Abstract:
Os Mestrados Profissionais descortinam estudos voltados para a qualificação profissional, a premissa é formar recursos humanos especializados para diferentes locais de atuação, da sala de aula ao mundo do trabalho. As pesquisas oriundas deste nível de ensino apresentam maior aplicabilidade incidindo nos diferentes ambientes profissionais. A relação desta pesquisa com a Educação em Ciências acontece ao estudar os Programas em Ensino de Ciência, almejando melhorias nos processos educacionais brasileiros, sendo esta uma das justificativas da importância deste estudo, pois entende-se que a educação é um dos fatores sociais impactantes para o país. É através de processos educacionais de qualidade, que se buscam ações que contribuam para o bem- estar da sociedade. Neste contexto, se destaca como questão de pesquisa “Como se apresentam os Mestrados Profissionais na Área do Ensino de Ciências no Brasil, e quais suas contribuições a partir das dissertações”. O universo de pesquisa são os programas da área do Ensino de Ciências recomendados e reconhecidos pela CAPES, conforme avaliação da Trienal 2010-2012. Para responder essas inquietações fez-se uso das abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas com ênfase na métrica da informação Cientometria, em que se volta a estudar a ciência e sua evolução, incidindo em indicadores pertinentes para pesquisas sociais, neste contexto a Educação. Os indicadores foram captados em 119 dissertações e suas proposições, distribuídos entre os programas localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Roraima. Observou-se que os Programas em Ensino de Ciências atendem a professores que atuam no ambiente escolar, mas outras profissões também surgiram na pesquisa, como médicos e técnicos administrativos em educação. As nuvens de palavras-chave, apontaram que mesmo em regiões distintas há similaridade nas temáticas pesquisadas e que os produtos elaborados, em sua maioria, podem ser considerados recursos didáticos e atendem a proposta dos Mestrados Profissionais de incidir no ambiente de trabalho. Os programas demonstram crescimento, mas ainda precisam de expansão equânime pelo país. Acredita-se que esse nível de ensino, pode colaborar com as melhorias necessárias para o processo educacional brasileiro, através da formação de professores que inovem e transformem suas práticas.
The Professional Master’s programs show studies aimed at professional qualification, with the premise being to train specialized human resources for different places of action, since the classroom to the workplace. Researches from this level of education are more applicable in different professional environments. The relation of this research to Science Education happens when studying Science Teaching Programs, aiming for improvements in the Brazilian educational processes, this is one of the justifications of the importance of this study, since it is understood that education is one of the impacting social factors for the country. It is through quality educational processes that actions that contribute to the well-being of society are sought. In this context, the research question highlighted is: "How are the Professional Master’s programs in the Area of Science Teaching in Brazil, and what are the contributions of dissertations that arise from these". The research universe consists of programs of the area of Science Teaching recommended and recognized by CAPES, according to the 2010-2012 Triennial evaluation. In order to respond to these concerns, qualitative and quantitative methodological approaches were used, with emphasis on the metrics of information Scientometrics, in which science and its evolution are studied again, focusing on relevant indicators for social research, in this context Education. The indicators were captured in 119 dissertations and their proposals, distributed among programs located in the states of Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Federal District and Roraima. It was observed that Science Education Programs serve teachers who work in the school environment, but other professions have also emerged in the research, such as doctors and administrative clerks in education. The keyword clouds, pointed out that even in different regions, there is similarity in the topics researched and that the products elaborated, for the most part, can be considered didactic resources and meet the proposal of the Professional Master’s course, which is to focus on the work environment. Programs show growth, but still need equitable expansion across the country. It is believed that this level of education can collaborate with the necessary improvements for the Brazilian educational process, through the training of teachers who innovate and transform their practices.