O uso de materiais manipuláveis por professoras no processo de construção do número com crianças da pré-escola.

Daltoé, Thaís

Abstract:

 
Esta dissertação resulta de uma pesquisa qualitativa, realizada no Programa de PósGraduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A questão de pesquisa é como os pressupostos epistemológicos das professoras da pré-escola da rede municipal de Rio Grande - RS se relacionam com a utilização de materiais manipuláveis no processo de construção do número com crianças desse nível escolar. Para tanto, teve como objetivo principal analisar os pressupostos epistemológicos que sustentam a escolha e a mediação dos materiais manipuláveis para o processo da construção do número na Educação Infantil, a fim de evidenciar o viés pedagógico adotado para esses materiais. A partir disso, buscou-se compreender, com base na perspectiva das professoras, a finalidade do uso de materiais manipuláveis no ensino de Matemática a nível pré-escolar, além de articular a utilização e escolha de materiais manipuláveis aos pressupostos epistemológicos emergentes da prática pedagógica das professoras da Educação Infantil. Em vista disso, constituiu-se um grupo com princípios colaborativos de professoras da Educação Infantil que participavam do curso de formação continuada "O ensino da Matemática através do uso de materiais manipuláveis na Educação Infantil", para a coleta de dados. A pesquisa discorre sob o delineamento de um Estudo de Caso, utilizando múltiplas fontes de evidências, tais como a observação colaborativa, os diários reflexivos, a análise dos planejamentos e a entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram submetidos a uma Análise de Conteúdo, da qual emergiu duas categorias: "O viés epistemológico adotado pelas professoras para o ensino de Matemática na Educação Infantil" e "Práticas pedagógicas com materiais manipuláveis para o processo de construção do número com crianças da pré-escola". Diante da primeira categoria abordou-se as epistemologias emergentes das práticas pedagógicas das professoras, dentre elas as epistemologias empirista, apriorista e construtivista. A segunda categoria faz referência às práticas pedagógicas realizadas em sala de aula pelas professoras com a utilização de materiais manipuláveis. Essa categoria ramificou-se em três subcategorias, sendo a primeira sobre as práticas voltadas para o ensino dos processos mentais e a segunda subcategoria, referente às práticas pedagógicas envolvendo os materiais manipuláveis direcionadas exclusivamente para a construção do número. A terceira subcategoria discorre sobre a proposição do Laboratório do Ensino e do Brincar presente nas instituições de Educação Infantil, bem como a utilização de seus materiais para o processo da construção do número sob o viés da Teoria da Abstração. Na análise de dados foi possível compreender, no que tange à epistemologia das professoras, que seus pressupostos apresentam-se nas escolhas de materiais, nos métodos aplicados e na postura adotada em sala de aula, evidenciando que possuem um viés epistemológico flutuante. Quanto à utilização de materiais, conclui-se que são utilizados frequentemente pelas professoras, por vezes de forma não intencional ao desenvolvimento de noções matemáticas. Ressalta-se a importância desta pesquisa para a comunidade docente, especificamente da Educação Infantil, uma vez que possibilita a reflexão da prática e do desenvolvimento de noções matemáticas referentes ao processo de construção do número para o ciclo pré-escolar.
 
This dissertation is the result of a qualitative research carried out in the Postgraduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health, at Federal University of Rio Grande - FURG. This dissertations matter is how the epistemological assumptions of preschool teachers from the municipal network of Rio Grande - RS are related to the use of manipulable materials in the process of building the number with preschool children. The main objective was to analyze the epistemological assumptions that support the choice and mediation of manipulable materials for the process of building the number in Child Education to highlight the pedagogical bias adopted for these materials. From this, it was attempted to understand, based on preschool teachers' perspectives, the application of manipulable materials in the teaching of Mathematics at preschool level, as well as to articulate the use and choice of manipulable materials to the epistemological assumptions emerging from the pedagogical practice of pre-school teachers. Because of that, a group was formed with Preschool teachers who participated in the continuing education course "The teaching of Mathematics through the use of manipulable materials in Child Education", with collaborative principles, to collect the necessary data. The research is based on a Case Study, using multiple sources of evidence, such as collaborative observation, reflective diaries, planning analysis and semi-structured interview. The data collected was submitted to a Content Analysis, which resulted in two categories: "The epistemological bias adopted by teachers for the teaching of Mathematics in Child Education" and "Pedagogical practices with manipulable materials for the process of building the number with pre-school children". The first category dealt with the emerging epistemologies of teachers' pedagogical practices: the empirical, apriorist and constructivist epistemology. The second category refers to the pedagogical practices carried out in the classroom by teachers with the use of manipulable materials. This category resulted in three subcategories: the first on practices aimed at teaching mental processes and the second subcategory on pedagogical practices involving manipulable materials aimed exclusively at the construction of the number. The third subcategory discusses the proposition of the Teaching and Play Laboratory present in Child Education institutions, as well as the use of its materials for the process of building the number under the bias of the Abstraction Theory. In the data analysis it was possible to understand, regarding the teachers' epistemology, that their assumptions are perceptible in the choices of materials, in the methods applied as well as in the posture adopted in the classroom, showing that they have a floating epistemological bias. As for the use of materials, they are frequently used by teachers, sometimes unintentionally to develop mathematical notions. The importance of this research for the teaching community, especially for Childrens or Pre-School Education, is great since it enables to reflect on the practice and on the development of mathematical notions related to the process of building the number for the preschool cycle.
 

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