Show simple item record

dc.contributor.advisor Schwantes, Lavínia
dc.contributor.author Passos, Roseana Avila
dc.date.accessioned 2024-07-17T20:17:45Z
dc.date.available 2024-07-17T20:17:45Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.citation PASSOS, Roseana Avila. Análise do conteúdo de zoologia em livros didátcos do pnlem 2007/2009 e pnld 2012 e 2021. 2023. 92 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11531
dc.description.abstract Esta dissertação tem por objetivo geral fazer uma análise do conteúdo de Zoologia em livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) 2007/2009 e Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) 2012 e 2021. Os livros didáticos (LDs) usados nesta pesquisa foram encontrados de duas distintas maneiras, dependendo do seu ano de aprovação no PNLEM ou PNLD. Os LDs aprovados em 2007/2009 e 2012 foram encontrados na Biblioteca do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM – FURG). Os aprovados pelo PNLD mais recente, no ano de 2021, foram encontrados via internet, em sites de suas próprias editoras. Detemo-nos a dois objetivos específicos, neste trabalho de dissertação, que são: indicar o estabelecimento de relações da História Natural e a Biologia na forma de apresentação dos conteúdos/temáticas da Zoologia; e apontar as permanências e/ou alterações na forma de apresentação e de organização dos conteúdos da Zoologia nos livros analisados. Para alcançar esses dois objetivos específicos, foram utilizados os mesmos LDs que analisamos para o objetivo geral. O material de análise desta pesquisa, os recortes, surgiram a partir das respostas a três questionamentos feitos a todos os LDs analisados: 1) De que maneira livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLEM 2007/2009, PNLD 2012 e PNLD 2021 apresentam e organizam conteúdos relativos à área da Zoologia?; 2) O que permaneceu e/ou o que foi alterado na apresentação e forma de organização dos conteúdos desta área, nestes livros?; 3) São estabelecidas relações na apresentação destes conteúdos/temáticas com a História Natural e a Biologia? O material empírico desta pesquisa, então, foram os LDs. Analisamos o conteúdo de Zoologia em 11 livros, no total, com base nesses questionamentos apresentados anteriormente. Encontramos, em todos os livros, resquícios de História natural, por todos apresentarem em seu conteúdo a classificação lineana. Conseguimos também fazer a análise de uma mudança nos livros mais recentes, por influência do PNLD 2021 e da nova BNCC. Esta dissertação também propiciou uma melhor compreensão em como está o conteúdo de Zoologia em livros aprovados pelo PNLD de anos distintos. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation has the general objective of analyzing the zoology content in books approved by PNLEM 2007/2009 and PNDL 2012 and 2021. The textbooks used in this research were found in two different ways, depending on their year of approval in PNLEM or PNLD. The approved textbooks from 2007/2009 and 2012 were found in the Library of the Center for Environmental Education, Sciences and Mathematics (CEAMECIM – FURG). Those approved by the most recent PNLD, from the year 2021, were found via the internet, they are on their own publishers” websites. We have two more specific objectives in this dissertation work, which are: to indicate the establishment of relationships between Natural History and Biology in the form of presentation of Zoology contents/themes. of Zoology in the books analyzed. For these two specific objectives, the same LDs that we analyzed for the general objective were used. Our analysis material, the clippings, emerged from the answers to three questions asked to all LDs: 1) How do Biology textbooks approved by PNLEM 2007/2009, PNLD 2012 and PNLD 2021 present and organize content related to the area of Zoology? 2) What remained and/or what was changed in the presentation and way of organizing the contents of this area in these books? 3) Are relationships established in the presentation of these contents/themes with Natural History and Biology? Our empirical material will then be LDs, we will analyze the zoology content in 11 books in total, based on these questions we asked previously. We found traces of Natural History in all the books because they all present the Linnaean classification in their content. We were also able to analyze a change in the most recent books due to the influence of the PNLD 2021 and the new BNCC. This dissertation also provided a better understanding of the zoology content in books approved by the National Textbook Program of different years. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Zoologia pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject PNLEM pt_BR
dc.subject PNLD pt_BR
dc.subject Didatic books pt_BR
dc.subject Zoology pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES pt_BR
dc.title Análise do conteúdo de zoologia em livros didáticos do PNLEM 2007/2009 e PNLD 2012 e 2021 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)
  • Show simple item record