IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Browse by
Collections in this community
Recent Submissions
-
A multimodalidade na produção audiovisual na EaD: o trabalho semiótico dos licenciandos em ciências
(2023)Nesta pesquisa de doutoramento assumimos que o trabalho semiótico se refere à orquestração de modos e recursos semióticos, pelo produtor (agência), com distintos potenciais de significados, tendo em vista o que se deseja ... -
O experienciar na constituição do(a) professor(a) de educação física para atuar em processos inclusivos
(2023)Na presente Tese buscamos compreender e gerar explicações para o questionamento: “Como no/pelo experienciar acontece a Formação e a Constituição de Professores(as) de Educação Física para atuar em processos inclusivos?”. ... -
Confeccionando o chapéu: as tecnologias digitais e o desenvolvimento profissional docente no contexto das formações inicial e continuada de professores de matemática
(2023)Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Originou-se de uma inquietação do pesquisador, e cujo ... -
Letramento Estatístico na Educação Infantil: perspectivas e abordagens pedagógicas em um contexto de ensino remoto
(2023)Esta pesquisa de mestrado dispôs-se a descortinar e discutir os desafios, as possibilidades pedagógicas e de que maneiras pode-se promover o Letramento Estatístico no contexto da Educação Infantil, na circunstância do ... -
Narrativas de uma libélula: metamorfoses coletivas de professores em feiras das ciências na perspectiva interdisciplinar
(2023)As Feiras de Ciências tiveram início no Brasil na década de 60, visando familiarizar os indivíduos com equipamentos de laboratório que eram pouco acessíveis. Inicialmente, eram planejados e organizados por professores de ... -
A Teoria da Atividade como fundamento do desenvolvimento da formação docente na prática do Ensino de Física
(2022)A presente tese de doutoramento tem por intencionalidade explicitar como se dá a tomada de consciência em relação à prática docente, interpretada segundo a Teoria da Atividade como Atividade Docente. Esta pesquisa buscou ... -
Cocriação de recursos educacionais abertos (rea) na formação de professores de ciências: framework conceitual para Coaprendizagem em rede na experimentação online
(2023)Esta tese de doutorado foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Essa pesquisa teve como intuito principal responder a seguinte ... -
Mergulhando nas ondas da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade: uma narrativa sobre a pedagogia de projetos no ensino não presencial.
(2023)O ano de 2020 apresentou algo inesperado, a pandemia da covid-19, e através dela foram geradas inúmeras perdas a nível mundial e com a educação, não foi diferente. Entretanto, essa mesma pandemia possibilitou às escolas ... -
Problematizações sobre a inclusão da diversidade sexual e de gênero no mercado de trabalho do agronegócio
(2023)Esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências” e tem como objetivo geral investigar as estratégias de ... -
( re)Organização e (re) planejamento do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental - rede municipal de Eusébio - CE
(2023)A investigação sobre os impactos da pandemia na (re)organização escolar e no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental é o tema desta pesquisa. Este estudo se justifica pela necessidade de se entender como ... -
Análise do conteúdo de zoologia em livros didáticos do PNLEM 2007/2009 e PNLD 2012 e 2021
(2023-11-30)Esta dissertação tem por objetivo geral fazer uma análise do conteúdo de Zoologia em livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) 2007/2009 e Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) ... -
Produção científica sobre educação em ciências na Scielo- Scientific Electronic Library Online
(2023)Ciências Sociais -
As potencialidades pedagógicas presentes em laboratórios virtuais para o ensino de cinemática
(2023)A presente dissertação busca compreender as potencialidades pedagógicas sobre o uso de laboratórios virtuais para o Ensino de Física, para isto foi realizada uma revisão sistemática da literatura; análise dos laboratórios ... -
Percepções de estudantes sobre monitorias online de cálculo diferencial e integral I no ensino remoto
(2023)O presente trabalho se constituiu a partir de uma investigação acerca de compreender as percepções de estudantes sobre a monitora online de Cálculo Diferencial e Integral I durante o ensino remoto. O referencial teórico ... -
Os saberes entre a matemática e os conceitos profissionalizantes nas práticas educativas do curso técnico em eletrotécnica
(2023)No processo de ensino e aprendizagem, a integração de diferentes saberes se mostra indispensável, e isso não é diferente no contexto das escolas técnicas. Como responsáveis pela formação de profissionais para o mundo do ... -
Dissertações e teses produzidas por professores de Matemática na FURG: uma investigação no contexto do “programa de pós-graduação educação em ciências: Química da vida e saúde”
(2023)A presente pesquisa possui o objetivo de conhecer o que se mostra nas dissertações e teses produzidas por licenciados em Matemática egressos do “Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde” ... -
Representações de masculinidades juvenis contemporâneas: um olhar para o rock e o kpop da cidade de Rio Grande/ RS
(2023)Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências”. A pesquisa teve como objetivo problematizar as representações de masculinidades juvenis contemporâneas presentes nas culturas ... -
O programa de residência pedagógica: contribuições para a formação dos residentes na área de ciências da natureza
(2023)A pesquisa realizada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência na linha de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências” e tem como tema a formação inicial de professores de Ciências ...