enfermagem e medicinaCulture of patient safety in the training of undergraduate students in nursing and medicineCultura de seguridad del paciente en la formación de estudiantes de pregrado en enfermería y medicinamasterThesis