Assédio Sexual em uma Escola Pública do Município de Abaetetuba/PA

Barbosa, Mauriceia Rodrigues

Abstract:

 
O presente trabalho tematiza relações de gênero e educação, tendo como objeto de estudo o assédio sexual. O objetivo é analisar casos de assédio sexual contra jovens alunas do ensino médio de uma escola pública do município de Abaetetuba/Pa, considerando relações de poder, hierarquia e desigualdades entre os gêneros. Vou utilizar como aporte teórico autores como BUTLER (2008), FOUCAULT (1988) LOURO (2003). Farei pesquisa utilizando a etnografia pós-moderna a partir de James Clifford (1998), a fim de perceber a atmosfera dos lócus, por meio da observação participante cotidiana, que consista em olhar, ouvir e perguntar, em uma inter-relação do pesquisador com os interlocutores/as; farei os registros da experiência buscando sempre perceber os significados culturais, mobilizando uma variedade de interações da vida escolar para, em seguida, traduzi-los. A pesquisa está em andamento e, em razão da pandemia, sofrerá algumas mudanças relativas à rota metodológica.
 
El presente trabajo se centra en las relaciones de género y la educación, con el acoso sexual como objeto de estudio. El objetivo es analizar casos de acoso sexual contra jóvenes estudiantes de secundaria de una escuela pública del municipio de Abaetetuba/Pa, considerando el poder, la jerarquía y la desigualdad entre géneros. Utilizaré como aporte teórico a autores como BUTLER (2008), FOUCAULT (1988) LOURO (2003). Investigaré utilizando la etnografía pos moderna de James Clifford (1998), para percibir la atmósfera del locus, a través de la observación participante diaria que consiste en mirar, escuchar y preguntar, en una interrelación entre el investigador y los interlocutores; Registraré las experiencias, siempre buscando comprender los significados culturales, movilizando una variedad de interacciones en la vida escolar y luego traduciéndolas. La investigación está en curso y, debido a la pandemia, sufrirá algunos cambios en la ruta metodológica.
 
The present work focuses on gender relations and education, with sexual harassment as the object of study. The objective is to analyze cases of sexual harassment against young high school students from a public school in the municipality of Abaetetuba/Pa, considering power, hierarchy and inequality between genders. I will use as a theoretical contribution authors such as BUTLER (2008), FOUCAULT (1988) LOURO (2003). I will do research using postmodern ethnography from James Clifford (1998), in order to perceive the atmosphere of the locus, through the daily participant observation that consists of looking, listening and asking, in an interrelation between the researcher and the interlocutors; I will record the experiences, always seeking to understand the cultural meanings, mobilizing a variety of interactions in school life, and then translating them. The research is ongoing and, due to the pandemic, it will undergo some changes, we are tracing methodological routes.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos