Abstract:
Nesta tese, estruturada em artigos, investigamos o escrever no espaço-contexto da Educação a Distância e no espaço-suporte das tecnologias digitais, nos quais o escrever é experienciado de maneira recorrente, como forma de comunicação e interação digital. Na Educação a Distância é possível a reinvenção de culturas de escrita e leitura e esse espaço educativo digital potencializa o escrever como compartilhamento de compreensões e aprendizagens. Buscamos a explicação científica dessa pesquisa a partir da cartografia de escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TIC-Edu), ofertada a distância pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A cartografia foi opção metodológica escolhida para acompanhar os processos do escrever e do aprender que permite investigá-los, não como obra finalizada ou representação de algo pré-determinado, mas como ação. Cartografamos também nossa trajetória de pesquisadoras e nossa constituição como cartógrafas ao produzir os nós reflexivos: a observação implicada, a circularidade do fazer-conhecer, a objetividade entre parênteses, o explicar, o cartografar, a co-determinação e a enação. Os nós reflexivos são pontos de encontro e convergência das experiências, emoções e saberes que construímos enquanto pesquisadoras. A partir desses nós, compusemos a análise dos escreveres e produzimos os nós de compreensão "acontecimentos do escrever", "implicações do ler" e "co-determinações da escrita-leitura". Os nós de compreensão foram co-produzidos e enatuados a partir das nossas leituras e os escreveres dos professores-cursistas, e revelaram as multiplicidades do escrever, alguns limites e seus desdobramentos e embasamentos no ler. As cartografias produzidas na pesquisa permitiram que aprendêssemos de maneira enatuada, na produção de mundos, e nos déssemos conta das co-determinações entre quem pesquisa, quem nós somos e nos tornamos com a pesquisa, os sujeitos da pesquisa, os autores, as teorias e as emoções. Assim, produzimos como argumento, como tese, que o escrever enatuado co-determina os processos do dar-se-conta, da co-criação e da recursividade, os quais constituem o aprender.
The present thesis, which was structured in articles, we investigated the writing in the long distance education space-context and digital technologies space-support, where the act of writing is recurrently experienced, as a digital communication and interaction resource. Concerning long distance education, the re-invention of writing and reading cultures is possible, and such digital educative space potentiates the writing as a way of learning and understanding. We searched for the scientific explanation of the present research in the cartography of writing from teachers participating from the Specialization Course in Information Technologies and Communication in Education (Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - TIC-Edu), offered at distance by Universidade Federal do Rio Grande (FURG) through the fellowship with Universidade Aberta do Brasil (UAB). The cartography was the chosen methodology to follow the writing and learning processes, allowing investigating these, not as a concluded work or the representation of something pre-determined, but as an action. We also mapped our trajectory as researchers and our constitution as cartographers while producing our reflexive selves: the implicated observation, the "to do-to know" singularity, the objectivity between parentheses, the act of explaining, the act of cartography, the co-determination and the enaction. Our reflexive selves are convergence meeting points resulting from our experiences, emotions and knowledge built by us as researches. Based on these selves, we assembled the writing analysis and produced ourselves of comprehension "events of writing", "reading implications" and "co-determinations of writing-reading". The selves of comprehension were co-produced and enacted from our readings and writings on teacher-students, and revealed the writing multiplicity, some limits besides its unrolling and basis on the reading. The cartographies produced during the research allowed us to learn, in an enacted way, in the production worlds, and to realize the codeterminations between who researches, who we are and who we become with the research, the subjects of research, the authors, the theories and the emotions. Therefore, we produced as an argument, as thesis, that enacted writing co-determines the realization, co-creation and recursion processes, which constitute the learning process.