( re)Organização e (re) planejamento do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental - rede municipal de Eusébio - CE

Santos, Virgínia Rosa dos

Abstract:

 
A investigação sobre os impactos da pandemia na (re)organização escolar e no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental é o tema desta pesquisa. Este estudo se justifica pela necessidade de se entender como a pandemia interferiu na organização e no funcionamento das atividades escolares, especialmente da Educação Básica. A pesquisa tem por objetivo investigar como a pandemia do COVID19 impactou na (re)organização e no (re)planejamento do ensino de ciências nos anos finais em escolas da rede municipal de Eusébio-Ceará no período de 2020 e 2021. A pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Neste sentido, o procedimento metodológico foi composto a partir das seguintes etapas: estudo do estado da arte de produções científicas, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com os professores regentes da disciplina de ciências nas séries dos anos finais da rede supracitada. A análise dos dados produzidos foi realizada por meio da Análise de Conteúdo (AC). Deste estudo conclui-se que a (re)organização e o (re)planejamento do ensino de ciências foram impactadas por vários fatores, como as políticas educacionais, que (re)ordenaram o período da vigência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Ceará, o período de transição para o modelo híbrido e o período de retomada ao ensino presencial; as políticas de gestão municipal ou das escolas; as necessárias adaptações nas metodologias e nas práticas pedagógicas; as condições de enfrentamento à pandemia de docentes e discentes; as mudanças inesperadas e despreparadas no trabalho docentes e na vida escolar dos discentes no período pandêmico. Por fim, salienta-se que todos os impactos apontados neste estudo afetaram a educação de maneira indissociável, e não apenas no ensino de ciências, mas na educação de uma forma geral
 
Research into the impacts of the pandemic on school (re)organization and teaching of science in the final years of elementary school is the theme of this research. This one study is justified by the need to understand how the pandemic interfered in the organization and functioning of school activities, especially Basic education. The research aims to investigate how the COVID19 pandemic impacted the (re)organization and (re)planning of science teaching in the years finals in schools in the municipal network of Eusébio-Ceará in the period 2020 and 2021. The research is characterized as a qualitative approach, of the case study type. In this sense, the methodological procedure was composed from the following stages: study of the state of the art of scientific productions, documentary research and semi-structured interviews with science teachers in the final year series of the aforementioned network. The analysis of the data produced was carried out through Content Analysis (CA). From this study it is concluded that the (re)organization and (re)planning of science teaching were impacted by several factors, such as educational policies, which (re)ordered the period of validity of Emergency Remote Education (ERE) in Ceará, the transition period to the hybrid model and the period of resumption of in-person teaching; management policies municipal or schools; the necessary adaptations in methodologies and practices pedagogical; the conditions for facing the pandemic for teachers and students; unexpected and unprepared changes in teaching work and school life of students during the pandemic period. Finally, it should be noted that all impacts pointed out in this study affected education in an inseparable way, and not just in science teaching, but in education in general
 

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  • IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)