Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Mariana Carvalho dos
dc.contributor.author Garcia, Rafael Marques
dc.contributor.author Iwamoto, Thiago Camargo
dc.contributor.author Pereira, Erik Giuseppe Barbosa
dc.date.accessioned 2023-03-24T22:47:37Z
dc.date.available 2023-03-24T22:47:37Z
dc.date.issued 2022-01-28
dc.identifier.citation SANTOS, M. C.; GARCIA, R. M.; IWAMOTO, T. C.; PEREIRA, E. G. B. O discurso de professores de educação física sobre atletas trans no esporte. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 545–573, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13281. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13281. Acesso em: 16 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10765
dc.description Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 545-573, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Objetivamos analisar o discurso de professores/as de Educação Física em formação sobre a legitimidade da/na participação da atleta trans Tifanny Abreu no voleibol feminino, a partir de comentários em um grupo no Facebook. Utilizamos a técnica de análise de discurso para depurar 38 comentários de uma publicação que solicitava a opinião dos membros do grupo virtual sobre o caso de Tifanny no voleibol. Os resultados apontaram para três eixos distintos: 1- o desconhecimento conceitual e teórico na/da temática “trans e esporte”, reforçando o discurso biomédico cisgênero e transfóbico; 2- o reconhecimento das trajetórias trans esportivas e; 3- dúvidas e curiosidades sobre a temática, destacando que a área ainda aborda muito pouco sobre corpos que escapam à cisnormatividade. pt_BR
dc.description.abstract Nuestro objetivo fue analizar el discurso de los/as docentes de Educación Física en formación sobre la legitimidad de/en la participación de la atleta trans Tifanny Abreu en el voleibol femenino, a partir de comentarios en un grupo de Facebook. Utilizamos la técnica del análisis del discurso para depurar 38 comentarios de una publicación que solicitaba la opinión de los integrantes del grupo virtual sobre el caso de Tifanny en el voleibol. Los resultados apuntaron a tres ejes distintos: 1- desconocimiento conceptual y teórico en/del tema “trans y deporte”, reforzando el discurso biomédico cisgénero y transfóbico; 2- o reconocimiento de trayectorias transdeportivas y; 3- dudas y curiosidades sobre el tema, destacando que el área aún aborda muy poco sobre cuerpos que escapan a la cisnormatividad. pt_BR
dc.description.abstract We analyzed the discourse of Physical Education teachers in training about the legitimacy of/in the participation of trans athlete Tifanny Abreu in women's volleyball, based on comments in a group of Facebook. We used the technique of discourse analysis to debug 38 comments from a publication that solicited the opinion of members of the virtual group about Tifanny's case in volleyball. The results pointed to three distinct axes: 1- conceptual and theoretical ignorance in/of the theme “trans and sport”, reinforcing the cisgender and transphobic biomedical discourse; 2- the recognition of trans sports trajectories and; 3- doubts and curiosities about the subject, noting that the area still addresses very little about bodies that escape cisnormativity. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Esportes pt_BR
dc.subject Pessoas transgênero pt_BR
dc.subject Normas de gênero pt_BR
dc.subject Deportes pt_BR
dc.subject Personas transgénero pt_BR
dc.subject Normas de género pt_BR
dc.subject Sports pt_BR
dc.subject Transgender persons pt_BR
dc.subject Gender norms pt_BR
dc.title O discurso de professores/as de educação física sobre atletas trans no esporte pt_BR
dc.title.alternative El discurso de los/as profesores/as de educación física sobre atletas trans en el deporte pt_BR
dc.title.alternative The speech of physical education teachers about trans athletes in sport pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.13281 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Trabalhos apresentados em eventos
  • Show simple item record