Abstract:
Ao ingressar em uma Licenciatura, o professor é apresentado a distintas teorias pedagógicas que farão parte de sua prática cotidiana como docente. Logo, estes conhecimentos teóricos se entrelaçam aos saberes experienciais oriundos da própria prática escolar. Isso é particularmente interessante com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, onde estas teorias pedagógicas carecem de uma discussão mais próxima das realidades escolares das quais estão inseridas. Surge a necessidade de amarrar uma rede de conhecimentos sustentados por uma formação teórica, inserido as experiências docentes como elo para uma aprendizagem bem fundamentada. Neste nível de ensino, é bastante comum as professoras se depararem com propostas pedagógicas diferenciadas, às quais não tiveram formação específica. Neste trabalho, investigamos a apropriação que estas docentes têm destas propostas, relacionando com seus conhecimentos acadêmicos prévios, sob a ótica dos saberes docentes e de sua autonomia. A partir de questionários aplicados às professoras, utilizamos a análise temática para destacar aspectos que mostram como elas adaptam sua formação teórica inicial à prática, pois elas interpretam o projeto pedagógico de acordo com suas percepções oriundas da formação inicial. Ressaltamos o entrelaçamento do que a escola propõe como proposta pedagógica com os conhecimentos do professor que atendem a esta proposta. Detectamos uma busca das docentes pela adaptação de seus conhecimentos experienciais ao projeto pedagógico, de forma a reforçar sua presença.
Upon entering the teaching practice, the teacher is confronted with differences between the pedagogical theories learned along his formative course, in the teacher training degrees, and the experiential knowledge from the school practice. This is particularly interesting with teachers in the initial grades of Elementary School, where these pedagogical theories are not always sufficient for a daily practice. At this level of education, it is quite common for teachers to come across differentiated pedagogical proposals, to which they have not had specific training. In this work, we investigate the appropriation that these teachers have of these proposals, relating to their previous academic knowledge, from the point of view of teachers' knowledge and their autonomy. From questionnaires applied to teachers, we use the thematic analysis to highlight aspects that show how they adapt their initial theoretical formation to practice, because they interpret the pedagogical project according to their perceptions from the initial formation. We emphasize the interlacing between the school proposes as a pedagogical proposal and the teacher's knowledge that meets this proposal. We detected a teachers' search for the adaptation of their experiential knowledge to the pedagogical project, in order to reinforce their presence.