IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Browse by
Collections in this community
Recent Submissions
-
Redes sociais na publicização do conhecimento produzido: Educação em Ciências na perspectiva dos métodos digitais e da Altmetria
(2022)Os profissionais da educação têm um papel fundamental na formação do indivíduo, estimulando a busca pelo conhecimento por meio do ensino da ciência, da cultura e do desenvolvimento do pensamento crítico, no entanto, esses ... -
Indicadores cientométricos dos Mestrados Profissionais no Ensino de Ciências e suas contribuições a partir das dissertações
(2017)Os Mestrados Profissionais descortinam estudos voltados para a qualificação profissional, a premissa é formar recursos humanos especializados para diferentes locais de atuação, da sala de aula ao mundo do trabalho. As ... -
O educador físico como mediador do habitus motriz: Uma abordagem neuroeducacional
(2014)Esta pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, se configura num processo de escrita-pensamento estruturado em três artigos. O primeiro movimento (artigo I) trata-se de uma pesquisa qualitativa. A amostra é composta por dez ... -
Produção científica da Pós-graduação em Educação em Ciências da FURG e seus indicadores de publicação de artigos científicos em periódicos
(2015)O presente estudo objetivou apresentar os indicadores de produção científica da pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - (FURG), baseando-se na publicação de artigos científicos de seus ... -
Entre sentidos e prazeres: as artes da escola
(2021)Em busca de um discurso uno, universal e constituído de reiterações performáticas do mesmo, a razão ocidental distanciou o outro e suas diferenças e multiplicidades, tal como vem sendo feito com as escolas instituindo e ... -
Transgredindo fronteiras de gênero : uma análise sobre os significados de vivências trans numa série da mídia televisiva
(AGUIAR, Geraldo Oliveira de. Transgredindo fronteiras de gênero : uma análise sobre os significados de vivências trans numa série da mídia televisiva. 2018. 148 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2018., 2018)Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", ... -
O dispositivo da família e a constituição de subjetividades em membros de famílias homoparentais
(2019)Esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", e teve ... -
As mil faces de Eros: relações de poder-saber produzidas sobre o erotismo na Scielo Brasil
(2015)O estudo que segue diz respeito a uma tese de doutorado que está sendo apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, especificamente na linha de pesquisa "Educação científica: ... -
Processos educativos emergentes da relação médico-paciente sobre DST e a autopercepção de risco entre gestantes
(2014)Os problemas relacionados à saúde não estão dissociados daqueles vinculados à Educação, devendo os processos educativos preventivos ser engendrados em sua complexidade, articulando Educação e Saúde, imbricados aos movimentos ... -
(CO) Educar em rede de conversação: formação de professores em educação á distância
(2012)Esta tese visou compreender como nos formamos professores em EAD ao pensarmos em um curso de graduação, no operar em redes de conversação a partir das experiências de quem as constituem. Tivemos como campo empírico as redes ... -
Mulheres na ciência : vozes, tempos, lugares e trajetórias
(2012)Nesta tese investigo a inserção e a participação das mulheres no campo da ciência moderna buscando problematizar alguns dos discursos e práticas sociais implicados na constituição de mulheres cientistas. A pesquisa foi ... -
O dispositivo da velhice na mídia impressa: verdades sobre saúde na contemporaneidade
(2015)A presente Tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", ... -
Co-determinações enatuadas em cartografias de escreveres na educação a distância
(2015)Nesta tese, estruturada em artigos, investigamos o escrever no espaço-contexto da Educação a Distância e no espaço-suporte das tecnologias digitais, nos quais o escrever é experienciado de maneira recorrente, como forma ... -
Desenvolvimento do pensamento computacional através da robótica : fluidez digital no ensino fundamental
(2014)Ao contrário de outras Ciências, como a Matemática e a Biologia por exemplo, a Computação é apresentada ao aprendiz tardiamente. Mesmo sendo capazes de estabelecer conjuntos de procedimentos, alega-se que nos primeiros ... -
A campanha de prevenção do câncer da pele realizada na cidade do Rio Grande - RS cumpre seu papel educativo?
(2015)Em diversos países o combate ao aumento da incidência do câncer da pele é realizado, com resultados positivos, através de campanhas didáticas de informação e prevenção veiculadas por órgãos sociais e de saúde. A Austrália ... -
O ensino de filosofia da ciência : algumas contribuições de Thomas Kuhn
(2016)Analisando o ensino da Filosofia da Ciência, indagamos: Qual é a compreensão de docentes quanto à Filosofia da Ciência, sua metodologia de ensino, ciência, método e possíveis formas de colaborar com sua evolução? Qual é a ... -
Rodas de investigação narrativa na formação de professores de química: pontos bordados na partilha de experiências
(2016)Apresenta-se a proposição de Rodas de Investigação Narrativa da experimentação na formação de professores em um curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Esta proposição resulta de um ... -
O ensino de Ciências e a Educação inclusiva nos anos iniciais: práticas pedagógicas a partir do planejamento cooperativo
(2014)O contexto educacional vivenciado hoje se defronta com debates significativos sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como as ... -
Terra que no se conoce; Paisaje sin nombre: quem são os vulneráveis dos Projetos Sociais Esportivos?
(2016)Um texto aberto. Um cartógrafo e seus encontros. A vulnerabilidade tomada em sua face enigmática, vidas inventadas entre saibro e sol ardente. Uma tese fundamentada em exercício de pensamento articulado aos estudos ... -
Legitimidade da ouvidoria pública universitária e a gestão democrática: o caso da ouvidoria da Universidade de Brasília
(2015)O presente estudo tem por objetivo compreender a atuação de uma ouvidoria universitária como instância de participação social e suas implicações para a gestão democrática universitária. Como objetivos específicos, a pesquisa ...