O experienciar na constituição do(a) professor(a) de educação física para atuar em processos inclusivos

Silva, Camila Rubira

Abstract:

 
Na presente Tese buscamos compreender e gerar explicações para o questionamento: “Como no/pelo experienciar acontece a Formação e a Constituição de Professores(as) de Educação Física para atuar em processos inclusivos?”. Para tanto, primeiramente, situamos como o movimento de Inclusão Educacional vem se configurando no cenário nacional por meio de políticas educacionais inclusivas, sobretudo, no que implicam o(a) professor(a) de Educação Física. Com o propósito de explicar o questionamento mote desta pesquisa, adotamos dois caminhos investigativos, fundamentando nossas explicações científicas com base nas concepções de Humberto Maturana e de Jorge Larrosa. No primeiro, tecemos um conversar a partir de um mapeamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações entre o período de jan./2000 à dez./2020, a fim de compreender a produção científica sobre a Formação e Constituição de Professores(as) de Educação Física para atuar em processos inclusivos. Na elaboração desse conversar, optamos pela produção de um Estado do Conhecimento de Teses e Dissertações, adotando na análise dos resumos as técnicas na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Assim, identificamos 26 produções científicas, sendo oito Teses e 18 Dissertações, nas quais a abordagem correspondeu 62% Formação Continuada e 38% Formação Inicial. Essas produções evidenciaram, dentre outros aspectos: uma compreensão restrita por parte dos(as) professores(as) sobre o público-alvo da Educação Inclusiva; a importância do trabalho colaborativo entre professores(as) e acadêmico(as); a necessidade da promoção de experiências com a Inclusão Escolar nos cursos de licenciatura, assim como, do tratamento interdisciplinar entre as disciplinas específicas voltadas a esta temática e as demais da grade curricular. No segundo caminho, investigamos e compreendemos as percepções e experiências formativas com/na Inclusão Escolar vivenciadas e partilhadas por 12 acadêmicos(as) e egressos(as) de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Federal do Extremo Sul do Brasil, por meio de narrativas elaboradas a partir de um conversar. No tratamento das narrativas adotamos a técnica Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Assim, elaboramos quatro discursos, intitulados respectivamente: Experiências do sentir-se um(a) professor(a) inclusivo(a); Experiências do conviver na Formação Inicial para atuar em processos inclusivos; Experiências do ser professor(a) inclusivo(a); Experiências do agir em processos inclusivos. Identificamos que a Formação e a Constituição de Professores(as) de Educação Física, acontece por meio de experiências do conviver desde a Formação Inicial de Professores(as) e das ações que os(as) acadêmicos(as) e professores(as) desenvolvem na relação com os(as) estudantes, de modo que essas experiências e ações possam contribuir para a construção do saber e do fazer docente, colaborar para o sentir-se professor(a) inclusivo(a) e definir a partir de si mesmo o seu modo de ser inclusivo(a). Evidenciamos que a Formação e a Constituição de Professores(as) de Educação Física para atuar em processos inclusivos acontece no/pelo experienciar da autoaceitação, da autoconfiança e do autorrespeito dos(as) professores(as) em formação pelo seu próprio ser, saber e fazer docente, de modo que assim possam atuar na cocriação de espaços de conversação que possibilitem a convivência na legitimidade de sua presença e da presença do outro(a), o(a) estudante. Consideramos que esta pesquisa possa contribuir para compreendermos as implicações das experiências vivenciadas na formação profissional de professores(as) de Educação Física visando à construção de saberes docentes que poderão auxiliar para atuarmos em processos inclusivos.
 
In this Thesis, we seek to understand and generate explanations for the question: “How in/through experiencing happens the Formation and Constitution of Physical Education teachers to act in inclusive processes?”. To do so, firstly, we situate how the Educational Inclusion movement has been shaping up in the national scenario through inclusive educational policies, above all, in what the implies Physical Education teacher. With the purpose of explaining the motto questioning of this research, we adopted two investigative paths, basing our scientific explanations based on the conceptions of Humberto Maturana and Jorge Larrosa. In the first, we wove a conversation based on a mapping in the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations between the period from jan./2000 to dec./2020, in order to understand the scientific production on the Formation and Constitution of Teachers of Physical Education to act in inclusive processes. In the elaboration of this conversation, we opted for the production of a State of Knowledge of Thesis and Dissertations, in the analysis of abstracts adopting the techniques in Content Analysis (BARDIN, 2011). Thus, we identified 26 scientific productions, eight Thesis and 18 Dissertations, in which the approach corresponded to 62% Continuing Formation and 38% Initial Formation. These productions showed, among other aspects: a restricted understanding on the part of teachers about the target audience of Inclusive Education; the importance of collaborative act between professors and academics; the need to promote experiences with School Inclusion in licentiate courses, as well as the interdisciplinary treatment between the specific disciplines focused on this theme and the rest of the curriculum. In the second path, we investigate and understandthe perceptions and formative experiences with/in School Inclusion lived and shared by 12 academics and graduates of a Physical Education Licentiate course the na Federal University in the Far South of Brazil, through narratives elaborated from a conversation. In the treatment of the narratives, we adopted the Collective Subject Discourse (DSC) technique (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Thus, we elaborate four speeches, entitled respectively: Experiences of feeling like an inclusive teacher; Experiences of conviviality in Initial Formation to act in inclusive processes; Experiences of being an inclusive teacher; Experiences of act in inclusive processes. We identified that the Formation and Constitution of Physical Education Teachers, happens through experiences of conviviality since the Initial Formation of Teachers and of the actions that the academics and teachers develop in the relationship with the students, so that these experiences and actions can contribute to the construction of teaching knowledge and practice, collaborate to feel inclusive as a teacher and define from oneself the your way of being inclusive. We evidenced that the Formation and Constitution of Physical Education Teachers to act in inclusive processes happens in/through the experience of self-acceptance, self-confidence and self-respect of teachers in formation for their own being, knowledge and doing teaching, so that he can act in the co-creation of conversation spaces that allow conviviality in the legitimation of his presence and the presence of the other, the student. We consider that this research can contribute to our understanding of the implications of the experiences lived in the professional formation of Physical Education teachers, aiming at the construction of teaching knowledge that can help us to act in inclusive processes.
 
En esta Tesis, buscamos comprender y generar explicaciones a la pregunta: “¿Cómo en/a través de la experiencia ocurre la Formación y Constitución de Docentes de Educación Física para trabajar en procesos inclusivos?”. Para ello, en primer lugar, situamos cómo el movimiento de Inclusión Educativa se ha ido configurando en el escenario nacional a través de políticas educativas inclusivas, sobre todo, en lo que implica el profesor de Educación Física. Con el propósito de explicar lo cuestionamiento lema de esta investigación, adoptamos dos caminos investigativos, basando nuestras explicaciones científicas en las concepciones de Humberto Maturana y Jorge Larrosa. En el primero, tejemos una conversación a partir de un mapeo en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones entre el período de ene./ 2000 a dic./ 2020, con el fin de comprender la producción científica sobre la formación y constitución de docentes de Educación Física para trabajar en processos inclusivos. En la elaboración de esta conversación, optamos por producir un Estado del Conocimiento de Tesis y Disertaciones, adoptando en el análisis de los resúmenes las técnicas de Análisis de Contenido (BARDIN, 2011). Así, identificamos 26 producciones científicas, ocho Tesis y 18 Disertaciones, en las que el enfoque correspondió a 62% de Formación Continuada y 38% de Formación Inicial. Estas producciones evidenciaron, entre otros aspectos: una comprensión restringida por parte de los docentes sobre el público objetivo de la Inclusión Educativa; la importancia del trabajo colaborativo entre profesores y académicos; la necesidad de promover la experiencia con la Inclusión Escolar en los cursos de licenciatura, así como el tratamiento interdisciplinario entre las disciplinas específicas enfocadas en esta temática y las demás en el currículo. En el segundo camino, investigamos y comprendemos las percepciones y experiencias formativas con/en la Inclusión Escolar vividas y compartidas por 12 académicos y egresados de una Licenciatura en Educación Física de una Universidad Federal del Extremo Sur de Brasil, a través de narrativas elaboradas a partir de una conversación. En el tratamiento de las narrativas, adoptamos la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo (DSC) (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Así, elaboramos cuatro discursos, titulados respectivamente: Experiencias de sentirse docente inclusivo; Experiencias de convivencia en Formación Inicial para trabajar en procesos inclusivos; Experiencias de ser un docente inclusivo; Experiencias de actuar en procesos inclusivos. Identificamos que la Formación y Constitución de Profesores de Educación Física, ocurre a través de las experiencias de convivencia desde la Formación Inicial de Profesores y las acciones que académicos y docentes desarrollan en la relación con los estudiantes, para que estas experiencias y acciones puedan contribuir a la construcción del saber y la práctica docente, colaborar para sentirse inclusivo como docente y definir desde uno mismo cuál es su forma de ser inclusivo. Evidenciamos que la Formación y Constitución de los Profesores de Educación Física para actuar en procesos inclusivos pasa en/a través de la experiencia de autoaceptación, autoconfianza y autorrespeto de los docentes en formación por su propio ser, saber y hacer docente, para que puedan actuar en la co-creación de espacios de conversación que permitan la convivencia en la legitimidad de su presencia y la presencia del otro, el estudiante. Consideramos que esta investigación puede contribuir a comprender las implicaciones de las experiencias vividas en la formación profesional de profesores de Educación Física, visando la construcción de saberes docentes que nos ayuden a actuar en procesos inclusivos.
 

Description:

Tese (doutorado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Doutorado em Educação em Ciências (Teses)