IE - Instituto de Educação
Browse by
O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.
Sub-communities within this community
Collections in this community
-
IE - Artigos publicados em periódicos
-
IE - Livros e capítulos de livros
-
IE - Outras publicações
Produtos educacionais e outros -
IE - Trabalhos apresentados em eventos
Recent Submissions
-
Redes sociais na publicização do conhecimento produzido: Educação em Ciências na perspectiva dos métodos digitais e da Altmetria
(2022)Os profissionais da educação têm um papel fundamental na formação do indivíduo, estimulando a busca pelo conhecimento por meio do ensino da ciência, da cultura e do desenvolvimento do pensamento crítico, no entanto, esses ... -
Indicadores cientométricos dos Mestrados Profissionais no Ensino de Ciências e suas contribuições a partir das dissertações
(2017)Os Mestrados Profissionais descortinam estudos voltados para a qualificação profissional, a premissa é formar recursos humanos especializados para diferentes locais de atuação, da sala de aula ao mundo do trabalho. As ... -
Anais do XIV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental: Movimentos, transformações e contribuições da Educação Ambiental: o EDEA como espaço de reflexões contemporâneas
(Ed. da FURG, 2024) -
Saberes docentes e ambientais mobilizados em práticas educativas no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia COVID-19 no município do Rio Grande-RS
(2023)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem como temática os saberes docentes e ambientais mobilizados em práticas educativas ... -
Educação Ambiental em comunidades do Movimento de Ecovilas brasileiro
(2022)Em um contexto de múltiplas crises intensificadas pela pandemia, investigamos iniciativas de transição para sociedades sustentáveis, com enfoque no movimento de ecovilas. Ecovilas são assentamentos humanos sustentáveis ... -
O Jeguatá e a etnofloresta Mbyá Guarani: a Educação Ambiental caminhando junto dos saberes indígenas
(2023)A presente dissertação pertence à Linha de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental. Foi realizada junto a duas comunidades Mbyá Guarani do Rio Grande do Sul: a Tekoá Yyrembé e a Tekoá Yvy’ã Poty. A partir da ... -
Educação Ambiental na Formação de Professores da Educação Básica: serpentes e conservação da biodiversidade
(2022)As ações antrópicas têm pressionado de várias formas os habitats e a biodiversidade, consequentemente, ocasionado um aumento no número de acidentes ofídicos e causado mortandade de serpentes. Nesse contexto, a ofidiofauna ... -
Da margem ao mar navegando com as mulheres da pesca artesanal pelas águas da Arte/Educação: uma sistematização das experivivencias a partir das oficinas de um Projeto de Educação Ambiental
(2023)Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão teórica sobre a importância da mediação da Arte/Educação na práxis da Educação Ambiental crítica, a partir da vivência em um projeto de Educação Ambiental, no ... -
A Educação Ambiental no cotidiano docente dos anos iniciais de uma escola pública estadual no município do Rio Grande, RS
(2023)Esta dissertação é resultado do processo de estudo para buscar compreender a Educação Ambiental na prática docente das professoras dos Anos Iniciais de uma escola estadual no município do Rio Grande, RS. Nesse intuito, ... -
O fenômeno da feminização da pobreza e a injustiça ambiental: um estudo do bairro Cidade de Águeda a partir da atuação do CRAS
(2023)O presente trabalho procurou investigar o Fenômeno da Feminização da Pobreza e a Injustiça Ambiental a partir de um estudo do bairro Cidade de Águeda considerando a atuação do CRAS no referido bairro. Para tanto, a ... -
Desvelando a Educação Ambiental transformadora para estudantes surdos: uma proposta bilíngue de glossarização dos termos
(2023)A presente dissertação teve como fenômeno de pesquisa registrar e produzir sinais-termos para a área da Educação Ambiental, os quais possibilitaram ampliar a comunicação na Língua Brasileira de Sinais – Libras, assim como ... -
Letramento Estatístico na Educação Infantil: perspectivas e abordagens pedagógicas em um contexto de ensino remoto
(2023)Esta pesquisa de mestrado dispôs-se a descortinar e discutir os desafios, as possibilidades pedagógicas e de que maneiras pode-se promover o Letramento Estatístico no contexto da Educação Infantil, na circunstância do ... -
Narrativas de uma libélula: metamorfoses coletivas de professores em feiras das ciências na perspectiva interdisciplinar
(2023)As Feiras de Ciências tiveram início no Brasil na década de 60, visando familiarizar os indivíduos com equipamentos de laboratório que eram pouco acessíveis. Inicialmente, eram planejados e organizados por professores de ... -
A Teoria da Atividade como fundamento do desenvolvimento da formação docente na prática do Ensino de Física
(2022)A presente tese de doutoramento tem por intencionalidade explicitar como se dá a tomada de consciência em relação à prática docente, interpretada segundo a Teoria da Atividade como Atividade Docente. Esta pesquisa buscou ... -
Cocriação de recursos educacionais abertos (rea) na formação de professores de ciências: framework conceitual para Coaprendizagem em rede na experimentação online
(2023)Esta tese de doutorado foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Essa pesquisa teve como intuito principal responder a seguinte ... -
Mergulhando nas ondas da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade: uma narrativa sobre a pedagogia de projetos no ensino não presencial.
(2023)O ano de 2020 apresentou algo inesperado, a pandemia da covid-19, e através dela foram geradas inúmeras perdas a nível mundial e com a educação, não foi diferente. Entretanto, essa mesma pandemia possibilitou às escolas ... -
Problematizações sobre a inclusão da diversidade sexual e de gênero no mercado de trabalho do agronegócio
(2023)Esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências” e tem como objetivo geral investigar as estratégias de ... -
( re)Organização e (re) planejamento do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental - rede municipal de Eusébio - CE
(2023)A investigação sobre os impactos da pandemia na (re)organização escolar e no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental é o tema desta pesquisa. Este estudo se justifica pela necessidade de se entender como ... -
Análise do conteúdo de zoologia em livros didáticos do PNLEM 2007/2009 e PNLD 2012 e 2021
(2023-11-30)Esta dissertação tem por objetivo geral fazer uma análise do conteúdo de Zoologia em livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) 2007/2009 e Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) ... -
Produção científica sobre educação em ciências na Scielo- Scientific Electronic Library Online
(2023)Ciências Sociais