Características da comunidade científica em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Lopes, Eliezer Mendes

Abstract:

 
Esta pesquisa objetiva identificar, por meio da análise de citação e de características dos mestres e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande tendências acerca de: linha de pesquisa, formação acadêmica de mestres e docentes, autorias mais utilizadas, temporalidade dos documentos, idioma e tipologia documental. Pesquisa de caráter quantitativo e descritivo analisou 96 dissertações defendidas no período entre 2010 e 2016, onde os dados das referências foram organizados e tabulados em uma planilha eletrônica, com os seguintes campos: a) Dissertação; b) Ano da dissertação; c) Linha de pesquisa; d) Nome do autor; e) ano de publicação; f) quantidade de vezes que é mencionado; g) idioma e; h) tipologia do documento. Se constata formações acadêmicas dos mestres em áreas de Ciências Biológicas Licenciatura (n=16), Matemática Licenciatura (n=15) e Pedagogia (n=15) e graduação, mestrado e doutorado dos docentes, em maioria, em áreas de licenciatura e educação. Os professores que se destacam em número de dissertações orientadas foram: Sheyla Costa Rodrigues e Maria do Carmo Galiazzi, com 11 e 10 orientações respectivamente. Foram identificadas 4.426 referências, 13.056 menções e 4.143 autores. As obras de Brasil foram as mais referenciadas e mencionadas, sendo 255 referências e 763 menções respectivamente. O livro da Profª Drª Maria do Carmo Galiazzi, docente do Programa de Pós-Graduação analisado, com o documento mais mencionado: Análise textual discursiva, com 146 menções, uma obra em colaboração com o Profª Drª Roque Moraes. Apresenta tendência em referenciar documentos em português (93,6%), com idade das referências inferior a dez anos. Livros, Artigos e Capítulos de livros sendo tipologia documental com maior incidência, mencionando, em maioria, 1 (48%) ou 2 (18%) cada documento referenciado. Considera-se que esta dissertação apresenta informações significativas na compreensão das características da comunidade científica em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande.
 
This research aims to identify, through the analysis of citation and characteristics of the masters and teachers of the Graduate Program in Science Education of the Federal University of Rio Grande, trends about: research line, academic training of masters and teachers, authorship most used, temporality of documents, language and documentary typology. A quantitative and descriptive study analyzed 96 dissertations defended in the period between 2010 and 2016, where the data of the references were organized and tabulated in a spreadsheet, with the following fields: a) Dissertation; b) Year of dissertation; c) Line of research; d) Name of the author; e) year of publication; f) the number of times it is mentioned; g) language and; h) typology of the document. Academic formations of the masters in areas of Biological Sciences Degree (n=16), Mathematics Degree (n=15) and Pedagogy (n=15) and undergraduate, masters and doctorate degrees, mostly in areas of licenciatura and education. Teachers who excelled in number of dissertations were: Sheyla Costa Rodrigues and Maria do Carmo Galiazzi, with 11 and 10 orientations respectively. A total of 4,426 references, 13,056 mentions and 4,143 authors were identified. The documents of Brazil were the most referenced and mentioned, being 255 references and 763 mentions respectively. The book of Maria do Carmo Galiazzi, professor of the Postgraduate Program analyzed, with the most mentioned document: Análise Textual Discursiva, with 146 mentions, a work in collaboration with Prof. Dr. Roque Moraes. It has a tendency to refer documents in Portuguese (93.6%), with references age of less than ten years. Books, Articles and Book chapters being a documentary typology with a higher incidence, mentioning, in most cases, 1 (48%) or 2 (18%) each referenced document. It is considered that this dissertation presents significant information in the understanding of the characteristics of the scientific community in Education in Sciences of the Federal University of Rio Grande.
 

Show full item record

 

Files in this item