-
-
Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; Silva Júnior, José Carlos da; França, Rebecka de; Gomes, Jeam Claude de Souza
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O relato de bullying LGBTQIA+fóbico tem aumentado e pode causar danos persistentes na vida escolar. A LGBTQIA+fobia acontece em diferentes formas, ambientes e grupos sociais, ocorrendo desde às agressões físicas, verbais ...
-
-
Santos, Mariana Carvalho dos; Garcia, Rafael Marques; Iwamoto, Thiago Camargo; Pereira, Erik Giuseppe Barbosa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Objetivamos analisar o discurso de professores/as de Educação Física em formação
sobre a legitimidade da/na participação da atleta trans Tifanny Abreu no voleibol
feminino, a partir de comentários em um grupo no Facebook. ...
-
-
Souza, Túlio Vinícius Andrade; Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
A partir de digressões sobre o modelo do ensino jurídico vigente no Brasil e, ainda,
considerando os debates midiáticos, legislativos e o acionamento da esfera jurídica para
tutelar encadeamentos da chamada “cura gay”, ...
-
-
Xavier, Glaucia Marques; Camargo, Tatiana Souza de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O consentimento é um conceito chave quando falamos em violência e em relações
afetivo-sexuais. No entanto, pouco é discutido sobre o que ele significa, em que
situações é utilizado e de que maneira. Este texto traz pistas ...
-
-
Silva, Marcos Antonio Batista da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo analisa discursos de estudantes universitários autodeclarados negros de uma
universidade pública brasileira, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. A coleta de
dados qualitativos e a análise dialoga ...
-
-
Terra, Cristiane Lima; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2011)
-
-
Terra, Cristiane Lima; Shmidt, Elisabeth Brandão
(2011)
-
-
Schmidt, Elisabeth Brandão; Galiazzi, Maria do Carmo; Langoni, Moacir; Vilallonga, Rosa Maria Pujol
(2009)
El artículo toma las narrativas escritas por los estudiantes de un curso de formación
inicial del profesorado de Química, de la Universidade Federal do Rio Grande (Brasil),
coincidentes con las de un grupo de la un curso ...
-
-
Pinto, Suzi Samá; Silva, Mauren Porciúncula Moreira da; Silva, João Alberto da
(2011)
A estratégia de ensino usada pelo professor em suas aulas depende da crença que ele
tem sobre como o estudante aprende. Muitas vezes, essa estratégia não está embasada
em nenhum modelo pedagógico e sim na prática do senso ...
-
-
Silva, João Alberto da; Tauchen, Gionara; Schwantes, Lavínia; Pereira, Vilmar Alves
(2011)
-
-
Silva, João Alberto da; Abrão, Ruhena Kelber
(2011)
Muitos professores costumam trabalhar as noções de espaço e tempo na Educação
Infantil remetendo o tempo à rotina e o espaço ao ambiente físico. Trabalhar estas
noções sob a ótica da física e da matemática é tido por ...
-
-
Silveira, Bruno Xavier; Minasi, Luis Fernando; Gomes, Maximiliam da Rocha; Almeida, Percila Silveira de
(2010)
-
-
Damo, Andreisa; Silveira, Bruno Xavier; Moura, Danieli Veleda; Minasi, Luis Fernando; Cruz, Ricardo Gauterio
(2011)
A Educação enquanto fenômeno material social, com todas as suas propriedades, relações e ligações – no modo marxista de compreendê-la – situa-se no interior do processo histórico como desenvolvimento dos seres humanos. A ...
-
-
Freitas, Fabrício Monte; Silva, João Alberto da
(2011)
A inserção dos jogos em sala de aula, principalmente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, geralmente se da por uma prática de lazer, onde os alunos estão, apenas, brincando com os materiais ...
-
-
Oliveira, Lucilaine dos Santos; Ribeiro, Paula Regina Costa; Esperança, Joice Araújo
(2010)
-
-
Fersula, Michele Gonçalves; Silva, João Alberto da
(2010)
Este projeto de pesquisa busca identificar qual (ou quais) modelo pedagógico se faz presente nas atividades práticas dos cursos de licenciatura em Ciências Naturais. A forma com que estas práticas são planejadas e desenvolvidas ...