IE - Instituto de Educação
Browse by

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.
Sub-communities within this community
Collections in this community
Recent Submissions
-
O discurso de ódio no brasil do agora: analisando os ecos do negacionismo científico e a lgbtifobia como uma política de estado
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)Este artigo visa analisar o contexto geral de ataques às Universidades Públicas brasileiras a partir do ano de 2018, e como eles podem estar intimamente associados às violências LGBTIfóbicas em ambientes digitais de ... -
Caminhos em busca de um nome: atravessamentos na vida de sujeitos trans
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)O artigo tem como objetivo investigar como a escolha por um nome civil por sujeitos trans está relacionada com os processos de subjetivação que engendram discursos e práticas constitutivas dos sujeitos. Para tanto, ... -
Discursos de universitários frente à reeducação das relações étnico-raciais na universidade
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)Este artigo analisa discursos de estudantes universitários autodeclarados negros de uma universidade pública brasileira, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. A coleta de dados qualitativos e a análise dialoga ... -
“O que as pessoas acham de não-binários?”: disputas representacionais e comentários de ódio no youtube
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências, mas representações são compartilhadas, o ambiente virtual se mostra como potente campo de pesquisa para pensar o gênero não-binário. Por outro ... -
As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a base nacional comum curricular?
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-05-23)Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e ... -
“Sem medo de ser feliz”: o discurso dos livros didáticos de sociologia sobre as diferenças culturais
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)O artigo analisa o discurso de desnaturalização dos livros didáticos de Sociologia sobre as diferenças culturais. Para tal, à luz da Análise do Discurso de filiação pecheutiana, analisa-se o discurso materializado nos ... -
Relato de experiência de um projeto de extensão: discutindo gênero na comunidade
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)Em se tratando de problemas que persistem na sociedade, o enfrentamento da violência contra a mulher e da desigualdade de gênero exige esforços de toda a sociedade. Uma importante forma de enfrentamento é a aliança entre ... -
Educação sexual no ensino formal: música e poesia na prática pedagógica
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)Este trabalho de revisão integrativa busca abordar as dificuldades e limitações da educação sexual no ensino formal e defende a importância social de uma educação livre de preconceitos e padrões, em que as diferenças são ... -
Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)O presente artigo consiste em um estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa que reflete sobre memórias de heteronormatização escolar. Para tanto, foram ouvidos quatro militantes do Movimento LGBT em ... -
Grupo de estudos e pesquisas experimentações: percursos de vida e de formação
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)Este artigo tem como objetivo apresentar o Grupo Experimentações - Grupo de estudos e pesquisas em currículo, subjetividade e sexualidade na Educação Básica, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de ... -
Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. ... -
Processo de subjetivação da mulher negra universitária: incidências de gênero, raça e classe
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)O objetivo desse estudo é analisar os processos de subjetivação de quatro estudantes universitárias negras. A pesquisa foi estruturada e desenvolvida a partir da análise de suas narrativas acerca do questionamento: como ... -
Formação política e competência técnica na educação superior das mulheres: um olhar sobre as professoras ativistas da marcha mundial das mulheres em Caruaru – PE.
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)Este artigo objetiva compreender de que maneira a formação política e a competência técnica têm influenciado a trajetória profissional das professoras ativistas da Marcha Mundial das Mulheres em Caruaru-PE. No marco ... -
Extensão na/com a diferença: gênero, sexualidade e envelhecimento.
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)O texto apresenta um relato de experimentações em ensino-pesquisa-extensão no campo-tema dos estudos de gênero, sexualidade, envelhecimento e relações étnicoraciais, a partir de uma ação institucional, com o objetivo de ... -
Grupo de estudos e pesquisa “sexualidade, educação e cultura” (GEPESEC): uma breve cartografia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)O Grupo de Estudos e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura (GEPESEC) está alocado na Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru, sendo vinculado ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Sexual. O grupo completou 21 ... -
Linguagem inclusiva de gênero na educação
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)O presente texto busca refletir sobre as constantes movimentações na produção, construção, desconstrução e reconstrução de si, dos outros, a partir de alguns dos dispositivos correlatados na inserção de sujeites outres ... -
Núcleo de estudos e pesquisas em diversidade sexual (NUDISEX): 12 anos de lutas!
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)O presente artigo tem como objetivo descrever os 12 anos do grupo de estudos e pesquisas, o NUDISEX. Este grupo foi elaborado, a partir da demanda de muitos temas sobre gênero, sexualidade e diversidade sexual, que tinham ... -
A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)Almejou-se analisar como a contação de histórias por meio de uma personagem Drag Queen pode fomentar questionamentos acerca de uma sociedade calcada em normas binárias de gênero e a introdução de crianças nas discussões ... -
Participar de um grupo de pesquisa: uma autoetnografia coletiva das experiências vivenciadas no AFRODITE
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)A vivência em um laboratório de pesquisa em gêneros e sexualidades possibilita experiências transformadoras, na medida em que a sociabilidade é composta de uma pluralidade bastante marcada por diferenças, estejam elas ... -
As fronteiras do corpo: uma análise do filme Everybody talks about Jamie na perspectiva de alguma teoria queer
(2023-02-01)A teoria educacional, voltada para os estágios de desenvolvimento mental, apoiou-se na tradição dualista do ocidente produzindo e reproduzindo polaridades, onde natureza e corpo estão separados: “o corpo, localizado no ...