Abstract:
Ao contrário de outras Ciências, como a Matemática e a Biologia por exemplo, a Computação é apresentada ao aprendiz tardiamente. Mesmo sendo capazes de estabelecer conjuntos de procedimentos, alega-se que nos primeiros anos do ensino fundamental as crianças ainda não apresentam estruturas cognitivas capazes de representar simbolicamente, através das linguagens de programação existentes, os algoritmos associados a tais procedimentos. Em função disto, metodologias e ferramentas adequadas são necessárias para que se possa desenvolver o pensamento computacional destes indivíduos, pois, ao chegaram na fase adulta, apresentam dificuldade em se expressarem de forma autônoma e criativa com a tecnologia. Neste estudo é apresentada a hipótese de que a possibilidade de programação "com as mãos" e montagem de artefatos através de peças concretas, característica de dispositivos robóticos com memória cinética, possibilitariam o desenvolvimento do pensamento computacional, da di, e o aprendizado de princípios para algoritmos, por crianças do ensino fundamental. Para sustentar esta hipótese buscou-se apoio na teoria do construtivismo de Piaget, no conceito de Fluidez Digital de Resnick e utilizou-se a robótica educacional através do mecanismo de memória cinética, para o desenvolvimento de um arcabouço metodológico, que permite o desenvolvimento da Fluência Digital desde os primeiros anos do ensino fundamental. Os dados indicam que crianças bem pequenas, que não se apropriam do sistema de escrita, são capazes de desenvolver procedimentos, através do uso de materiais robóticos, e construir indicadores de Fluidez Digital.
Unlike other sciences, such as mathematics and biology for example, the computing is presented to the learner late. Even being able to establish joint procedures, claims that in the early years of elementary school children still do not have cognitive structures capable of representing symbolically, through existing programming languages, algorithms associated with such procedures. Because of this, methodologies and tools are required so that we can develop computational thinking of these individuals, because when they arrived at adulthood, have difficulty in expressing themselves autonomously
and creatively with technology. In this study we present the hypothesis that the possibility of programming "with hands" and mounting artifacts through concrete parts, characteristic of robotic devices with kinetic memory, would enable the development of computational thinking, di, and learning principles to algorithms for elementary school children. In support of this hypothesis we sought to support the theory of Piaget's constructivism, the Digital Melt concept of Resnick and used the educational robotics through kinetic memory
mechanism for the development of a methodological framework that allows the development of Fluency digital from the early years of elementary school. The data indicate that very small children, who do not appropriate to the writing system, are able to develop procedures through the use of robotic materials, and building digital Melt indicators.