-
-
Carvalho, Fabiana Aparecida de; Gonçalves, Cleberson Diego; Maio, Eliane Rose
(2021)
Num movimento a/r/tográfico (inter-relação textual, imagética com problematizações e a construção de narrativas que não se esquadrinham pela lógica acadêmica) e com aportes teóricos decoloniais do sul global, discutimos a ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Sob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos
conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia
perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, ...
-
-
Barbosa, Mauriceia Rodrigues
(2021)
O presente trabalho tematiza relações de gênero e educação, tendo como objeto de
estudo o assédio sexual. O objetivo é analisar casos de assédio sexual contra jovens
alunas do ensino médio de uma escola pública do município ...
-
-
Amaral, Caroline Amaral; Ribeiro, Paula Regina Costa; Barros, Suzana da Conceição de
(2021)
Entendemos que as temáticas gênero e sexualidade são pautas da Psicologia enquanto
ciência e profissão e, em decorrência disso, são importantes na formação de
acadêmicas/os dos cursos de Psicologia Bacharelado. Para ...
-
-
Baptista, Bruna Cruz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-01-15)
A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no
livro didático de História”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de
história, aprovada pelo PNLD 2020, a partir do gênero ...
-
-
Baptista, Bruna Cruz
(2020)
A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no
livro didático de História”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de
história, aprovada pelo PNLD 2020, a partir do gênero ...
-
-
Almeida, Saionara Vitória de; Quadrado, Raquel Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O artigo discute as relações familiares das produções cinematográficas “Minha mãe é
uma peça” e “Minha mãe é uma peça 2”. Os filmes têm como protagonista o ator Paulo
Gustavo – Dona Hermínia - que diz que as obras são ...
-
-
Lima, Ana Carolina Alves de; Felix, Jeane; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
(2023-02-01)
O texto analisa a palestra da professora de História e deputada estadual por Santa
Catarina, no Fórum Nacional sobre Violência Institucional contra Crianças e
Adolescentes, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família ...
-
-
Ytarte, Rosa María Marí; Barroso, Rut Barranco; Ruiz, Natalia Hipólito
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O texto parte da premissa de conceber a literatura infantil como um poderoso
instrumento educativo para as crianças e, no que se refere ao gênero e à construção de
identidades, da concepção de que as histórias são ou ...
-
-
Zimmermann, Tânia Regina; Machado, Aline Alves
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Este artigo analisa filmes animados da Disney enquanto fontes de pesquisa, nos quais o
objeto são doze princesas (enquanto personagens protagonistas e simbólicas dos
femininos). Considerando-se que os filmes animados são ...
-
-
Oliveira, Anderson José de; Almeida, Neil Franco Pereira de; Salvador, Nayara Rios Cunha
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O presente artigo discute diferentes temas através de uma apresentação do programa
Got Talent no qual uma senhora de aproximadamente 80 anos faz uma performance
acrobática com um dançarino mais jovem. Analisando estas ...
-
-
Altmann, Helena; Mariano, Hugo Romano
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O artigo apresenta e analisa a experiência de formação em nível superior na área de
gênero, sexualidade e educação, conduzida na disciplina de graduação intitulada
“Corpo, Gênero e Sexualidade”, ministrada na Faculdade ...
-
-
Campos, Mariana de Lima
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática das violências
contra as mulheres nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir
dos princípios epistemológicos de estranhamento ...
-
-
Silva, Renata Laudares; Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa; Carmo, Elisangela Gisele do; Rodrigues, Nara Heloisa; Fukushima, Raiana Lídice Mor; Schwartz, Gisele Maria
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Este estudo investigou questões de gênero na dança esportiva no contexto dos Gay
Games em vídeos disponibilizados no Youtube®. A pesquisa exploratória foi realizada
por meio de Análise Videográfica, a qual resultou em 2 ...
-
-
Araújo, Jonas Mateus Ferreira; Silva, Wanderson Diogo Andrade da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente relato é fruto do Projeto Educação, Gênero e Sexualidade – PEGS, que
consistiu em uma pesquisa-ação desenvolvida durante os anos de 2015 a 2017 na escola
Liceu de Iguatu – CE com o objetivo de compreender como ...
-
-
Neumann, Patrícia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Gênero e altas habilidades/superdotação (AH/SD), juntos, é um tema contemporâneos
na educação e sociedade. Assim, o objetivo deste texto foi pensar sobre a desigualdade
de gênero nas AH/SD. O método foi bibliográfico, a ...
-
-
Silva, Susana Maria Veleda da
(2001)
En geografía los estudios sobre migración, en su mayoría, presentan un enfoque demográfico siguiendo un análisis de flujos y trayectorias según una óptica más física, o sea, ver a los inmigrantes como partículas y no como ...
-
-
Alves, Cláudio Eduardo Resende
(2021)
Este artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des) objetos. Museu é lido como um currículo, um ...
-
-
Almeida Filho, Carlito Lins de; Silva, Jhonattan William Cardoso
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12-07)
Através deste ensaio, buscamos um diálogo interdisciplinar entre a filosofia e as
ciências sociais, buscando uma conceituação destas ditas juventudes, a maneira nas
quais se comportam, buscando sempre aproximação a ...
-
-
Assumpção, Ana Paula Vieira de Andrade; Freitas, Silvia Garcia de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02-16)
A importância de discutir, em sala de aula, temáticas relacionadas a gênero,
à sexualidade, à identidade dá-se pelo simples fato de que vivemos em uma sociedade
em que a diversidade existe, mas que é frequentemente ...