Processos educativos emergentes da relação médico-paciente sobre DST e a autopercepção de risco entre gestantes

Fonseca, Tania Maria Morais Vieira da

Abstract:

 
Os problemas relacionados à saúde não estão dissociados daqueles vinculados à Educação, devendo os processos educativos preventivos ser engendrados em sua complexidade, articulando Educação e Saúde, imbricados aos movimentos e situações de risco que envolvem o individual e o coletivo. As aprendizagens decorrentes da relação entre paciente e profissional da saúde podem ser classificadas como Educação não formal,configurando aprendizagens que ocorrem via processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianos, sem conteúdo demarcado.Portanto, este trabalho investigativo foi um passo inicial importante no que diz respeito aos processos educativos que emergem da relação profissional da saúde e paciente gestante. Os objetivos norteadores deste estudo foram: compreender os processos educativos emergentes da relação médico(a)-paciente sobre a doença sexualmente transmitida (DST) e a autopercepção de risco entre gestantes que utilizam o Sistema Único de Saúde para a realização de acompanhamento pré-natal. Assim, foram analisadas as compreensões das gestantes sobre os processos educativos acerca das DST, considerando os profissionais da saúde como educadores durante a realização do pré-natal. Para tanto, foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa na pesquisa, tendo em vista que um mesmo fenômeno pode ser compreendido por diferentes ângulos. A etapa quantitativa foi denominada de Estudo Perinatal, e a etapa qualitativa de Estudo dos Processos Educativos no Período Gestacional Sob a Ótica das Gestantes e dos Profissionais da Saúde. Cada etapa originou um artigo, que constituem o corpo da tese, a saber: “Corrimento Vaginal Patológico entre Gestantes: Padrão de Ocorrência e de Associação em um Estudo de Base Populacional no Extremo Sul do Brasil” e “Educação em Saúde: Processos Educativos Emergentes da Relação entre Profissionais da Saúde e Gestantes sobre Doença Sexualmente Transmitida”. A etapa quantitativa permitiu demonstrar a relevância do tema DST e gestação. Foi realizado estudo transversal por meio de instrumento padronizado aplicado a todas as mulheres que tiveram seus partos realizados em uma das duas maternidades do município do Rio Grande, RS, durante o ano de 2010. Buscou-se informações junto às mães sobre características demográficas, reprodutivas, assistência recebida durante a gestação e o parto, e intercorrências gestacionais, incluindo a ocorrência de corrimento vaginal referido com características patológicas. A partir dos resultados desta etapa, constatamos que um percentual significativo de gestantes é acometido de sintomas associados à DST, já que, dentre as 2.395 gestantes estudadas, 43% referiram corrimento vaginal no período gestacional. O sintoma corrimento vaginal mostrou-se associado de forma significativa com depressão, anemia gestacional, ameaça de parto prematuro e infecção urinária. A etapa qualitativa nos permitiu vislumbrar como os processos educativos sobre DST são desenvolvidos durante o acompanhamento pré-natal. Para tanto, foram analisados os discursos de profissionais da área da saúde e gestantes, utilizando-se como metodologia a Análise Textual Discursiva, da qual emergiram as seguintes categorias de análise: cuidado com o corpo; informação sobre DST; maior vulnerabilidade à DST na gestação. A análise demonstrou discrepância entre os discursos no que tange à obtenção de informação sobre DST, o que remete à necessidade de processos educativos mais significativos na relação profissional da saúde e paciente sobre esta temática a fim de diminuir os agravos causados pela DST durante a gestação. Assim, considera-se que os processos educativos emergentes da relação médico(a)-paciente sobre a doença sexualmente transmitida (DST)ainda são incipientes. Os resultados da pesquisa mostram que os profissionais demonstram conhecer o tema e sabem dos riscos para a evolução da gestação. Contudo, os relatos das gestantes se contrapõem a essa afirmativa, quando indicam que esses saberes não são construídos durante a consulta pré-natal. Mesmo sendo a consulta de pré-natal um oportuno momento de fazer diagnóstico, de orientar e construir conhecimentos sobre formas de transmissão, tratamento, prevenção e consequências das DST para a gestante e seu bebê, o tema não é abordado.
 
Problems related to health are not dissociated from the ones connected to Education; thus, preventive educative processes should be considered complex ones which intertwine Education and Health and should imbricate movement and hazardous situations that involve individuals and groups. Learning which results from the relation between a patient and a health professional can be classified as non-formal Education, since it constitutes learning that takes place while experiences are shared, mainly in everyday collective places and actions with no defined content. Therefore, this investigation was an important initial step in educative processes which emerge from the relation between a health professional and a pregnant patient. This study aimed at understanding educative processes that emerge from the relation physician-patient regarding sexually transmitted diseases (STD) and the patients’ self-perception of hazards reported while they undergo prenatal care provided by the Brazilian Unified Health System. This study analyzed how pregnant women understood the educative processes of STD, taking into account that health professionals were educators in the prenatal care process. Both qualitative and quantitative approaches were applied to this study since a phenomenon can be understood from different perspectives. The quantitative phase was called Perinatal Study whereas the qualitative one was named Study of the Educative Processes in the Gestational Period from the Perspective of Pregnant Women and Health Professionals. Both phases resulted in papers which constitute the text of the dissertation, i. e., “Pathological Vaginal Discharge in Pregnant Women: Occurrence and Association Patterns in a Study with a Population in the Extreme South of Brazil” and “Health Education: Educative Processes of Sexually Transmitted Diseases Resulting from Experience Sharing among Health Professionals and Pregnant Women”. The quantitative phase enabled them to show the relevance of the theme STD and gestation. A cross-sectional study was carried out with a standardized tool which was applied to all women who delivered their children in one out of two maternity wards in Rio Grande, RS, Brazil, in 2010. Mothers provided information on demographic and reproductive characteristics, besides the assistance they got during gestation and delivery. In addition, they were asked about gestational interoccurrences, such as vaginal discharge with pathological characteristics. Results in this phase showed that a significant number of pregnant women undergoes symptoms associated with STD, i. e., 43% out of 2,395 pregnant women under study mentioned there was vaginal discharge in their gestational period. The symptom vaginal discharge was significantly associated with depression, gestational anemia, threat of preterm delivery and urinary infection. The qualitative phase showed how educative processes of STD are developed during prenatal care. The analysis of health professionals’ and pregnant women’s discourses was carried out in the light of the Discursive Textual Analysis and led to the following categories: body care; information on STD; and high vulnerability to STD during gestation. The analysis showed that there were discrepancies in the discourses regarding how information on STD was obtained, a fact that reinforces the need of more significant educative processes in the relation between the health professional and the patient in order to mitigate hazards caused by STD during gestation. Therefore, educative processes of STD resulting from the relation between physician and patient are still considered incipient. Results of this study showed that professionals know the theme and the hazards for the evolution of gestation. However, pregnant women’s reports confronted this statement since they showed that this knowledge is not constructed in the prenatal appointments. Even though they are the right moment to diagnose, guide and construct knowledge about transmission, treatment, prevention and consequences of STD for pregnant women and their children, the theme is not addressed.
 

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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)