dc.contributor.author |
Araújo, Maria Cristina Cavalcanti |
|
dc.contributor.author |
Silva Júnior, José Carlos da |
|
dc.contributor.author |
França, Rebecka de |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Jeam Claude de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-24T22:51:30Z |
|
dc.date.available |
2023-03-24T22:51:30Z |
|
dc.date.issued |
2022-01-28 |
|
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, M. C. C.; GOMES, J. C. S.; FRANÇA, R.; SILVA JUNIOR , J. C. Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 574–614, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13266. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13266. Acesso em: 16 mar. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10766 |
|
dc.description |
Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 574-614, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O relato de bullying LGBTQIA+fóbico tem aumentado e pode causar danos persistentes na vida escolar. A LGBTQIA+fobia acontece em diferentes formas, ambientes e grupos sociais, ocorrendo desde às agressões físicas, verbais e psicológicas, à prática de
homicídio, sendo reproduzidas nos mais diversos meios: nos lares, nas escolas, em
praças públicas, ruas, grupos religiosos, no ambiente familiar e no ambiente escolar.
Este artigo tem como objetivo identificar possíveis episódios de LGBTQIA+fobia
presenciados por alunos e abordar como o tema é discutido nos domínios do Instituto
Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Foi realizada uma revisão da literatura e
aplicado um questionário online utilizando o Google Formulários. O público alvo da
pesquisa foram os discentes LGBTQIA+ dos cursos Técnicos Integrados, Subsequente,
Superiores e Pós-Graduação, dos 22 campi do IFRN. Os resultados da revisão apontam
que ainda há tabu nas discussões relacionadas à diversidade sexual e de gênero nas
escolas. Alguns avanços foram identificados no IFRN, no entanto, há uma necessidade
de maiores estudos que envolvam debates e esclarecimentos sobre a questão do gênero. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El informe de acoso LGBTQIA+fóbico ha aumentado y puede causar daños persistentes
a la vida escolar. Ocurre en diferentes formas, ambientes y grupos sociales, ocurriendo
desde agresiones físicas, verbales y psicológicas, hasta la práctica del homicidio, siendo
reproducido en diversos medios de comunicación: en hogares, escuelas, plazas públicas,
calles, grupos religiosos, en el entorno familiar y en el entorno escolar. Este artículo
tiene como objetivo identificar posibles episodios de fobia LGBTQIA + presenciados
por los estudiantes y abordar cómo se discute el tema en los dominios del Instituto
Federal de Rio Grande do Norte - IFRN. Se realizó una revisión de la literatura y se
aplicó un cuestionario en línea utilizando Google Forms. El público objetivo de la
investigación fueron los estudiantes lgbtqia+ de los cursos Técnicos Integrados,
Posteriores, Superiores y de Posgrado de los 22 campus de la IFRN. Los resultados de
la revisión indican que todavía hay tabú en los debates relacionados con la diversidad
sexual y el género en las escuelas. Se han identificado algunos avances en la IFRN, sin
embargo, existe la necesidad de más estudios que incluyan debates y aclaraciones sobre
el tema de género. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Reports of LGBTQIA+phobic bullying have increased and can cause persistent damage
to school life. It occurs in different forms, environments and social groups, ranging
from physical, verbal and psychological aggression to the practice of homicide, being
reproduced in the most diverse ways: in homes, schools, public squares, streets,
religious groups, in the family environment and in the school environment. This article
aims to identify possible episodes of LGBTQIA+phobia witnessed by students and
address how the topic is discussed in the domains of the Federal Institute of Rio Grande
do Norte - IFRN. A literature review was carried out and an online questionnaire was
applied using Google Forms. The target audience of the research was the LGBTQIA+
students from the Integrated, Subsequent, Superior and Post-Graduate Technical
courses, from the 22 IFRN campuses. The review results indicate that there is still a
taboo in discussions related to sexual diversity and gender in schools. Some advances
were identified in the IFRN, however, there is a need for further studies involving
debates and clarifications on the issue of gender. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Violência |
pt_BR |
dc.subject |
Bullying LGBTQIA+fóbico |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusión |
pt_BR |
dc.subject |
violencia |
pt_BR |
dc.subject |
Acoso LGBTQIA+fóbico |
pt_BR |
dc.subject |
género |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Violence |
pt_BR |
dc.subject |
LGBTQIA+phobic bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.title |
Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Bullying, prejuicio y violencia lgbtq+phóbica en el entorno escolar: un análisis en el Instituto Federal do Rio Grande do Norte |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Bullying, prejudice and lgbtq violence+phóbica in school environment: an analysis at the Federal Institute of Rio Grande do Norte |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v9i2.13266 |
pt_BR |