Abstract:
A investigação sobre os impactos da pandemia na (re)organização escolar e no ensino
de ciências nos anos finais do ensino fundamental é o tema desta pesquisa. Este
estudo se justifica pela necessidade de se entender como a pandemia interferiu na
organização e no funcionamento das atividades escolares, especialmente da
Educação Básica. A pesquisa tem por objetivo investigar como a pandemia do COVID19 impactou na (re)organização e no (re)planejamento do ensino de ciências nos anos
finais em escolas da rede municipal de Eusébio-Ceará no período de 2020 e 2021. A
pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso.
Neste sentido, o procedimento metodológico foi composto a partir das seguintes
etapas: estudo do estado da arte de produções científicas, pesquisa documental e
entrevistas semiestruturadas com os professores regentes da disciplina de ciências
nas séries dos anos finais da rede supracitada. A análise dos dados produzidos foi
realizada por meio da Análise de Conteúdo (AC). Deste estudo conclui-se que a
(re)organização e o (re)planejamento do ensino de ciências foram impactadas por
vários fatores, como as políticas educacionais, que (re)ordenaram o período da
vigência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Ceará, o período de transição para
o modelo híbrido e o período de retomada ao ensino presencial; as políticas de gestão
municipal ou das escolas; as necessárias adaptações nas metodologias e nas práticas
pedagógicas; as condições de enfrentamento à pandemia de docentes e discentes;
as mudanças inesperadas e despreparadas no trabalho docentes e na vida escolar
dos discentes no período pandêmico. Por fim, salienta-se que todos os impactos
apontados neste estudo afetaram a educação de maneira indissociável, e não apenas
no ensino de ciências, mas na educação de uma forma geral
Research into the impacts of the pandemic on school (re)organization and teaching
of science in the final years of elementary school is the theme of this research. This one
study is justified by the need to understand how the pandemic interfered in the
organization and functioning of school activities, especially
Basic education. The research aims to investigate how the COVID19 pandemic impacted the (re)organization and (re)planning of science teaching in the years
finals in schools in the municipal network of Eusébio-Ceará in the period 2020 and 2021.
The research is characterized as a qualitative approach, of the case study type.
In this sense, the methodological procedure was composed from the following
stages: study of the state of the art of scientific productions, documentary research and
semi-structured interviews with science teachers
in the final year series of the aforementioned network. The analysis of the data produced was
carried out through Content Analysis (CA). From this study it is concluded that the
(re)organization and (re)planning of science teaching were impacted by
several factors, such as educational policies, which (re)ordered the period of
validity of Emergency Remote Education (ERE) in Ceará, the transition period to
the hybrid model and the period of resumption of in-person teaching; management policies
municipal or schools; the necessary adaptations in methodologies and practices
pedagogical; the conditions for facing the pandemic for teachers and students;
unexpected and unprepared changes in teaching work and school life
of students during the pandemic period. Finally, it should be noted that all impacts
pointed out in this study affected education in an inseparable way, and not just
in science teaching, but in education in general