-
-
Senabio, Kelly Pinheiro da Conceição
(2022)
Os profissionais da educação têm um papel fundamental na formação do indivíduo, estimulando a busca pelo conhecimento por meio do ensino da ciência, da cultura e do desenvolvimento do pensamento crítico, no entanto, esses ...
-
-
Peixoto, Renata da Silva
(2014)
Esta pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, se configura num processo de escrita-pensamento estruturado em três artigos. O primeiro movimento (artigo I) trata-se de uma pesquisa qualitativa. A amostra é composta por dez ...
-
-
Lobo, Deisiré Amaral
(2015)
O presente estudo objetivou apresentar os indicadores de produção científica da pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - (FURG), baseando-se na publicação de artigos científicos de seus ...
-
-
Aguiar, Thais Geraldo Oliveira de
(AGUIAR, Geraldo Oliveira de. Transgredindo fronteiras de gênero : uma análise sobre os significados de vivências trans numa série da mídia televisiva. 2018. 148 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2018., 2018)
Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", ...
-
-
Costa, Juliana Hartleben da
(2014)
O contexto educacional vivenciado hoje se defronta com debates significativos sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como as ...
-
-
Calcagno, Samanta Costa
(2019)
Este estudo buscou compreender as narrativas sobre saúde mental e física de mulheres que estão sob-reclusão, em regime fechado na Penitenciária Estadual do Rio Grande (PERG). A população investigada foi composta por 10 ...
-
-
Branco, Fabiane Dionello
(2018)
A dissertação "Corpos intersexo: borrando fronteiras da norma binária" tem como objetivo investigar a produção científica, na base de teses e dissertações da Capes, sobre os sujeitos hermafroditas, intersexuais e Anomalias ...
-
-
Daltoé, Thaís
(2020)
Esta dissertação resulta de uma pesquisa qualitativa, realizada no Programa de PósGraduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A questão de pesquisa é como os ...
-
-
Ruales, Carolina Dupont
(2019)
A presente pesquisa buscou identificar indícios de internalização/significação de alguns conceitos químicos como um processo longo e evolutivo das definições em conceitos e sua relação com os instrumentos mediadores ...
-
-
Ortiz, José Oxlei de Souza
(2019)
O objetivo central desta pesquisa é investigar e compreender as possibilidades da gamificação articulada ao uso da taxonomia de Bloom revisada e digital na formação inicial de professores de Química. A dissertação encontra-se ...
-
-
Maximilla, Naiana Ribeiro
(2019)
Essa dissertação é resultado de um estudo de natureza qualitativa que buscou explorar como é abordada a temática "ciência e método" em disciplinas de metodologia de pesquisa ou metodologia científica (MPC) em cursos de ...
-
-
Soares, Odair Nunes
(2019)
Essa dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo foi compreender que possibilidades emergem de uma ...
-
-
Lucas, Gabriela Braz
(2019)
Esta dissertação apresenta uma investigação de cunho qualitativo em educação em ciências, realizada com os professores do Programa de Letramento Multimídia Estatístico - LeME. Este estudo visa investigar que nível de ...
-
-
Foes, Verônica Felippe de Lima
(2020-10-04)
O uso na vida humana de drogas por estudantes no Brasil alcança o alarmante índice de 23%, repercutindo consequências prejudiciais não somente aos usuários, mas à sociedade e dispositivos de educação. Nesse contexto, é na ...
-
-
Lopes, Eliezer Mendes
(2019)
Esta pesquisa objetiva identificar, por meio da análise de citação e de características dos mestres e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande tendências acerca ...
-
-
Chacon, Daniel José Puente
(2019)
O presente trabalho voltado para a análise das produçoes científicas sobre o Livro Didático, desenvolveu-se em três artigos. O primeiro apresenta uma leitura particular sobre o contexto das revistas ou periódicos acadêmicos ...
-
-
Pereira, Lara Torrada
(2019)
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação Científica: Implicações das Práticas Científicas na Constituição dos Sujeitos" e ...
-
-
Radünz, Karine
(2019)
O estudo é uma pesquisa qualitativa com enfoque na fenomenologia hermenêutica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o objetivo central ...
-
-
Mackedanz, Rejane Sperling Sell
(2019)
Ao ingressar em uma Licenciatura, o professor é apresentado a distintas teorias pedagógicas que farão parte de sua prática cotidiana como docente. Logo, estes conhecimentos teóricos se entrelaçam aos saberes experienciais ...
-
-
Ayres, Luana Maria Santos da Silva
(2019)
A satisfação profissional é um dos fatores que mais influencia o bem-estar das pessoas. No trabalho docente não é diferente, pois o professor que está satisfeito com sua escolha e prática profissional tem mais chances de ...