Letramento Estatístico na Educação Infantil: perspectivas e abordagens pedagógicas em um contexto de ensino remoto

Machado, Isadora Batisti

Abstract:

 
Esta pesquisa de mestrado dispôs-se a descortinar e discutir os desafios, as possibilidades pedagógicas e de que maneiras pode-se promover o Letramento Estatístico no contexto da Educação Infantil, na circunstância do ensino remoto, com crianças da pré-escola na faixa etária dos 5 anos, de uma escola do município de Pelotas/RS, a partir de um grupo formativo docente em uma perspectiva colaborativa. O grupo foi composto por quatro professoras da Educação Infantil, incluindo a professora autora desta dissertação. Os dados da pesquisa foram coletados nos encontros formativos e naqueles destinados ao desenvolvimento das atividades com as crianças, todos realizados em 2021. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual se utilizou, como recursos para o tratamento e análise dos dados, as gravações transcritas dos encontros e os registros fotográficos. Este trabalho, que relaciona a Educação Estatística e a Educação Infantil, procurou identificar possibilidades para o desenvolvimento de habilidades concernentes ao Letramento Estatístico desde os primeiros anos de vida escolar. Composta por cinco capítulos-artigos, esta dissertação segue o formato multipaper. No primeiro capítulo-artigo, Educação Estatística e os Processos Mentais no campo da Educação Infantil, identifica-se os sete Processos Mentais Básicos como uma base potencializadora para a articulação e o desenvolvimento do Letramento Estatístico. O segundo capítulo-artigo, Estado do Conhecimento acerca da Educação Estatística no contexto da Educação Infantil, apresenta, por meio de pesquisas acadêmicas, dados que demonstram a importância de incorporar essa ciência à Educação Infantil para contribuir na construção de um sujeito crítico e questionador, capaz de transformar sua realidade por meio da Estatística. O terceiro capítulo-artigo, O Letramento Estatístico nos documentos oficiais e curriculares da primeira etapa da Educação Básica: um estudo referente à Educação Infantil no município de Pelotas, trata-se de uma pesquisa documental sobre o histórico da Educação Infantil no Brasil e o currículo nessa etapa de ensino, por meio da qual foi possível verificar a viabilidade de promover o Letramento Estatístico nessa fase escolar a partir do desenvolvimento de objetivos de aprendizagens contextualizados com a BNCC. O quarto capítulo-artigo, Formação Continuada com aspectos colaborativos para a promoção do Letramento Estatístico com professoras da Educação Infantil, expõe o desenvolvimento de um grupo de formação continuada composto por quatro professoras da Educação infantil, incluindo a pesquisadora, em um contexto de ensino remoto emergencial. Esse grupo desenvolveu, colaborativamente, um planejamento para fomentar abordagens iniciais do Letramento Estatístico com crianças da pré-escola, mediante o qual elencaram-se algumas estratégias emergentes para o desenvolvimento de atividades de natureza estatística com crianças pequenas. Por fim, o quinto e último capítulo-artigo, A construção de gráficos por crianças da Educação Infantil a partir de um planejamento colaborativo: contribuições e desafios no ensino remoto, expõe as contribuições e os desafios para a introdução de noções iniciais do Letramento Estatístico mediante a análise das construções de gráficos produzidos pelas turmas, tendo como contextos investigativos os encontros síncronos e assíncronos. A partir das potencialidades e contribuições identificadas durante as atividades com as crianças, apresenta-se e discutem-se recomendações consideradas importantes para o desenvolvimento do Letramento Estatístico voltado para crianças na fase da pré-escola. Além do mais, o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado possibilitou, a partir da formação continuada e da elaboração de planejamentos colaborativos, o desenvolvimento profissional das docentes, que puderam ressignificar e ampliar novos conhecimentos acerca do Letramento Estatístico tanto quanto outros conhecimentos, como o conhecimento do próprio currículo. No mais, a partir das concepções das professoras participantes, este estudo apresentou componentes essenciais voltados para auxiliar na construção do conhecimento estatístico das crianças da Educação Infantil. Esses elementos foram considerados para serem abordados com crianças que se encontram na pré-escola e que estejam desenvolvendo seus processos mentais para a aprendizagem matemática e conhecimentos em relação ao número.
 
This master's research aimed to uncover and discuss the challenges, the pedagogical possibilities and the ways in which Statistical Literacy can be promoted in the context of Early Childhood Education, in the circumstance of remote teaching, with pre-school children aged 5, from a school in the municipality of Pelotas/RS, from a teacher training group in a collaborative perspective. The group was composed of four preschool teachers, including the teacher who wrote this dissertation. The research data was collected at the training meetings and those aimed at developing activities with the children, all of which were carried out in 2021. This is a qualitative study in which transcribed recordings of the meetings and photographic records were used as resources for data processing and analysis. This work, which links Statistics Education and Early Childhood Education, sought to identify possibilities for developing skills related to Statistical Literacy from the earliest years of school life. Composed of five chapter-articles, this dissertation follows the multipaper format. In the first chapter-article, Statistics Education and Mental Processes in the field of Early Childhood Education, the seven Basic Mental Processes are identified as a potential basis for the articulation and development of Statistical Literacy. The second chapter-article, State of the knowledge about Statistical Education in the context of Early Childhood Education presents, through academic research, data that demonstrates the importance of incorporating this science into Early Childhood Education to contribute to the construction of a critical and questioning subject, capable of transforming their reality through Statistics. The third chapter-article, Statistical Literacy in the official and curricular documents of the first stage of Basic Education: a study referring to Early Childhood Education in the municipality of Pelotas, it is a documentary research on the history of Early Childhood Education in Brazil and the curriculum at this stage of education, through it was possible to verify the feasibility of promoting Statistical Literacy at this school stage by developing learning objectives that are contextualized with the BNCC. The fourth chapter-article, Continuing Education with Collaborative Aspects to Promote Statistical Literacy with Early Childhood Education Teachers, describes the development process of a continuing education group made up of four early childhood education teachers, including the researcher, in an emergency remote teaching context. This group collaboratively developed a plan to foster initial approaches to Statistical Literacy with pre-school children, which listed some emerging strategies for developing statistical activities with young children. Finally, the fifth and final chapter-article, The construction of graphs by children in Early Childhood Education based on collaborative planning: contributions and challenges in remote teaching, exposes the contributions and challenges for the introduction of initial notions of Statistical Literacy through the analysis of the constructions of graphs produced by the classes, with synchronous and asynchronous meetings as the investigative contexts. Based on the potential and contributions identified during the activities with the children, recommendations considered important for the development of Statistical Literacy for pre-school children are presented and discussed. Furthermore, the development of this master's research enabled the teachers' professional development through continuing education and collaborative planning. They were able to re-signify and expand new knowledge about Statistical Literacy as well as other knowledge, such as knowledge of the curriculum. In addition, based on the conceptions of the participating teachers, this study presented essential components aimed at helping to build the statistical knowledge of kindergarten children. These elements were considered for the approach with pre-school children who are developing their mental processes for mathematical learning and their knowledge of numbers.
 

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  • IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)