Ramos, Edimauro Matheus CarrielGonçalves, Aracely Mehl2023-05-202023-05-202018-12RAMOS, E. M. C.; GONÇALVES, A. M. Um olhar para a subversão dos ditames de gênero na literatura infantil. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 237–241, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8522. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8522. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10999Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 237-241, Jul./Dez. 2018.Esta pesquisa parte da revisão bibliográfica pertinente ao gênero no viés da educação e busca discutir as relações de gênero no espaço da Educação Infantil. No tocante ao gênero, voltamos os olhares para três livros da literatura infantil que desestabilizam estereótipos através de personagens e situações desgenderizadas.Esta investigación parte de la revisión bibliográfica pertinente al género en el sesgo de la educación y busca discutir las relaciones de género en el espacio de la Educación Infantil. En cuanto al género, volvemos las miradas a tres libros de la literatura infantil que desestabilizan los estereotipos a través de personajes y situaciones desgendidas.This research starts from the bibliographic review pertinent to gender in the education bias and it seeks to discuss gender relations in the area of Children’s Education. With regard to gender, we turn our eyes to three books of children's literature that desestabilize stereotypes through degenerated characters and situations.poropen accessGêneroLiteratura infantilHeteronormatividadeSubversãoGéneroHeteronormatividadSubversiónGenderChildren's literatureHeteronormativitySubversionUm olhar para a subversão dos ditames de gênero na literatura infantilUna mirada para la subversíon de los dictámes de género em la literatura infantilA look to the subversion of gender dictates in children’s literaturearticle10.14295/de.v6i2.8522