Barlem, Edison Luiz DevosCarvalho, Lisa Antunes2025-05-122025-05-122022CARVALHO, Lisa Antunes. Imagens e percepções da ética na formação do Enfermeiro. 2022. 210f. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12853Tese (doutorado)Introdução: a ética, que deveria ser transversal, se constitui num desafio nas profissões da saúde e na formação do enfermeiro, dada a complexidade das relações que se estabelecem no processo de formação, na relação professor-aluno e, posteriormente, na rede de relações humanas construídas na prática profissional. Objetivo: investigar as imagens e as percepções que estudantes de graduação em enfermagem possuem em relação ao exercício da ética durante o processo formativo. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que utilizou os preceitos da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotski como referencial teórico; realizada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com 14 estudantes entre o quarto e décimo período. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: técnica de grupo focal e produção imagética sobre exercício da ética na formação em enfermagem no período de março a junho de 2022. Utilizou-se a metodologia snowball sampling, Bola de Neve, para a formação dos grupos focais que seguiu o Guia de Discussão para a coleta de dados construído para este estudo. Foram organizados três grupos e realizados três encontros online com cada grupo. As imagens foram produzidas coletivamente e entregues após, para análise por meio do Método Documentário de Análise de Imagens de Karl Mannheim e atualizado por Ralph Bohnsack. Os encontros aconteceram de forma online pelo Microsoft Skype no qual foram guardadas as gravações por 30 dias. Para a transcrição das informações utilizou-se o aplicativo Transkriptor. Os estudantes foram identificados por nome de cores, seguido pelo número ordinal correspondente ao semestre. Para análise dos diálogos utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Foram respeitados os princípios éticos da pesquisa, conforme as Resoluções 466/2012 e 510/2016, obtendo-se a aprovação do Comitê de Ética local, mediante CAAE:46716621.5.0000.5324. Resultados: emergiram três categorias: as inter-relações que se mostram entre ensino da ética e a prática em saúde, papel dos professores e da universidade para formação de ambientes éticos: da teoria à prática e aspectos que influenciam a percepção do exercício ético na graduação em enfermagem. A partir destas categorias as discussões apontaram ao final para as seguintes possibilidades: a ética como tecnologia relacional para formação integral em enfermagem, exercício ético na Educação enfermagem: tessituras a partir de Cohen e Segre e as imagens do exercício da ética na formação do enfermeiro. Os resultados revelam a necessidade de uma educação ética-crítica transversal, o uso dos conceitos de ética e eticidade para fortalecimento dos currículos em enfermagem e imagens que revelam quão importantes são as redes de relações humanas construídas no espaço universitário e instiga para um ressignificar da educação e prática em enfermagem. Considerações finais: vislumbra-se a ética como ferramenta mediadora para o trabalho dos docentes, profissionais e preceptores de estágio para tornar o ensino mais significativo no campo da educação ética e moral. Espera-se, que este estudo, possa contribuir para qualificação dos currículos, dos projetos pedagógicos, pois os estudantes evocam que a ética deve permear todo ensino em enfermagem, ao capacitar docentes e discentes para as relações humanas e para a formação de ambientes éticos em saúde.Introduction: ethics, which should be transversal, constitutes a challenge in the health professions and in nursing education, given the complexity of the relationships that are established in the training process, in the teacher-student relationship, and, subsequently, in the network of relationships built in professional practice. Objective: to investigate the images and perceptions that undergraduate nursing students have in relation to the exercise of ethics during the training process. Method: qualitative, descriptive, and exploratory research, which used the precepts of Lev Vygotsky's Historical-Cultural Theory as a theoretical framework; conducted at the Federal University of Rio Grande (FURG), with 14 students between the fourth and tenth period. Data collection took place in two stages: focus group technique and image production on the exercise of ethics in nursing education from March to June 2022. The snowball sampling methodology, Bola de Neve, was used to form the focus groups, which followed the Discussion Guide for data collection constructed for this study. Three groups were organized and three online meetings were held with each group. The images were collectively produced and delivered afterward, for analysis using Karl Mannheim's Documentary Image Analysis Method and updated by Ralph Bohnsack. The meetings took place online via Microsoft Skype in which the recordings were kept for 30 days. For the transcription of information, the Transkriptor application was used. Students were identified by color name, followed by the ordinal number corresponding to the semester. For an analysis of the dialogues, Discursive Textual Analysis was used. The ethical principles of the research were respected, according to Resolutions 466/2012 and 510/2016, obtaining the approval of the local Ethics Committee, through CAAE:46716621.5.0000.5324. Results: three categories emerged: the interrelationships that are shown between teaching ethics and practice in health, the role of professors and the university in creating ethical environments: from theory to practice, and aspects that influence the perception of ethical practice in graduation in nursing. From these categories, the discussions pointed to the following possibilities: ethics as a relational technology for comprehensive nursing education, ethical exercise in nursing education: textures based on Cohen and Segre, and images of the exercise of ethics in nursing education. The results reveal the need for a cross-sectional ethical-critical education, the use of concepts of ethics and ethics to strengthen nursing curricula, and images that reveal how important are the networks of human relationships built in the university space, instigating a re-signification of the nursing education and practice. Final considerations: ethics is envisaged as a mediating tool for the work of teachers, professionals, and internship preceptors to make teaching more meaningful in the field of ethical and moral education. It is hoped that this study can contribute to the qualification of curricula and pedagogical projects, as students evoke that ethics must permeate all teaching in nursing, by training professors and students in human relations and for the formation of ethical environments in health.Introducción: la ética, que debe ser transversal, constituye un desafío en las profesiones de la salud y en la formación de enfermería, dada la complejidad de las relaciones que se establecen en el proceso de formación, en la relación docente-alumno y, posteriormente, en la red de relaciones construidas en la práctica professional. Objetivo: investigar las imágenes y percepciones que tienen los estudiantes de graduación en enfermería en relación con el ejercicio de la ética durante el proceso de formación. Método: investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, que utilizó como marco teórico los preceptos de la Teoría Histórico-Cultural de Lev Vygotsky; realizado en la Universidad Federal de Rio Grande (FURG), con 14 alumnos entre el cuarto y décimo periodo. La recolección de datos ocurrió en dos etapas: técnica de grupo focal y producción de imágenes sobre el ejercicio de la ética en la formación de enfermería, de marzo a junio de 2022. Para la formación de los grupos focales se utilizó la metodología snowball sampling, Bola de Nieve, que siguió la Guía de Discusión para la recolección de datos construida para este estudio. Se organizaron tres grupos y se realizaron tres reuniones en línea con cada grupo. Las imágenes fueron producidas colectivamente y entregadas posteriormente, para su análisis utilizando el Método de Análisis de Imágenes Documentales de Karl Mannheim y actualizadas por Ralph Bohnsack. Las reuniones se llevaron a cabo en línea a través de Microsoft Skype, en el que las grabaciones se mantuvieron durante 30 días. Para la transcripción de la información, se utilizó la aplicación Transkriptor. Los estudiantes fueron identificados por su nombre de color, seguido del número ordinal correspondiente al semestre. Para el análisis de los diálogos, se utilizó el Análisis Textual Discursivo. Se respetaron los principios éticos de la investigación, según Resoluciones 466/2012 y 510/2016, obteniendo la aprobación del Comité de Ética local, a través del CAAE:46716621.5.0000.5324. Resultados: surgieron tres categorías: las interrelaciones que se muestran entre la enseñanza de la ética y la práctica en salud, el papel de los profesores y de la universidad en la creación de ambientes éticos: de la teoría a la práctica, y los aspectos que influyen en la percepción de la práctica ética en la graduación en enfermería. A partir de esas categorías, las discusiones apuntaron para las siguientes posibilidades: la ética como tecnología relacional para la formación integral en enfermería, el ejercicio ético en la formación en enfermería: texturas a partir de Cohen y Segre, e imágenes del ejercicio de la ética en la formación en enfermería. Los resultados revelan la necesidad de una educación ético-crítica transversal, el uso de conceptos de ética y ética para fortalecer los currículos de enfermería e imágenes que revelen cuán importantes son las redes de relaciones humanas construidas en el espacio universitario, instigando una resignificación de la educación y práctica de enfermería. Consideraciones finales: la ética se concibe como una herramienta mediadora del trabajo de docentes, profesionales y preceptores en prácticas para hacer más significativa la enseñanza en el campo de la educación ética y moral. Se espera que este estudio pueda contribuir para la calificación de los planes de estudios y proyectos pedagógicos, ya que los estudiantes evocan que la ética debe permear toda la enseñanza en enfermería, formando profesores y estudiantes para las relaciones humanas y para la formación de ambientes éticos en salud.poropen accessÉticaEnfermagemEducação superiorEstudantes de enfermagemAbordagem VygotskianaPesquisa imagéticaEthicsNursingCollege educationNursing studentsVygotskian approachImage researchEnfermeríaEducación universitariaEstudiantes de enfermeríaEnfoque vygotskianoInvestigación de imagenImagens e percepções da ética na formação do EnfermeiroImages and perceptions of ethics in nursing educationImágenes y percepciones de la ética en la formación de enfermeríadoctoralThesis