Rodrigues, Sheyla CostaNascimento, Cinara Ourique do2025-05-092025-05-092015NASCIMENTO, Cinara Ourique do. O Engendramento coletivo da educação profissional e tecnológica a distância: histórias que contam as experiências dos polos de apoio presencial. 2015. 107f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12847Tese (Doutorado)Pensar a Educação Profissional e Tecnológica a distância não é somente pensar na execução  de regulamentos e normatizações aceitas pelo papel, é sim pensar na singularidade exclusiva e  particular de uma realidade. É preciso compreender como a Educação Profissional e  Tecnológica (EPT) está sendo percebida nesse modelo; como ela atende à democratização do  ensino técnico e às necessidades de formação do cidadão. Essa tese reflete a importância das  experiências dos professores coordenadores dos polos de apoio presencial no contexto da  oferta da EPT, na modalidade a distância do IFSul/CAVG. Nesse trabalho, fundamentamos a  hipótese de que o mundo conhecido e experienciado, que emerge do cotidiano dos polos de  apoio presencial, conta suas histórias e reflexões e nos leva a conhecer a Educação  Profissional e Tecnológica a distância, no encadeamento entre ação e experiência. Para  sustentar nossa pesquisa assumimos a Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e  Francisco Varela, como sustentação para nossas reflexões teóricas e epistemológicas,  juntamente com outros autores que nos ajudaram a pensar e a discutir as histórias. O estudo  enfocou e delimitou o campo de análise para os professores coordenadores dos polos que  tiveram reoferta dos cursos técnicos a distância até o ano de 2013. Concretizamos a pesquisa  com a participação dos coordenadores de oito polos de apoio presencial. Para operacionalizar  a pesquisa foi construído um site com acesso a um espaço denominado “meu diário”. Das  narrativas singulares, oriundas de cada diário, emergiram temas recorrentes que possibilitaram  sair da singularidade da narrativa para a coletividade das vozes, para criar e contar histórias que refletem a Educação Profissional e Tecnológica a distância ofertada pelo IFSul/CAVG. Conceitos como enação, emocionar, amar, viver democrático, inclusão social, cultura,  transformação na convivência e aprendizagem permitiram a compreensão do problema  investigado. Esses substantivos e verbos que se apresentaram nas histórias, quando teorizados,  permitiram significar a Educação Profissional e Tecnológica a distância do IFSul/CAVG. As  histórias revelaram as múltiplas experiências dos polos de apoio presencial, e contaram uma  realidade de mundos que surgem ao viver, para além de ter, e transmitir experiências e  também produziram um significado que nos atravessou, nos tocou e, portanto, refletem um  sentido de conhecimento experienciado pelos que vivem a EPT cotidianamente.Thinking Distance Vocational and Technological Education is not only to think about the  implementing regulations and legal norms, is instead consider the unique and particular of  these reality. It needs to understand how the EPT is being perceived in this model; how it  meets the technical education democratization and how its attends the citizen formation needs.  This thesis reflects the importance of the coordinating teachers experiences in the classroom  support poles and in connection with the provision of Distance Vocational and Technological  Education (EPT) at IFSul/CAVG. In this work, we discussed the hypothesis that the world  known and experienced, emerging from the classroom support poles daily life, tells us his  stories and reflections and causes us to know the Distance Vocational and Technological  Education, with the linkage between action and experience. To sustain our research we  assume the Know ledge Biology, Theory from Humberto Maturana and Francisco Varela, like  a support for our theoretical and epistemological reflections, along with others authors who  have helped us to think and discuss the stories. The study focused and defined the field of  analysis for poles coordinating teachers that had reoffer distance technical learning courses,  from IFSul/CAVG, in the year 2013, what provide an opportunity of participation of eight  pole coordinators. To operationalize the research was built a site with access to a space called  "my diary". From the single narratives, coming from each daily, recurring themes emerged  which enabled out of the narrative uniqueness to the community voices used to create and tell  stories that reflect the distance professional and technological education offered by IFSul/  CAVG. Concepts like enaction, emotion, love, democracy, social inclusion, culture, living  transformation and learning allowed the investigated problem understanding. These nouns and  verbs that appeared in the stories, as theorized, allowed mean the concepts about distance  Vocational and Technological Education in the IFSul/CAVG. These stories revealed the  multiple classroom experiences at support poles and reported reality worlds that come in life,  more than have, and transmit experiences that produced a meaning that went through us,  touched us and reflect a knowledge sense experienced by living the EPT daily.poropen accessEducação profissional e tecnológicaEducação a distânciaExperiênciaPolítica públicaProfessional and technological education (EPT)Distance educationExperiencePublic policyO Engendramento coletivo da educação profissional e tecnológica a distância: histórias que contam as experiências dos polos de apoio presencialdoctoralThesis