Abstract:
Em diversos países o combate ao aumento da incidência do câncer da pele é realizado, com resultados positivos, através de campanhas didáticas de informação e prevenção veiculadas por órgãos sociais e de saúde. A Austrália tem demonstrado vários exemplos de como fazer isso: campanhas didáticas divulgadas nas escolas e nos diversos canais de informação, medidas eficazes de prevenção levando a isenção de impostos aos protetores solares, entre outros. No Brasil ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas sem dúvida alguma, as campanhas preventivas ao câncer da pele representam um bom começo. Assim, este trabalho visou investigar o perfil dos atendidos nas campanhas de combate ao câncer da pele, na cidade do Rio Grande (RS), nos anos de 2010, 2011 e 2012, bem como investigar a concepção de dois coordenadores quanto aos critérios de prevenção e educação destas campanhas. Para analisar o perfil dos atendidos diagnosticados com algum tipo de lesão neoplásica foi realizado um estudo de caso observacional utilizando um questionário como ferramenta da pesquisa. Já com os coordenadores, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais, através da gravação de suas falas posteriormente transcritas e analisadas, investigando suas inquietudes educacionais. Em relação ao perfil dos atendidos nas campanhas, foi demonstrado que: foram mulheres brancas e pardas as que mais participaram e que os homens estão num processo crescente de participação; que no mínimo, 50 %, expõem-se ao Sol (sem qualquer proteção) principalmente em suas atividades ocupacionais; que o uso de protetores solares está bem aquém do necessário; que dicotomicamente foram semelhantes os percentuais de quem nunca teve história de queimaduras solares ao longo da vida e daqueles que tiveram mais de três episódios, bem como os percentuais de quem não teve e de quem já teve história prévia de câncer da pele; que é praticamente consenso conhecer os índices de radiação ultravioleta diário e seus riscos à saúde e que reconhecem a escola como a fonte mais apropriada para divulgar e trabalhar informações sobre este tema. Quanto a concepção dos coordenadores das campanhas foi possível constatar que: ambos reconhecem ser da Sociedade Brasileira de Dermatologia a exclusiva responsabilidade da organização e desenvolvimento das campanhas; o apoio voluntário de profissionais é fator indispensável e condicional para o desenvolvimento metodológico das campanhas, e essas cumprem seu papel preventivo e curativo por desenvolver uma metodologia que favorece o processo educativo. Este trabalho atesta a resposta à nossa pergunta norteadora e permite sugerir políticas educacionais e sociais que trabalhem a relação entre a exposição excessiva ao Sol e o câncer da pele.
In many countries combating increased incidence of cancer of the skin is performed with positive results, through didactic information and prevention carried by governing bodies and health campaigns. Australia has shown several examples of how: educational campaigns disclosed in schools and in the various channels of information, effective preventive measures leading to tax exemption to sunscreens, among others. In Brazil there is still a long way to go, but certainly, preventive campaigns to skin cancer represent a good start. This study aimed to investigate the profile of the treated in the fight against skin cancer campaigns in the city of Rio Grande (RS) in the years 2010, 2011 and 2012, as well as investigate the design of two coordinators on the criteria of prevention and education of these campaigns. To analyze the profile of attended an observational case study using a questionnaire as a research tool. Already with the coordinators, individual semi-structured interviews were conducted, by recording their transcribed and analyzed statements, investigating their educational concerns Regarding the profile of the trainees in the campaigns, it was demonstrated that: were white and mulatto women who participated and more than men are in a growing process of participation; that at least 50%, were exposed to the sun without any protection mainly due to occupational activities; that the use of sunscreens is well below what is needed; dichotomically that were similar percentages of those who never had history of sunburns throughout life and those who had more than three episodes, and the percentage of those who did not and those who have had a history of skin cancer; which is pretty much consensus know the daily UV index and its health risks and recognizing the school as the most appropriate source to disseminate information and work on this topic. The design of the coordinators of the campaigns was established that: both recognize be the Brazilian Society of Dermatology sole responsibility of the organization and development of campaigns; voluntary support professionals is essential and conditional factor for the methodological development of campaigns and that these fulfill their preventive and curative role for developing a methodology that favors the educational process. This work is the responsiveness to our guiding question and allows suggest educational and social policies that work the relationship between excessive exposure to the sun and skin cancer.