Percepções de estudantes sobre monitorias online de cálculo diferencial e integral I no ensino remoto

Machado, Andressa Escobar

Abstract:

 
O presente trabalho se constituiu a partir de uma investigação acerca de compreender as percepções de estudantes sobre a monitora online de Cálculo Diferencial e Integral I durante o ensino remoto. O referencial teórico que embasou a investigação foi fundamentado no acoplamento tecnológico, na cibercultura, nas interações e na educação online. Metodologicamente, a investigação se inseriu em uma perspectiva qualitativa, tendo características que a aproximam de uma pesquisa-intervenção. Os registros foram obtidos a partir de entrevistas, questionário, escrito no diário de pesquisa e observações do contexto nos atendimentos durante a monitoria e, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, foram produzidos seis discursos, nos quais foram organizados a partir de duas redes de conversação intituladas: O domínio de ação com os estudantes da Engenharia; e O domínio de ação com os monitores de Cálculo. A análise dos discursos da primeira rede aponta como resultados as experiências pedagógicas, metodológicas e organizacionais vivenciadas nos últimos anos, sobretudo, em virtude do acoplamento tecnológico. Destaca-se, com base na segunda rede de conversação, que independentemente de qual tecnologia se fará uso no ensino de Cálculo, é imprescindível definir os objetivos pedagógicos, no sentido de saber aproveitá-las de uma maneira que contribua para a construção do conhecimento. Por isso, a partir da análise dos discursos dos monitores, percebemos que a educação online pode, com base no uso de plataformas digitais de informação e comunicação, promover uma inteligência coletiva visto que amplia o espaço e tempo do aprender. Destarte, pode-se concluir, que esta Pesquisa contribui para atualizar os aspectos pedagógicos, metodológicos e organizacionais das monitorias online, pois desencadeia a partir da teoria autopoiética uma mudança estrutural nos diferentes domínios de ação que atuamos e problematizamos.
 
The present work was constituted from an investigation about understanding the perceptions of students about the online monitor of Differential and Integral Calculus I during remote teaching. The theoretical framework that supported the investigation was based on technological coupling, cyberculture, interactions and online education. Methodologically, the investigation was inserted in a qualitative perspective, having characteristics that bring it closer to an intervention research. The records were obtained from interviews, questionnaire, written in the research diary and observations of the context in the attendances during the monitoring and, through the technique of the Discourse of the Collective Subject, six speeches were produced, in which they were organized from two conversation networks entitled: Mastery of action with Engineering students; and The domain of action with the Calculus monitors The analysis of the discourses of the first network points to the results of the pedagogical, methodological and organizational experiences experienced in recent years, above all, due to the technological coupling. It stands out, based on the second conversation network, that regardless of which technology will be used in the teaching of Calculus, it is essential to define the pedagogical objectives, in the sense of knowing how to take advantage of them in a way that contributes to the construction of knowledge. Therefore, from the analysis of the monitors' speeches, we realize that online education can, based on the use of digital information and communication platforms, promote collective intelligence as it expands the space and time of learning. Thus, it can be concluded that this Research contributes to updating the pedagogical, methodological and organizational aspects of online tutoring, as it triggers, from the autopoietic theory, a structural change in the different domains of action that we act and problematize.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)