Abstract:
Esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências” e tem como objetivo geral investigar as estratégias de governamento presentes no “Programa Diversidade”, implementado em uma empresa multinacional do agronegócio, instalada no Brasil, buscando problematizar a inclusão dos pilares referentes às diversidades sexuais e de gênero. Tal Programa foi formulado em 2018, subdividido em quatro pilares, assim nomeados, “Por elas” (gênero), “Orgulho empresa” (LGBT+), “Multirraízes” (Raça/etnia),“Diferentes, mas iguais” (Pessoas com deficiência), e, em 2021, formularam um quinto pilar denominado “Gerações” (pessoas de diferentes faixas etárias). Para o desenvolvimento dessa tese, optamos por trabalhar com dois pilares, que são o de gênero e referente à população LGBT+. Trata-se de uma pesquisa com fundamento teórico nos autores/as do pós-estruturalismo, como Michel Foucault, Gilles Delleuze, Judith Butler, e alguns/mas/mes brasileiros/as/es, como Alfredo Veiga-Neto, Kamila Lockmann, Sylvio Gadelha, Silvio Gallo, entre outros/as/es. Para a construção e análise dos dados, nos utilizamos do conceito de problematização em Foucault, e de alguns outros como governamentalidade, capital humano e racionalidade neoliberal. Além dos conceitos de diferença, diversidade, gênero e sexualidade que tanto nos auxiliaram a problematizarmos nossos dados e produções. Dentro os resultados dessa pesquisa, destacamos que a empresa, embora tenha implantado um programa com os pilares que compreende como representarem a diversidade, ela busca complementar suas equipes, com pessoas diferentes daquelas/es integrantes que ela já tem em suas equipes. Bem como, mesmo se afirmando enquanto diversa, plural, e valorizando a diferença, a empresa ainda tem um perfil cisheteronormativo. Ao findarmos tal pesquisa, ressaltamos a importância de termos mais espaços para debatermos a inclusão das minorias, porém precisamos estar atentos/as/es para que não sejamos capturados/as/es pelas lógicas de mercado da racionalidade neoliberal, que atua de forma geral, na nossa sociedade, uma vez que observamos que, cada vez mais, pautas como inclusão e respeito à população LGBT+ e às mulheres são colocadas em comerciais, estão presentes em diferentes situações e debates. Naturaliza-se, assim, a ideia do ser humano enquanto moeda de troca, que é o único responsável, pela/o/e sua/seu fracasso ou sucesso, desconsiderando todas as questões que são barreiras ainda presentes nessa sociedade patriarcal e cisheteronormativa, e que atrapalham ou impedem, muitas vezes, que todas as vidas sejam importantes, respeitadas e que possamos exercer o amor a/ao/e próxima/o/e, como um ato político.
This thesis was produced in the Graduate Program in Science Education, in the line of research “Discourses, Cultures and Subjectivities in Science Education” and has the general objective of investigating the governance strategies present in the Diversity Program implemented in a multinational company of agribusiness, installed in Brazil, seeking to problematize the inclusion of pillars referring to sexual and gender diversities. This Program was formulated in 2018, subdivided into four pillars, named, “For them” (gender), “Company pride” (LGBT+), “Multiraízes” (race/ethnicity), “Different but equal” (People with disabilities), and in 2021 they formulated a fifth pillar called “Generations” (people of different age groups). For the development of this thesis, we chose to work with two pillars, which are gender and the LGBT+ population. This is a theoretically based research on post-structuralism authors, such as Michel Foucault, Gilles Delleuze, Judith Butler, and some Brazilians, such as Alfredo Veiga-Neto, Kamila Lockmann, Sylvio Gadelha, Silvio Gallo, among others. For the construction and analysis of the data, we used the concept of problematization in Foucault, and some others such as governmentality, human capital and neoliberal rationality. In addition to the concepts of difference, diversity, gender and sexuality that helped us so much to problematize our data and productions. Within the results of this research, we highlight that the company, although it has implemented a program with the pillars that understand how to represent diversity, it seeks to complement its teams, with people different from those members that it already has in its teams. As well as, even asserting itself as diverse, plural, and valuing difference, the company still has a cisheteronormative profile. At the end of this research, we emphasize the importance of having more spaces to discuss the inclusion of minorities, but we need to be attentive so that we are not captured by the market logic of neoliberal rationality that operates in a general way, in our society, a since we observe that more and more, guidelines such as inclusion and respect for the LGBT+ population and women are placed in commercials, are present in different situations and debates, naturalizing the idea of the human being as a bargaining chip, which is solely responsible for the and his/her failure or success, disregarding all the issues that are barriers that are still present in this patriarchal and cisheteronormative society, and that often hinder or prevent all lives from being important, respected and that we can exercise love for each other next as a political act.
Esta tesis fue producida en el Programa de Posgrado en Educación en Ciencias, en la línea de investigación “Discursos, Culturas y Subjetividades en la Educación en Ciencias” y tiene como objetivo general investigar las estrategias de gobernanza presentes en el Programa Diversidad implementado en una empresa multinacional de agronegocios, instalado en Brasil, buscando problematizar la inclusión de pilares referentes a las diversidades sexuales y de género. Este Programa fue formulado en 2018, subdividido en cuatro pilares, denominados, “Para ellos” (género), “Orgullo de empresa” (LGBT+), “Multiraízes” (raza/etnia), “Diferentes pero iguales” (Personas con discapacidad), y en 2021 formularon un quinto pilar llamado “Generaciones” (personas de diferentes grupos de edad). Para el desarrollo de esta tesis se optó por trabajar con dos pilares, que son el género y la población LGBT+. Se trata de una investigación de base teórica sobre autores del posestructuralismo, como Michel Foucault, Gilles Delleuze, Judith Butler, y algunos brasileños, como Alfredo Veiga-Neto, Kamila Lockmann, Sylvio Gadelha, Silvio Gallo, entre otros. Para la construcción y análisis de los datos, se utilizó el concepto de problematización de Foucault, y algunos otros como gubernamentalidad, capital humano y racionalidad neoliberal. Además de los conceptos de diferencia, diversidad, género y sexualidad que tanto nos ayudaron a problematizar nuestros datos y producciones. Dentro de los resultados de esta investigación, destacamos que la empresa, si bien ha implementado un programa con los pilares que entienden cómo representar la diversidad, busca complementar sus equipos, con personas distintas a las que ya tiene en sus equipos. Así como, aun afirmándose como diversa, plural y valorando la diferencia, la empresa sigue teniendo un perfil cisheteronormativo. Al final de esta investigación, enfatizamos la importancia de tener más espacios para discutir la inclusión de las minorías, pero debemos estar atentos para no ser atrapados por la lógica de mercado de la racionalidad neoliberal que opera de manera general, en nuestro sociedad, ya que observamos que cada vez más, pautas como la inclusión y el respeto a la población LGBT+ y a la mujer se colocan en los comerciales, están presentes en diferentes situaciones y debates, naturalizándose la idea del ser humano como moneda de cambio, que es el único responsable de la/o de su fracaso o éxito, desconociendo todas las cuestiones que son barreras que aún están presentes en esta sociedad patriarcal y cisheteronormativa, y que muchas veces dificultan o impiden que todas las vidas sean importantes, respetadas y que podemos ejercer el amor mutuo next como un acto político.