Abstract:
O presente trabalho se constituiu a partir de uma investigação acerca de
compreender as percepções de estudantes sobre a monitora online de Cálculo
Diferencial e Integral I durante o ensino remoto. O referencial teórico que embasou
a investigação foi fundamentado no acoplamento tecnológico, na cibercultura, nas
interações e na educação online. Metodologicamente, a investigação se inseriu
em uma perspectiva qualitativa, tendo características que a aproximam de uma
pesquisa-intervenção. Os registros foram obtidos a partir de entrevistas,
questionário, escrito no diário de pesquisa e observações do contexto nos
atendimentos durante a monitoria e, por meio da técnica do Discurso do Sujeito
Coletivo, foram produzidos seis discursos, nos quais foram organizados a partir
de duas redes de conversação intituladas: O domínio de ação com os estudantes
da Engenharia; e O domínio de ação com os monitores de Cálculo. A análise dos
discursos da primeira rede aponta como resultados as experiências pedagógicas,
metodológicas e organizacionais vivenciadas nos últimos anos, sobretudo, em
virtude do acoplamento tecnológico. Destaca-se, com base na segunda rede de
conversação, que independentemente de qual tecnologia se fará uso no ensino
de Cálculo, é imprescindível definir os objetivos pedagógicos, no sentido de saber
aproveitá-las de uma maneira que contribua para a construção do conhecimento.
Por isso, a partir da análise dos discursos dos monitores, percebemos que a
educação online pode, com base no uso de plataformas digitais de informação e
comunicação, promover uma inteligência coletiva visto que amplia o espaço e
tempo do aprender. Destarte, pode-se concluir, que esta Pesquisa contribui para
atualizar os aspectos pedagógicos, metodológicos e organizacionais das
monitorias online, pois desencadeia a partir da teoria autopoiética uma mudança
estrutural nos diferentes domínios de ação que atuamos e problematizamos.
The present work was constituted from an investigation about understanding the
perceptions of students about the online monitor of Differential and Integral Calculus I
during remote teaching. The theoretical framework that supported the investigation was
based on technological coupling, cyberculture, interactions and online education.
Methodologically, the investigation was inserted in a qualitative perspective, having
characteristics that bring it closer to an intervention research. The records were obtained
from interviews, questionnaire, written in the research diary and observations of the
context in the attendances during the monitoring and, through the technique of the
Discourse of the Collective Subject, six speeches were produced, in which they were
organized from two conversation networks entitled: Mastery of action with Engineering
students; and The domain of action with the Calculus monitors The analysis of the
discourses of the first network points to the results of the pedagogical, methodological and
organizational experiences experienced in recent years, above all, due to the
technological coupling. It stands out, based on the second conversation network, that
regardless of which technology will be used in the teaching of Calculus, it is essential to
define the pedagogical objectives, in the sense of knowing how to take advantage of them
in a way that contributes to the construction of knowledge. Therefore, from the analysis of
the monitors' speeches, we realize that online education can, based on the use of digital
information and communication platforms, promote collective intelligence as it expands
the space and time of learning. Thus, it can be concluded that this Research contributes
to updating the pedagogical, methodological and organizational aspects of online tutoring,
as it triggers, from the autopoietic theory, a structural change in the different domains of
action that we act and problematize.