Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento

Xavier, Glaucia Marques; Camargo, Tatiana Souza de

Abstract:

 
O consentimento é um conceito chave quando falamos em violência e em relações afetivo-sexuais. No entanto, pouco é discutido sobre o que ele significa, em que situações é utilizado e de que maneira. Este texto traz pistas sobre como estudantes do oitavo ano de uma escola pública de Porto Alegre entendem o consentimento e como a cultura escolar e os discursos que circulam sobre consentimento podem influenciar nesse entendimento. A discussão apresentada provém de uma pesquisa realizada com 18 participantes entre junho e dezembro de 2019. Um momento de observação participante seguido de encontros em formato de grupo focal nos mostrou que o consentimento parece ser entendido pelus jovens a partir de três aspectos: limites, negação e contrato. O diálogo aparece neste texto como uma potente ferramenta para que es jovens revejam posições e mudem de opinião, demonstrando a importância de falar sobre esse tema que é tão pouco abordado.
 
El consentimiento es un concepto clave cuando hablamos de violencia y relaciones afectivo-sexuales. Sin embargo, se discute poco sobre qué significa, en qué situaciones se usa y cómo. Este texto aporta pistas sobre alumnos de octavo grado de una escuela pública de Porto Alegre entienden el consentimiento y cómo la cultura escolar y los discursos que circulan sobre consentimiento pueden influir en este entendimiento. La discusión presentada proviene de una investigación realizada con 18 participantes entre junio y diciembre de 2019. Un momento de observación participante y reuniones en forma de grupo focal nos mostraron que el consentimiento parece entenderse por les jóvenes desde tres aspectos: límites, negación y contrato. El diálogo aparece en este texto como una poderosa herramienta para que los/las/les jóvenes revisen posiciones y cambien de opinión, demostrando la importancia de hablar sobre este tema del que tan poco se aborda.
 
Consent is a key concept when it comes to violence and affective-sexual relationships. However, there are not many discussions about what it means, in what situations it is used and in what way. This text provides clues about how eight grade students from a public school in Porto Alegre understand consent and how school culture and discourses surrounding consent may influence this understanding. The discussion presented comes from a survey carried out with 18 participants between June and December 2019. A moment of participant observation followed by meetings in a focus group format showed us that consent seems to be understood by young people from three aspects: boundaries, denial and contract. Dialogue appears in this text as a powerful tool in order for young people to review positions and change minds, highlighting the importance of talking about a topic that people rarely address.
 

Description:

Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 488-518, 2021.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Trabalhos apresentados em eventos