Pestana, Marlon BorgesCorrêa, Mayara Pereira2025-06-142025-06-142023CORRÊA, Mayara Pereira. Narrativas de resistência: explorando biografias e o protagonismo na nova história indígena. 2023. 76f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/13032Dissertação (mestrado)Este estudo apresenta uma análise da construção da memória cultural em relação aos povos indígenas brasileiros. Em diálogo com as produções históricas mais recentes, busca-se compreender os processos que levaram à formação de novos campos na História, que procuram romper com os métodos tradicionais e valorizar a participação de grupos, considerados até então como subalternos, na construção da identidade brasileira. Dessa maneira, o objeto de estudo dessa pesquisa é o uso das biografias no ensino de história indígena, buscando assimilar suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem que objetiva para além de compreender os contextos, reconhecer as narrativas históricas de pessoas comuns. Para tanto, elaborou-se um produto técnico educativo capaz de auxiliar e orientar professores de História na construção de relações interétnicas, um álbum de figurinhas de personagens indígenas que ajude a compreender a importância desses povos. Para elaboração da pesquisa utilizou-se o método investigativo, através da pesquisa exploratória, a fim de desenvolver uma maior familiaridade com o tema, e através da pesquisa explicativa, buscou-se analisar e dissertar sobre a cultura indígena no ensino de história. Para tanto, foram utilizadas como fontes artigos e livros com uma abordagem decolonial, obras produzidas através da literatura indígena, a fim de tornar o estudo mais legítimo e significativo.This study presents an analysis of the construction of cultural memory in relation to Brazilian indigenous peoples. In dialogue with the most recent historical productions, we seek to understand the processes that led to the formation of new fields in History, which seek to break with traditional methods and value the participation of groups, considered until then as subordinate, in the construction of Brazilian identity. . Thus, the object of study of this research is the use of biographies in teaching indigenous history, seeking to assimilate their possibilities in the teaching-learning process that aims, in addition to understanding the contexts, to recognize the historical narratives of common people. To this end, a technical educational product was created capable of assisting and guiding History teachers in the construction of interethnic relationships, an album of stickers of indigenous characters that helps to understand the importance of these peoples. To prepare the research, the investigative method was used, through exploratory research, in order to develop greater familiarity with the topic, and through explanatory research, we sought to analyze and talk about indigenous culture in history teaching. To this end, articles and books with a decolonial approach were used as sources, works produced through indigenous literature, in order to make the study more legitimate and meaningful.poropen accessProtagonismo indígenaLei 11.645/2008Ensino de HistóriaHistória indígenaIndigenous protagonismLaw 11.645/2008History teachingIndigenous HistoryNarrativas de resistência: explorando biografias e o protagonismo na nova história indígenamasterThesis