Abstract:
Esta dissertação tem por objetivo geral fazer uma análise do conteúdo de Zoologia
em livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)
2007/2009 e Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) 2012 e 2021. Os livros
didáticos (LDs) usados nesta pesquisa foram encontrados de duas distintas maneiras,
dependendo do seu ano de aprovação no PNLEM ou PNLD. Os LDs aprovados em
2007/2009 e 2012 foram encontrados na Biblioteca do Centro de Educação Ambiental,
Ciências e Matemática (CEAMECIM – FURG). Os aprovados pelo PNLD mais
recente, no ano de 2021, foram encontrados via internet, em sites de suas próprias
editoras. Detemo-nos a dois objetivos específicos, neste trabalho de dissertação, que
são: indicar o estabelecimento de relações da História Natural e a Biologia na forma
de apresentação dos conteúdos/temáticas da Zoologia; e apontar as permanências
e/ou alterações na forma de apresentação e de organização dos conteúdos da
Zoologia nos livros analisados. Para alcançar esses dois objetivos específicos, foram
utilizados os mesmos LDs que analisamos para o objetivo geral. O material de análise
desta pesquisa, os recortes, surgiram a partir das respostas a três questionamentos
feitos a todos os LDs analisados: 1) De que maneira livros didáticos de Biologia
aprovados pelo PNLEM 2007/2009, PNLD 2012 e PNLD 2021 apresentam e
organizam conteúdos relativos à área da Zoologia?; 2) O que permaneceu e/ou o que
foi alterado na apresentação e forma de organização dos conteúdos desta área,
nestes livros?; 3) São estabelecidas relações na apresentação destes
conteúdos/temáticas com a História Natural e a Biologia? O material empírico desta
pesquisa, então, foram os LDs. Analisamos o conteúdo de Zoologia em 11 livros, no
total, com base nesses questionamentos apresentados anteriormente. Encontramos,
em todos os livros, resquícios de História natural, por todos apresentarem em seu
conteúdo a classificação lineana. Conseguimos também fazer a análise de uma
mudança nos livros mais recentes, por influência do PNLD 2021 e da nova BNCC.
Esta dissertação também propiciou uma melhor compreensão em como está o
conteúdo de Zoologia em livros aprovados pelo PNLD de anos distintos.
This dissertation has the general objective of analyzing the zoology content in books
approved by PNLEM 2007/2009 and PNDL 2012 and 2021. The textbooks used in this
research were found in two different ways, depending on their year of approval in
PNLEM or PNLD. The approved textbooks from 2007/2009 and 2012 were found in
the Library of the Center for Environmental Education, Sciences and Mathematics
(CEAMECIM – FURG). Those approved by the most recent PNLD, from the year 2021,
were found via the internet, they are on their own publishers” websites. We have two
more specific objectives in this dissertation work, which are: to indicate the
establishment of relationships between Natural History and Biology in the form of
presentation of Zoology contents/themes. of Zoology in the books analyzed. For these
two specific objectives, the same LDs that we analyzed for the general objective were
used. Our analysis material, the clippings, emerged from the answers to three
questions asked to all LDs: 1) How do Biology textbooks approved by PNLEM
2007/2009, PNLD 2012 and PNLD 2021 present and organize content related to the
area of Zoology? 2) What remained and/or what was changed in the presentation and
way of organizing the contents of this area in these books? 3) Are relationships
established in the presentation of these contents/themes with Natural History and
Biology? Our empirical material will then be LDs, we will analyze the zoology content
in 11 books in total, based on these questions we asked previously. We found traces
of Natural History in all the books because they all present the Linnaean classification
in their content. We were also able to analyze a change in the most recent books due
to the influence of the PNLD 2021 and the new BNCC. This dissertation also provided
a better understanding of the zoology content in books approved by the National
Textbook Program of different years.