-
-
Sales, Tiago Amaral
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Batimentos que se aceleram em meio a festas, protestos, transas, hospitais, laboratórios,
velórios, casas e ruas, entre celebrações, desejos, lutos e lutas. Este artigo busca
cartografar o filme francês “120 Batimentos ...
-
-
Carvalho, Fabiana Aparecida de; Gonçalves, Cleberson Diego; Maio, Eliane Rose
(2021)
Num movimento a/r/tográfico (inter-relação textual, imagética com problematizações e a construção de narrativas que não se esquadrinham pela lógica acadêmica) e com aportes teóricos decoloniais do sul global, discutimos a ...
-
-
Cruz, Ricardo Gauterio; Bigliardi, Rossane Vinhas
(2012)
Dentre os inúmeros desafios enfrentados pela Educação está a formação humanística de indivíduos capazes de se posicionarem de forma crítica ante a realidade. Este
desafio ganha vulto em face da edição das Diretrizes ...
-
-
Santos, Hugo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Um pouco por todo o mundo ocidental multiplicam-se iniciativas e esforços para incluir
temas relativos à diversidade de género e sexual nas políticas educativas e
consequentemente nos currículos escolares. Contudo, muito ...
-
-
Alves, Daniel Cardoso
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
A partir da perspectiva de universidade colorida, plural e diversa, este artigo tem como
objetivo realizar uma análise qualiquantitativa da política de inclusão social adotada
pela UESB, compreendida entre os anos de ...
-
-
Paula, Elaine de
(2010)
O texto a seguir resulta de uma pesquisa que teve como mote a compreensão de práticas educativas desenvolvidas em uma instituição de educação infantil pública no sul do Brasil. O recorte realizado para análise foi das ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Sob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos
conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia
perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, ...
-
-
Souza, Thiago Silva de; Freitas, Gustavo da Silva; Rigo, Luiz Carlos
(2010)
Este texto constitui um relato de experiência em que viso problematizar uma intervenção pedagógica na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para ...
-
-
Uhmann, Rosangela Ines Matos; Zanon, Lenir Basso
(2012)
O tema de investigação deste texto é decorrente de preocupações levantadas na prática docente da professora de Estágio Curricular Supervisionado sobre a desarticulação escolar frente à função social da escola na sociedade, ...
-
-
Cruz, Pâmela Cian da; Desidério, Ricardo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
A sexualidade, proposta inicialmente como tema transversal pelo PCN (BRASIL,
1997), ainda é rodeada por tabus e preconceitos, dos quais precisam ser desmistificados.
Entretanto, existem avanços significativos que contribuem ...
-
-
Bezerra, Ricardo José Lima
(2006)
As idéias de Henri Wallon sobre afetividade e emoção se constituem num aparato teórico psicogenético de inestimável valor para o entendimento das formas de aprendizagem na realidade escolar. Procuramos compreender a ...
-
-
Machado, Cimara Corrêa; Soler, Antonio Carlos Porciuncula; Barenho, Cintia Pereira; Dias, Eugênia Antunes; Karam, Leandro de Melo
(EDGRAF, 2007)
O presente texto apresenta o processo de conquistas históricas em torno da Agenda 21,
apontando-a como uma das possibilidades de se caracterizar como importante dispositivo
de Educação Ambiental (EA). Para tanto, ...
-
-
Menezes, Anne Kassiadou; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Pereira, Celso Sánchez
(2017-05-04)
O artigo analisa a proposta da Agenda 21 de Magé, município do estado do Rio de Janeiro. A argumentação é feita sob a ótica da educação ambiental crítica, com objetivo de compreender a ...
-
-
Silveira, Verônica Canteiro
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
O presente relato busca divulgar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas aulas de
História sobre as questões de gênero, com o intuito de proporcionar discussões que
permitam refletir sobre o tema, buscando a igualdade ...
-
-
Velasques, Keli Rodrigues
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015)
-
-
Arruda, Robson Lima de; Nascimento, Robéria Nádia Araújo
(2022)
Enquanto lócus de vivências e sociabilidade, a escola é um espaço legítimo de produção de saberes e conhecimentos. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, essas experiências foram interrompidas, demandando ...
-
-
Damo, Andreisa
(2012)
A produção convencional de alimentos ou agronegócio, ancorada em uma distorção essencial entre o valor de uso do alimento para as necessidades reais da humanidade, a saúde e a qualidade de vida, e o seu valor de troca ...
-
-
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Viégas, Aline
(2012)
No presente artigo travamos um debate sobre as influências do materialismo histórico- dialético de Karl Marx na trajetória pessoal e intelectual de Edgar Morin e nos fundamentos originais de sua teoria da complexidade. ...
-
-
Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Nos últimos anos, temos visto um debate crescente sobre as temáticas relacionadas a
diversidade sexual, de gênero e étnico-racial. Aliados a esse debate, também percebemos um
aumento significativo no número de produções ...
-
-
Amaral, Carolina de Souza; Silveira, Tatiana Teixeira; Silveira, Raquel da
(2010)
Este trabalho faz parte de uma pesquisa realizada na cidade do Rio Grande que investigou elementos culturais da capoeira, buscando entender como é praticada e através de quais símbolos se estabelece. Por ser um dos patrimônios ...