Pereira, Vilmar AlvesÁvila, Francine Freitas2025-01-312025-01-312019ÁVILA, Francine Freitas. O processo emancipatório na EJA: uma possibilidade do ser mais?. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12104Dissertação (Mestrado)O presente estudo objetiva compreender em que medida ocorre, no ensino da EJA, o processo emancipatório de ser mais na vida dos educandos que a compõe na Escola de Ensino Médio Silva Gama, na cidade de Rio Grande/RS. Para tanto, buscaremos em autores como Pereira (2016), Pereira e Claro (2016) e Freire (2016), (2013), (2011), (2010), (2003), (2001) (1969), entre outros, subsidios que corroborem com a questão central dessa pesquisa que seria: A sala de aula da EJA pode ser um espaço de emancipação dos educandos que ali estão? Nesse sentido desenvolve-se a partir da perspectiva da Educação Popular, com uma metodologia qualitativa, utilizando a técnica de grupo focal, um questionario semi-estruturado para a coleta de dados. Participaram dessa pesquisa seis educandos, os quais foram convidados, previamente, por meio da apresentação do objetivo do trabalho. Eles são jovens e adultos, estudantes do último ano do terceiro ciclo da EJA, da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama. Primeiramente, foram analisados os questionários e as falas dos educandos que se voluntariaram para participar da pesquisa. A partir desta análise foram elencadas categorias que nos permitiram melhor compreender como ocorre o processo de emancipação na Educação de Jovens e adultos da escola Silva Gama. As categorias utilizadas foram: Dificuldades; Frustrações e Expectativas; A escola, as aulas e os professores; A EJA como um espaço de emancipação. Tendo a questão central da pesquisa como norteador analisou-se o conteúdo das entrevistas e buscou-se elucidar que EJA é essa que se apresenta nessa instituição de ensino e o impacto dela na vida dos educandos.Esta investigación tiene como objetivo comprender hasta qué punto, en la enseñanza de EJA, el proceso emancipatorio de estar más en la vida de los estudiantes que lo componen en la Escuela Secundaria Silva Gama en Río Grande / RS. Por lo tanto, buscaremos autores como Pereira (2016), Pereira y Claro (2016), Freire (2016), (2013), (2011), (2010), (2003), (2001), (1969), entre otros, subsidios que corroboran la pregunta central de esta investigación que sería: ¿Puede la classe de EJA ser un espacio de emancipación de los estudiantes que están allí? En este sentido, se desarrolla desde la perspectiva de la Educación Popular, con una metodología cualitativa, utilizando la técnica de grupos focales y un cuestionario semiestructurado para la coleta de datos. Seis estudiantes participaron en esta investigación, quienes fueron invitados previamente presentando el objetivo del trabajo. Son estudiantes en el último año del tercer ciclo de EJA, en la Escuela Secundaria Estatal Silva Gama en Río Grande, son jóvenes y adultos que viven cerca de la escuela. Al principio, analizamos los cuestionarios y las declaraciones de los estudiantes que se ofrecieron como voluntarios para participar en la investigación. De este análisis, se eligieron categorías que nos permitieron comprender mejor cómo se produce el proceso de emancipación en la escuela Silva Gama. Las categorías utilizadas fueron: Dificultades; Frustraciones y expectativas; La escuela, las clases y los profesores; EJA como espacio de emancipación. Con el tema central de la investigación como guía, analizamos el contenido de las entrevistas y tratamos de dilucidar que EJA es la que se presenta en esta institución educativa y su impacto en la vida de los estudiantes.The present study aims to understand the extent to which, in the teaching of Young People and Adult Education (EJA), the emancipatory process of being more in the life of the students who compose it at the Silva Gama High School in Rio Grande / RS. Therefore, we will search in authors such as Pereira (2016), Pereira and Claro (2016), Freire (2016), (2013), (2011), (2010), (2003), (2001) (1969), among others, subsidies to corroborate the central question of this research which would be: Can the EJA be a space of emancipation of the students who are there? In this sense it develops from the perspective of Popular Education, with a qualitative methodology, using the focus group technique and a semi-structured questionnaire for data collection. Six students participated in this research, who were previously invited by presenting the objective of the study. They are young people and adults, students in the last year of the third cycle of EJA, at the Silva Gama State High School. Firstly, the questionnaires and the statements of the students who volunteered to participate in the research were analyzed. From this analysis, categories were chosen that allowed us to better understand how the emancipation process occurs in the Silva Gama School. The categories used were: Difficulties; Frustrations and Expectations; The school, the classes and the teachers; EJA as a space of emancipation. With the central issue of research as a guide we analyzed the content of the interviews and sought to elucidate that EJA is the one that is presented in this educational institution and its impact on the lives of students.poropen accessEducação de Jovens e AdultosEducação PopularEmancipaçãoSer MaisEducación de Jóvenos y AdultosEducación PopularEmancipaciónSé MásYoung People and Adult Education (EJA)Popular EducationEmancipationBeing MoreO processo emancipatório na EJA: uma possibilidade do ser mais?masterThesis