Abstract:
O consentimento é um conceito chave quando falamos em violência e em relações
afetivo-sexuais. No entanto, pouco é discutido sobre o que ele significa, em que
situações é utilizado e de que maneira. Este texto traz pistas sobre como estudantes do
oitavo ano de uma escola pública de Porto Alegre entendem o consentimento e como a
cultura escolar e os discursos que circulam sobre consentimento podem influenciar
nesse entendimento. A discussão apresentada provém de uma pesquisa realizada com 18
participantes entre junho e dezembro de 2019. Um momento de observação participante
seguido de encontros em formato de grupo focal nos mostrou que o consentimento
parece ser entendido pelus jovens a partir de três aspectos: limites, negação e contrato.
O diálogo aparece neste texto como uma potente ferramenta para que es jovens revejam
posições e mudem de opinião, demonstrando a importância de falar sobre esse tema que
é tão pouco abordado.
El consentimiento es un concepto clave cuando hablamos de violencia y relaciones
afectivo-sexuales. Sin embargo, se discute poco sobre qué significa, en qué situaciones
se usa y cómo. Este texto aporta pistas sobre alumnos de octavo grado de una escuela
pública de Porto Alegre entienden el consentimiento y cómo la cultura escolar y los
discursos que circulan sobre consentimiento pueden influir en este entendimiento. La
discusión presentada proviene de una investigación realizada con 18 participantes entre
junio y diciembre de 2019. Un momento de observación participante y reuniones en
forma de grupo focal nos mostraron que el consentimiento parece entenderse por les
jóvenes desde tres aspectos: límites, negación y contrato. El diálogo aparece en este
texto como una poderosa herramienta para que los/las/les jóvenes revisen posiciones y
cambien de opinión, demostrando la importancia de hablar sobre este tema del que tan
poco se aborda.
Consent is a key concept when it comes to violence and affective-sexual relationships.
However, there are not many discussions about what it means, in what situations it is
used and in what way. This text provides clues about how eight grade students from a
public school in Porto Alegre understand consent and how school culture and discourses
surrounding consent may influence this understanding. The discussion presented comes
from a survey carried out with 18 participants between June and December 2019. A
moment of participant observation followed by meetings in a focus group format
showed us that consent seems to be understood by young people from three aspects:
boundaries, denial and contract. Dialogue appears in this text as a powerful tool in order
for young people to review positions and change minds, highlighting the importance of
talking about a topic that people rarely address.
Description:
Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 488-518, 2021.