Possibilidades emergentes de uma prática pedagógica interdisciplinar e contextualizada com estudantes do ensino médio

Soares, Odair Nunes

Abstract:

 
Essa dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo foi compreender que possibilidades emergem de uma prática pedagógica interdisciplinar voltada ao Ensino de Ciências, elaborada a partir do contexto de estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública. Para isso, foram estudados temas como interdisciplinaridade e contextualização no Ensino de Ciências. Além disso, tratou-se de uma pesquisa qualitativa tipo intervenção, a qual teve origem a partir do desenvolvimento do projeto "O corpo humano nos aspectos fisiológicos e neurológicos, na perspectiva do medo, das fobias e do estresse". Os sujeitos foram oito alunos do Ensino Médio de uma escola pública e os instrumentos utilizados na produção das informações foram: conversa via WhatsApp e escrita reflexiva a partir de fotografias. Para a análise, adotamos a metodologia da Análise Textual Discursiva, por meio da qual, obtivemos as três categorias finais: Prática reflexiva e transformadora: uma construção coletiva nos espaços educativos; O autoconhecimento entre os indivíduos possibilita um aprendizado contextualizado e articulador de saberes; Aprendizagem colaborativa: socialização e construção coletiva. A partir dos resultados da pesquisa foi possível afirmar que a prática pedagógica propiciou a construção de conhecimentos e evidenciou a autonomia, o protagonismo, a criatividade e a atitude diante aos desafios que surgiram no decorrer do processo. Ainda, a problematização do sistema endócrino e nervoso, permitiu aos estudantes, o autoconhecimento e, consequentemente, a compreensão do funcionamento do seu organismo, enfrentando seus medos, anseios e estresses. Apreendemos também, que as relações estabelecidas nas construções coletivas, oportunizaram uma aprendizagem colaborativa. Finalmente, enquanto Professor Pesquisador, foi possível articular elementos teóricos com a sala de aula da educação básica, contribuindo para futuras atividades docentes.
 
This dissertation presents a master's research carried out in the Graduate Program in Science Education of the Federal University of Rio Grande - FURG. The aim was to comprehend what possibilities emerge from an interdisciplinary pedagogical intervention directed to the Teaching of Sciences, elaborated from the context of high school students of a public school. In order to achieve the goal, were studied topics such as interdisciplinary and contextualization in Science Teaching. In addition, it was a qualitative intervantion research-type, which originated from the development of the project "The human body in the physiological and neurological aspects from the perspective of fear, phobias and stress". The subjects were eight high school students from a public school and the instruments used to produce the information were: conversations through WhatsApp and reflexive writing based on photographs. The analysis was made by the perspective of Discursive Textual Analysis methodology, whereby we obtained the three final categories: Reflective and transformative practice: a collective construction in educational spaces; the self-knowledge among individuals enables a contextualized and articulating learning of knowledge; Collaborative learning: socialization and collective construction. The results of the research allowed to affirm that the pedagogical practice propitiated the construction of knowledge and evidenced the autonomy, the protagonism, the creativity and the attitude in front of the challenges that arose in the course of the process. Furthermore, the problematization of the endocrine and nervous system allowed the students the self-knowledge and, consequently, the understanding of the functioning of their organism, facing their fears, longings and stresses. We also understand that the relationships established in collective constructions provided opportunities for collaborative learning. Finally, as Professor Researcher, it was possible to articulate theoretical elements and the basic education class, contributing to future teaching activities.
 

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