Abstract:
Objetivamos analisar o discurso de professores/as de Educação Física em formação
sobre a legitimidade da/na participação da atleta trans Tifanny Abreu no voleibol
feminino, a partir de comentários em um grupo no Facebook. Utilizamos a técnica de
análise de discurso para depurar 38 comentários de uma publicação que solicitava a
opinião dos membros do grupo virtual sobre o caso de Tifanny no voleibol. Os
resultados apontaram para três eixos distintos: 1- o desconhecimento conceitual e
teórico na/da temática “trans e esporte”, reforçando o discurso biomédico cisgênero e
transfóbico; 2- o reconhecimento das trajetórias trans esportivas e; 3- dúvidas e curiosidades sobre a temática, destacando que a área ainda aborda muito pouco sobre
corpos que escapam à cisnormatividade.
Nuestro objetivo fue analizar el discurso de los/as docentes de Educación Física en
formación sobre la legitimidad de/en la participación de la atleta trans Tifanny Abreu en
el voleibol femenino, a partir de comentarios en un grupo de Facebook. Utilizamos la
técnica del análisis del discurso para depurar 38 comentarios de una publicación que
solicitaba la opinión de los integrantes del grupo virtual sobre el caso de Tifanny en el
voleibol. Los resultados apuntaron a tres ejes distintos: 1- desconocimiento conceptual y
teórico en/del tema “trans y deporte”, reforzando el discurso biomédico cisgénero y
transfóbico; 2- o reconocimiento de trayectorias transdeportivas y; 3- dudas y
curiosidades sobre el tema, destacando que el área aún aborda muy poco sobre cuerpos
que escapan a la cisnormatividad.
We analyzed the discourse of Physical Education teachers in training about the
legitimacy of/in the participation of trans athlete Tifanny Abreu in women's volleyball,
based on comments in a group of Facebook. We used the technique of discourse
analysis to debug 38 comments from a publication that solicited the opinion of members
of the virtual group about Tifanny's case in volleyball. The results pointed to three
distinct axes: 1- conceptual and theoretical ignorance in/of the theme “trans and sport”,
reinforcing the cisgender and transphobic biomedical discourse; 2- the recognition of
trans sports trajectories and; 3- doubts and curiosities about the subject, noting that the
area still addresses very little about bodies that escape cisnormativity.
Description:
Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 545-573, 2021.