Abstract:
O presente trabalho tematiza relações de gênero e educação, tendo como objeto de
estudo o assédio sexual. O objetivo é analisar casos de assédio sexual contra jovens
alunas do ensino médio de uma escola pública do município de Abaetetuba/Pa,
considerando relações de poder, hierarquia e desigualdades entre os gêneros. Vou
utilizar como aporte teórico autores como BUTLER (2008), FOUCAULT (1988)
LOURO (2003). Farei pesquisa utilizando a etnografia pós-moderna a partir de James
Clifford (1998), a fim de perceber a atmosfera dos lócus, por meio da observação
participante cotidiana, que consista em olhar, ouvir e perguntar, em uma inter-relação
do pesquisador com os interlocutores/as; farei os registros da experiência buscando
sempre perceber os significados culturais, mobilizando uma variedade de interações da
vida escolar para, em seguida, traduzi-los. A pesquisa está em andamento e, em razão da
pandemia, sofrerá algumas mudanças relativas à rota metodológica.
El presente trabajo se centra en las relaciones de género y la educación, con el acoso
sexual como objeto de estudio. El objetivo es analizar casos de acoso sexual contra
jóvenes estudiantes de secundaria de una escuela pública del municipio de
Abaetetuba/Pa, considerando el poder, la jerarquía y la desigualdad entre géneros.
Utilizaré como aporte teórico a autores como BUTLER (2008), FOUCAULT (1988)
LOURO (2003). Investigaré utilizando la etnografía pos moderna de James Clifford
(1998), para percibir la atmósfera del locus, a través de la observación participante
diaria que consiste en mirar, escuchar y preguntar, en una interrelación entre el
investigador y los interlocutores; Registraré las experiencias, siempre buscando
comprender los significados culturales, movilizando una variedad de interacciones en la
vida escolar y luego traduciéndolas. La investigación está en curso y, debido a la
pandemia, sufrirá algunos cambios en la ruta metodológica.
The present work focuses on gender relations and education, with sexual harassment as
the object of study. The objective is to analyze cases of sexual harassment against
young high school students from a public school in the municipality of Abaetetuba/Pa,
considering power, hierarchy and inequality between genders. I will use as a theoretical
contribution authors such as BUTLER (2008), FOUCAULT (1988) LOURO (2003). I
will do research using postmodern ethnography from James Clifford (1998), in order to
perceive the atmosphere of the locus, through the daily participant observation that
consists of looking, listening and asking, in an interrelation between the researcher and
the interlocutors; I will record the experiences, always seeking to understand the
cultural meanings, mobilizing a variety of interactions in school life, and then
translating them. The research is ongoing and, due to the pandemic, it will undergo
some changes, we are tracing methodological routes.