Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


Missão

Reunir, registrar, sistematizar e preservar a produção intelectual institucional

Objetivo

Preservar a memória e ampliar a visibilidade institucional.

Documentos disponíveis

Focará toda e qualquer produção intelectual dos servidores, avaliada por pares.

Benefícios

Facilitar acesso a toda e qualquer produção intelectual institucional.

 

Submissões Recentes

Imagem de Miniatura
Item
Educação infantil: o brincar e os procedimentos didáticos no campo dos valores
(Editora da FURG, 2010) Cersosimo, Carla Paula Brondi Calabria; Jolig, Rosemary; Tortella, Jussara Cristina Barboza
A presente pesquisa parte de reflexões provindas do acompanhamento da prática de professores de Educação Infantil. Ouvem-se queixas constantes por parte dos professores sobre condutas de seus alunos de 4 a 6 anos que são consideradas desrespeitosas e que estes se envolvem apenas com brincadeiras. Os participantes desta pesquisa foram quatro professoras de classe e quatro auxiliares de classe de uma escola particular da cidade de São Paulo. O problema que norteou a presente pesquisa foi: O professor que utilizar o brincar como processo para o desenvolvimento da afetividade, observando os limites característicos da faixa etária, terá um grupo de alunos mais respeitosos, colaborativos e cooperativos? O fato de o professor planejar, organizar procedimentos didáticos e analisar sua própria prática no campo dos valores, priorizando o brincar, pode modificar o número e a forma de resolver situações conflituosas em sala de aula? Para tanto, objetivou-se analisar se o planejamento, a organização de procedimentos didáticos e a análise da prática no campo dos valores, priorizando o brincar, modificam o número e a forma de resolver situações conflituosas apontadas por professores em salas de aula de Educação Infantil. Foram utilizados três instrumentos: 1. ficha de observação; 2. observação de situações de intervenção; 3. questionário. A análise qualitativa dos dados demonstrou que o planejamento, a organização de procedimentos didáticos priorizando o brincar podem auxiliar na resolução de situações conflituosas. Avanços tanto na atuação dos docentes, demonstrados nos registros, quanto nos procedimentos de resolução de conflitos utilizados pelas crianças, puderam ser observados durante a realização desta pesquisa.
Item
Uma face oculta da escola que exclui: a aprendizagem daqueles que não aprenderam
(Editora da FURG, 2010) Tognetta, Luciene Regina Paulino; Scott, David
Este artigo propõe discutir a questão da aprendizagem numa escola de Ensino de Jovens e Adultos. Objetivou-se saber como ocorre a aprendizagem entre aqueles que não aprenderam ou que não puderem permanecer na escola dita normal. Através da observação e de entrevistas com professores e alunos desse núcleo de educação foi possível responder a questões: como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de alunos do EJA? Quais objetivos são apontados para esse nível de ensino? Tais objetivos são explicitados nas ações dos professores que atuam no EJA? O objetivo da escola, na visão do professor entrevistado, suas ações para alcançar tal objetivo e os resultados que essa ação produz, observada por nós na atuação dos alunos, nos permitiram constatar que as práticas educativas instituídas estão distantes dos objetivos educacionais de educar para liberdade e cidadania, e refletir sobre uma face oculta da escola que parece excluir, mais uma vez, os alunos que a ela retornam.
Item
A inclusão digital fora do contexto escolar: análise do projeto ceibal no Uruguai
(Editora da FURG, 2011) Maciel, Marcia Peres; Passerino, Liliana Maria
O presente trabalho visa analisar o processo de inclusão digital configurado a partir da implantação do projeto denominado Ceibal pelo governo uruguaio em todas as escolas públicas do Uruguai. No presente artigo,nossa análise centra-se em dados coletados sobre o impacto do projeto fora do contexto escolar,assim,pretende-se analisar como a inclusão digital está promovendo ou não a inserção desses computadores portáteis fora do âmbito escolar,no espaço familiar,ao mesmo tempo que procura direcionar o olhar para o que fazem as pessoas com as tecnologias (práticas culturais de letramento digital) e não para possibilidades do equipamento, em relação ao uso eficaz das TIC. Os dados, que estão sendo coletados por meio de uma pesquisa etnográfica blended em desenvolvimento, nos permitem analisar as configurações de interação e inclusão social dos protagonistas da cidade fronteiriça de Rivera/UR. Através da análise com viés sócio-histórico é possível compreender como a inclusão digital se configura a partir das práticas culturais, explorando o conceito de zonas de sentidos para além das possibilidades pedagógicas da tecnologia, considerando que existe um relacionamento entre tecnologias e estruturas sociais.
Imagem de Miniatura
Item
Observatório da vida nas escolas: entre a universidade e a escola
(Editora da FURG, 2010) Lopes, Ana Mouraz
O presente texto pretende constituir-se como a reflexão necessária sobre a actividade de observação a que o Observatório da Vida das Escolas (OBVIE) tem procurado dedicar-se neste ano e meio da sua existência. Algumas características fundamentais do OBVIE ditam esta reflexão, a primeira das quais diz respeito ao facto de estar sedeado numa Instituição Universitária e pretender olhar para a vida das Escolas. Como pode a Universidade estabelecer uma conversa contínua com as Escolas que seja uma conversa aberta é o desafio maior deste Observatório. Em particular são analisadas as exigências epistemológicas que Observatórios como o OBVIE colocam aos seus promotores, bem como o modo como a estrutura desenhada, organizacional, de gestão e de disseminação dos resultados, reflectem essas exigências. Empiricamente e até ao presente o Observatório da Vida das Escolas tem uma sustentabilidade limitada, que decorre do número de escolas protocoladas. Todavia, a significância da análise vai para além do contexto específico que a originou.
Imagem de Miniatura
Item
Do mosaico ao complexus: desafios à instituição universitária
(Editora da FURG, 2010) Tauchen, Gionara
O presente trabalho analisa as implicações epistemológicas e paradigmáticas que perpassam o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na organização do sistema universitário, buscando nos fundamentos da complexidade e da transdisciplinaridade um olhar articulador entre as atividades-meio. A investigação, orientada pela filosofia hermenêutica de Gadamer (2008), sustenta a tese de que o princípio da indissociabilidade implica mudanças epistemológicas e paradigmáticas nas condições contemporâneas da universidade, pois demanda a apropriação e produção de conhecimentos contextualizados, complexos e transdisciplinares, superando, progressivamente, os princípios do paradigma da modernidade subjacentes à organização e ao desenvolvimento das atividades da universidade.