Abstract:
Ciências Sociais
Com a constante mudança dos processos de produção do conhecimento científico, é
necessário conhecer o que foi e o que está sendo produzido, seja para uma
atualização dos avanços da área ou para basear-se em tais pesquisas para
produção de novos estudos a partir de possíveis lacunas observadas. Este trabalho
teve como objetivo investigar a produção científica sobre Educação em Ciências na
biblioteca Eletrônica SciELO. Nos resultados foram recuperados 312 artigos, sendo
58 selecionados para o estudo. Na análise quantitativa verificou-se que os anos de
2014, 2015 e 2020 foram os que tiveram maior número de publicações sobre o
assunto. Quanto aos periódicos que mais publicaram foram: a Ensaio – Pesquisa em
Educação em Ciências, com 28 trabalhos e a revista Ciência & Educação (Bauru),
com 23 documentos. As revisões bibliográficas, foram as mais utilizadas nos estudos
encontrados. Três regiões brasileiras destacaram-se, sendo elas: sudeste,
centro-oeste e sul. Quanto ao gênero dos autores que publicaram sobre o assunto, o
feminino obteve maior quantidade de trabalhos, tanto na autoria como na coautoria.
A parte qualitativa obteve diversificação de assuntos tratados sendo parte deles
sobre teorias aplicadas a Educação em Ciências e estudos sobre CTS. Destaca-se
como considerações que a EC apresenta uma pluralidade de assuntos, visando a
aplicação de novas teorias, porém na parte quantitativa em que foi utilizada a
bibliometria, observou-se que apenas três regiões estiveram presentes.
With the constant change in the production processes of scientific knowledge, it is
necessary to know what was and what is being produced, whether for an update of
advances in the area or to base on such research to produce new studies from
possible sources. observed gaps. SciELO is an electronic digital library that contains
several scientific journals and provides articles openly in multilingual versions. This
work aimed to investigate the scientific production on Science Education teaching in
the SciELO Electronic Library. In the results, 312 articles were retrieved, 58 of which
were selected for the study. In the quantitative analysis, it was found that the years
2014, 2015 and 2020 had the highest number of publications on the subject. As for
the journals that published the most, they were: Ensaio – Pesquisa em Educação em
Ciências, with 28 works and the magazine Ciência & Educação (Bauru), with 23
documents. Bibliographic reviews were the most used in the studies found. Three
Brazilian regions stood out, namely: Southeast, Midwest and South. As for the
gender of the authors who published on the subject, the female obtained a greater
number of works, both in authorship and in co-authorship. The qualitative part
obtained diversification of subjects treated, part of them on theories applied to
Science Education and studies on STS. It stands out as considerations that CE
presents a plurality of subjects, aiming at the application of new theories, however in
the quantitative part in which bibliometrics was used, it was observed that only three
regions were present.