Abstract:
Dentre os inúmeros desafios enfrentados pela Educação está a formação humanística de indivíduos capazes de se posicionarem de forma crítica ante a realidade. Este
desafio ganha vulto em face da edição das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, que surgem como resposta à demanda por uma Educação Ambiental que,
enquanto parte do processo formativo, assuma seu papel transversal e fomente a atitude crítica e a busca da transformação do atual modelo de desenvolvimento econômico-social. Tais diretrizes, que vigoram desde junho de 2012, e cujo conteúdo é objeto de análise do presente artigo, constitui-se como valioso referencial para a gestão educacional em nosso país, em especial no tocante à política de formação de educadores, por propiciar a constituição de sujeitos críticos e capazes de transformar a realidade. A discussão que ora apresentamos se ocupa do conteúdo epistemológico de tais diretrizes, compreendendo que o projeto de sociedade ali presente depende, em larga medida, da compreensão de mundo que o produz.
Among the many challenges facing education is humanistic education of individuals able to position themselves critically in the face of reality. This challenge wins major issue before the National Curriculum Guidelines for Environmental Education, which arise as a response to demand for environmental education that as part of the education process, assume their role and promote cross the critical attitude and the pursuit of transforming the current model economic and social development. These guidelines is an object of the present article, as valuable reference for the educational administration in our country, especially in relation to the policy of teacher education by providing a teacher critical and capable of transforming reality. The discussion presented herein deals with the epistemological content of such guidelines, including the design of this society there depends largely on the understanding that the world produces.