Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; Silva Júnior, José Carlos da; França, Rebecka de; Gomes, Jeam Claude de Souza

Abstract:

 
O relato de bullying LGBTQIA+fóbico tem aumentado e pode causar danos persistentes na vida escolar. A LGBTQIA+fobia acontece em diferentes formas, ambientes e grupos sociais, ocorrendo desde às agressões físicas, verbais e psicológicas, à prática de homicídio, sendo reproduzidas nos mais diversos meios: nos lares, nas escolas, em praças públicas, ruas, grupos religiosos, no ambiente familiar e no ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo identificar possíveis episódios de LGBTQIA+fobia presenciados por alunos e abordar como o tema é discutido nos domínios do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Foi realizada uma revisão da literatura e aplicado um questionário online utilizando o Google Formulários. O público alvo da pesquisa foram os discentes LGBTQIA+ dos cursos Técnicos Integrados, Subsequente, Superiores e Pós-Graduação, dos 22 campi do IFRN. Os resultados da revisão apontam que ainda há tabu nas discussões relacionadas à diversidade sexual e de gênero nas escolas. Alguns avanços foram identificados no IFRN, no entanto, há uma necessidade de maiores estudos que envolvam debates e esclarecimentos sobre a questão do gênero.
 
El informe de acoso LGBTQIA+fóbico ha aumentado y puede causar daños persistentes a la vida escolar. Ocurre en diferentes formas, ambientes y grupos sociales, ocurriendo desde agresiones físicas, verbales y psicológicas, hasta la práctica del homicidio, siendo reproducido en diversos medios de comunicación: en hogares, escuelas, plazas públicas, calles, grupos religiosos, en el entorno familiar y en el entorno escolar. Este artículo tiene como objetivo identificar posibles episodios de fobia LGBTQIA + presenciados por los estudiantes y abordar cómo se discute el tema en los dominios del Instituto Federal de Rio Grande do Norte - IFRN. Se realizó una revisión de la literatura y se aplicó un cuestionario en línea utilizando Google Forms. El público objetivo de la investigación fueron los estudiantes lgbtqia+ de los cursos Técnicos Integrados, Posteriores, Superiores y de Posgrado de los 22 campus de la IFRN. Los resultados de la revisión indican que todavía hay tabú en los debates relacionados con la diversidad sexual y el género en las escuelas. Se han identificado algunos avances en la IFRN, sin embargo, existe la necesidad de más estudios que incluyan debates y aclaraciones sobre el tema de género.
 
Reports of LGBTQIA+phobic bullying have increased and can cause persistent damage to school life. It occurs in different forms, environments and social groups, ranging from physical, verbal and psychological aggression to the practice of homicide, being reproduced in the most diverse ways: in homes, schools, public squares, streets, religious groups, in the family environment and in the school environment. This article aims to identify possible episodes of LGBTQIA+phobia witnessed by students and address how the topic is discussed in the domains of the Federal Institute of Rio Grande do Norte - IFRN. A literature review was carried out and an online questionnaire was applied using Google Forms. The target audience of the research was the LGBTQIA+ students from the Integrated, Subsequent, Superior and Post-Graduate Technical courses, from the 22 IFRN campuses. The review results indicate that there is still a taboo in discussions related to sexual diversity and gender in schools. Some advances were identified in the IFRN, however, there is a need for further studies involving debates and clarifications on the issue of gender.
 

Description:

Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 574-614, 2021.

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