O programa de residência pedagógica: contribuições para a formação dos residentes na área de ciências da natureza

Lemke, Camila Salgado

Abstract:

 
A pesquisa realizada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência na linha de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências” e tem como tema a formação inicial de professores de Ciências da Natureza a partir do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande. Assim, analisamos os subprojetos voltados a área das Ciências da Natureza, ou seja, apresentamos a análise dos seguintes subprojetos: Licenciaturas em Ciências Exatas e Educação do Campo e Licenciaturas em Ciências da Natureza. Deste modo, o objetivo geral é analisar as contribuições formativas do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial de professores na área das Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem como objetivos específicos: i) compreender a organização e as ações formativas propostas no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG; ii) analisar os processos de interação teoria e prática, na perspectiva dos residentes; iii) avaliar, a partir da perspectiva dos residentes, as contribuições das ações formativas promovidas junto ao Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida em três etapas: bibliográfica, documental e exploratória, com a produção de dados com os residentes do Programa realizando entrevistas. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) constituída pelas fases de: (1) préanálise; (2) exploração do material; (3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. De acordo com as análises deste estudo. Entende-se a partir da perspectiva dos residentes, que o Programa potencializa saberes referentes à integração entre a teoria e a prática pedagógica, bem como a interdisciplinaridade para a construção do processo formativo dos residentes. Além disso, foram elucidadas contribuições, tais como a ampliação de experiências, o trabalho coletivo, o primeiro contato com a escola e a interação e orientação dos preceptores. No entanto, a aproximação entre residentes e escolas-campo foi prejudicada pela pandemia.
 
The research carried out is linked to the Graduate Program in Science Education in the line of research: "Teaching and Learning in Science Education" and has as its theme the initial training of Natural Sciences teachers from the Pedagogical Residency Program of the Federal University of Rio Grande. Thus, we analyze the subprojects focused on the area of Natural Sciences, that is, we present the analysis of the following subprojects: Degrees in Exact Sciences and Rural Education and Degrees in Natural Sciences. Thus, the general objective is to analyze the formative contributions of the Pedagogical Residency Program for the initial formation of teachers in the area of Natural Sciences at the Federal University of Rio Grande - FURG. Its specific objectives are: i) to understand the organization and training actions proposed in the Pedagogical Residency Program at the Federal University of Rio Grande - FURG; ii) analyze the processes of theory and practice interaction, from the residents' perspective; iii) evaluate, from the residents' perspective, the contributions of the training actions promoted by the Pedagogical Residency Program of the Federal University of Rio Grande - FURG. The research is of a qualitative nature and was developed in three stages: bibliographical, documental and exploratory, with the production of data with the residents of the Program conducting interviews. For data treatment, Content Analysis (BARDIN, 2016) was used, consisting of the phases of: (1) pre-analysis; (2) exploration of the material; (3) treatment of results, inference and interpretation. According to the analyzes of this study. From the residents' perspective, it is understood that the Program enhances knowledge regarding the integration between theory and pedagogical practice, as well as interdisciplinarity for the construction of the residents' training process. In addition, contributions were elucidated, such as the expansion of experiences, collective work, the first contact with the school and the interaction and guidance of preceptors. However, the rapprochement between residents and field schools was hampered by the pandemic.
 

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  • IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)