Abstract:
Esta tese de doutorado foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Essa pesquisa teve como intuito principal responder a seguinte questão de pesquisa: Que princípios emergem do processo de coaprendizagem e cocriação em uma comunidade de indagação online com professores ao debaterem/praticarem a Experimentação em Ciências pautado em REA? Para
o decorrer desta proposta foram elaborados 6 percursos que estão interconectados: no Percurso 1, discorre-se sobre o percurso do professor/pesquisador e suas motivações. No Percurso 2, apresenta-se um panorama de pesquisas relacionadas com a mesma temática do estudo, e por fim, aborda-se o aporte teórico, ao modo de produzir entendimento da temática REA e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Em sequência no Percurso 3, discorre-se sobre os conceitos de Educação Aberta e Ciência Aberta e os processos de coaprendizagem. No Percurso 4, dialoga-se sobre o desenvolvimento do estudo que tem como base metodológica a pesquisa-formação. Em seguida apresenta-se o campo empírico, sendo que, ele foi construído coletivamente com os estudantes da disciplina Indagação Online na Experimentação em Ciências do PPGEC - FURG. Essa ação resultou na produção de material documental relacionado ao processo de apropriação e cocriação de REA na formação com professores de Ciências. As informações foram produzidas através dos registros escritos de relatos de experiências formativas, registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina. Em sequência no Percurso 5, propõe-se a formação do corpus de análise a partir
do framework de análise desenvolvido durante a pesquisa, sendo uma estrutura constituída de um tripé metodológico, que se utilizava da escrita narrativa, da pesquisa-formação e da fenomenologia-hermenêutica, com a intenção de compreender o que é isso que se mostra quando aproximamos os contextos dos participantes e suas experiências de formação, com
práticas educacionais que envolvem a experimentação online e a temática REA. Assim, foram analisadas as informações a partir do framework de análise, produzindo dados e elementos que contribuíram na questão de pesquisa e para a proposta do framework conceitual. E no Percurso 6, dialoga-se sobre os conceitos de framework, bem como, apresenta-se as 05 dimensões resultantes desta pesquisa: (i) Dimensão Apropriação de REA (ii) Dimensão Domínio Didático-pedagógico (iii) Dimensão Curadoria Educacional de REA (iv) Dimensão Tecnologias Digitais (v) Dimensão Espaço Coletivo para Cocriação, e seus respectivos princípios. E por fim, com as dimensões, e seus respectivos princípios, constitui-se o framework conceitual, que visa auxiliar a navegação em experiências formativas, contribuindo
para o planejamento e criação de um ecossistema educacional de coaprendizagem, com ênfase no movimento de apropriação e cocriação de REA, que estão inseridos na Experimentação Online no ensino de Ciências.
This doctoral thesis was developed in the Postgraduate Program in Science Education (PPGEC) at the Federal University of Rio Grande (FURG). This research had the intention of answering the following research question: What principles emerge from the process of co-learning and co-creation in an online inquiry community with teachers when debating/practicing Science Experimentation based on OER? For the course of this proposal, 6 interconnected routes were
created: In Route 1, the teacher/researcher's path and motivations are discussed. In Route 2, an overview of research related to the same theme of the study is presented, and finally, the theoretical contribution is addressed, in order to produce an understanding of the OER theme and its implications in the teaching and learning process. In sequence Route 3, the concepts of Open Education and Open Science and the co-learning processes are discussed. In Route 4,
there is a dialogue about the development of the study that has research-formation as its methodological basis. Next, the empirical field is presented, as it was constructed collectively with the students of the Online Inquiry in Science Experimentation course at PPGEC - FURG. This action resulted in the production of documentary material related to the process of appropriation and co-creation of OER in training with Science teachers. The information was
produced through written records of reports of training experiences, recorded in the discipline's Virtual Learning Environment (VLE). Following Route 5, it is proposed to form the corpus of analysis based on the analysis framework developed during the research, with a structure consisting of a methodological tripod, which used narrative writing, research-formation and hermeneutic phenomenology, with the intention of understanding what is
shown when we bring together the contexts of the participants and their formation experiences, with educational practices that involve online experimentation and the OER theme. Thus, the information was analyzed based on the analysis framework, producing data and elements that contributed to the research question and to the conceptual framework proposal. And in Route 6, the framework concepts are discussed, as well as the 05 dimensions
resulting from this research are presented: (i) OER Appropriation Dimension (ii) Didactic-pedagogical Domain Dimension (iii) OER Educational Curation Dimension (iv) Digital Technologies Dimension (v) Collective Space for Co-creation Dimension, and its respective principles. Thus, the information was analyzed based on the analysis framework, producing data and elements that contributed to the research question and to the conceptual
framework proposal. And finally, with the dimensions, and their respective principles, the conceptual framework is constituted, which aims to assist navigation in training experiences, contributing to the planning and creation of an educational co-learning ecosystem, with an emphasis on the movement of appropriation and co-creation of OER, which are inserted in Online Experimentation in Science teaching.