Discursos de universitários frente à reeducação das relações étnico-raciais na universidade

Silva, Marcos Antonio Batista da

Abstract:

 
Este artigo analisa discursos de estudantes universitários autodeclarados negros de uma universidade pública brasileira, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. A coleta de dados qualitativos e a análise dialoga com a teoria de raça e racismo e da análise de discurso de Teun Van Dijk. O método inclui a revisão de literatura de um corpus de textos políticos sobre a temática, a realização de entrevistas que possibilitaram a análise por meio de amostras de relatos captados que colocaram em primeiro plano, debates e posicionamentos frente às demandas e disputas pela reeducação das relações étnicoraciais na universidade. A análise revela ainda, que apesar da introdução de políticas públicas educacionais obrigatórias no sistema educacional brasileiro existe demandas da comunidade acadêmica, principalmente de universitários negros por mundanças de culturas acadêmicas, curriculares e epistemológicas na universidade.
 
Este artículo tiene como objetivo analizar los discursos de estudiantes universitarios negros de una universidad pública brasileña, a la luz de estudios sobre relaciones étnicoraciales. La recolección y análisis de datos cualitativos dialogará con la teoría de la raza y el racismo y el análisis del discurso de Teun Van Dijk. El método incluye la revisión bibliográfica de un corpus de textos políticos sobre el tema, realizando entrevistas que posibilitan el análisis a través de muestras de reportes capturados que permiten el primer plano de debates y posiciones sobre las demandas y disputas por la reeducación de las etnias raciales. relaciones en la universidad. El análisis revela que las políticas públicas educativas implementadas en el campo educativo brasileño, hay demandas de la comunidad académica, especialmente de los estudiantes universitarios negros, de cambios en las culturas académicas, curriculares y epistemológicas en la universidad.
 
This article aims to analyze the discourses of black university students from a Brazilian public university, in the light of studies on ethnic-racial relations. The qualitative data collection and analysis will dialogue with the theory of race and racism and the discourse analysis of Teun Van Dijk. The method includes the literature review of a corpus of political texts on the subject, conducting interviews that allow the analysis through samples of captured reports that allow to put in the foreground, debates and positions facing the demands and disputes for the re-education of ethnic-racial relations at the university.The analysis reveals that educational public policies have been implemented in the Brazilian educational field, there are demands from the academic community, especially from black university students, for changes in academic, curricular and epistemological cultures at the university.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p. 467-488, 2021.

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