Rizza, Juliana LapaSilva, Awdren Ribeiro da2025-06-182025-06-182024Silva, Awdren Ribeiro da. Investigando documentos, normas infralegais, políticas e ações institucionais para a população-estudante LGBTI+ nas universidades federais do Rio Grande do Sul. 2024. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2024.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/13065Dissertação (mestrado)Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa ― Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências‖,do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências –PPGEC,da Universidade Federal do Rio Grande–FURG, e teve como objetivo investigar nos documentos institucionais, nas normas infralegais, nas políticas e nas ações institucionais de universidades federais do Rio Grande do Sul, as estratégias de governo que vêm sendo acionadas, voltadas à população LGBTI+. A pesquisa foi produzida a partir da perspectiva pós-estruturalista em articulação com alguns pressupostos foucaultianos, como a governamentalidade e as relações de poder/saber, juntamente com aportes teóricos de autores/as como Jorge Larrosa, Guacira Louro, Alfredo Veiga-Neto, Sílvio Gallo, dentre outros/as. Para tanto,foi realizado um mapeamento em universidades federais do Rio Grande do Sul, a fim de buscar informações e materiais, principalmente,nos sites das instituições pesquisadas. A partir do material empírico, nas análises, emergiram dois eixos, sendo que no primeiro, intitulado ― Documentos e Normas Infralegais Voltadas à População-EstudanteLGBTI+ em Universidades Federais do Rio Grande do Sul‖, foram investigadas as táticas de governamento presentes em normas infralegais, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e em programas destinados à população-estudanteLGBTI+ em universidades federais do Rio Grande do Sul. Já no segundo eixo de análise, intitulado ― Ações Institucionais e a Presença da População-Estudantes LGBTI+ nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul‖, buscou-se analisar ações institucionais voltadas à população-estudante LGBTI+ nas universidades federais do Rio Grande do Sul. A partir das análises realizadas na dissertação, foi possível perceber que a elaboração dos documentos que compõem os achados da pesquisa, tanto no planejamento a longo prazo, quanto na disponibilização e regulamentação de direitos vigentes, pode ser considerada tática e estratégia de governamento, pois esse conjunto de normas e documentos conduzem as condutas dessa população. Embora exista diferença no ritmo e na intensidade das ações institucionais entre as universidades, todas têm demonstrado um crescente compromisso com a inclusão da população LGBTI, elaborando mais ações que, situadas em diferentes contextos históricos e institucionais, inserem-se em certa governamentalidade, ajustando-se às necessidades e demandas emergentes da população LGBTI+.Esta disertación de maestría fue desarrollada en el ámbito de la línea de investigación ―Discursos, culturas y subjetividades en la Educación en Ciencias‖, del Programa de Posgrado en Educación en Ciencias – PPGEC, de la Universidad Federal de Rio Grande – FURG, y tuvo como objetivo investigar en los documentos institucionales, en las normas infralegales, en las políticas y en las acciones institucionales de universidades federales de Rio Grande do Sul, orientadas a la población LGBTI+, las estrategias de gobierno que se están activando. La investigación se llevó a cabo desde una perspectiva postestructuralista en articulación con algunos supuestos foucaultianos, como la gubernamentalidad y las relaciones de poder/saber, junto con aportes teóricos de autores/as como Jorge Larrosa, Guacira Louro, Alfredo Veiga Neto, Silvio Gallo, entre otros/as. Para ello, se realizó un mapeo en universidades federales de Rio Grande do Sul con el fin de buscar información y materiales, principalmente en los sitios web de las instituciones investigadas. A partir del material empírico, en los análisis, emergieron dos ejes, siendo el primero de ellos titulado: Documentos y Normas Infralegales Orientados a la Población Estudiantil LGBTI+ en Universidades Federales de Rio Grande do Sul, en el cual se investigaron las tácticas de gobierno presentes en normas infralegales, en el Plan de Desarrollo Institucional (PDI), en el Proyecto Pedagógico Institucional (PPI) y en programas destinados a la población estudiantil LGBTI+ en universidades federales de Rio Grande do Sul. En el segundo eje de análisis, titulado: Acciones Institucionales y la Presencia de la Población Estudiantil LGBTI+ en las Universidades Federales de Rio Grande do Sul, se buscó analizar acciones institucionales orientadas a la población estudiantil LGBTI+ en las universidades federales de Rio Grande do Sul. De los análisis realizados en la disertación se pudo constatar que la elaboración de los documentos que componen los hallazgos de la investigación, tanto en la planificación de largo plazo como en la provisión y regulación de los derechos vigentes, pueden ser consideradas tácticas y estrategias de gobernanza. , este conjunto de normas y documentos orientan la conducta de esta población. Si bien existe diferencia en el ritmo e intensidad de las acciones institucionales entre universidades, todas han demostrado un compromiso creciente con la inclusión de la población LGBTI, desarrollando más acciones, que, ubicadas en diferentes contextos históricos e institucionales, son parte de una determinada gubernamentalidad. , ajustándonos a las necesidades y demandas emergentes de la población LGBTI+.poropen accessPopulação-estudante LGBTI+GovernamentalidadeUniversidadesAções InstitucionaisDocumentos InstitucionaisRio Grande do SulPoblación-estudiantil LGBTI+GubernamentalidadAcciones InstitucionalesDocumentos InstitucionalesInvestigando documentos, normas infralegais, políticas e ações institucionais para a população-estudante lgbti+ nas universidades federais do Rio Grande do SulmasterThesis