Os saberes entre a matemática e os conceitos profissionalizantes nas práticas educativas do curso técnico em eletrotécnica

Neves, Thaigor D'Armas

Abstract:

 
No processo de ensino e aprendizagem, a integração de diferentes saberes se mostra indispensável, e isso não é diferente no contexto das escolas técnicas. Como responsáveis pela formação de profissionais para o mundo do trabalho, as escolas técnicas enfrentam o desafio de integrar diversos conhecimentos na construção do aprendizado dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo geral compreender como os professores percebem a relação entre os conhecimentos matemáticos e os conceitos técnicos vivenciados pelos estudantes do curso Técnico em Eletrotécnica do IFRS - Campus Rio Grande. A produção dos dados foi obtido por meio de um questionário respondido por 9 professores, que constituem o corpus da pesquisa, do Núcleo Técnico-Profissionalizante do referido curso. A análise dos dados coletados foi conduzida utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), e resultou nas seguintes categorias emergentes: "Matemática e Interdisciplinaridade no Ensino Técnico" e "Estrutura Curricular na Abordagem Interdisciplinar". Os resultados destacaram a importância da interdisciplinaridade e do uso estratégico da matemática no Ensino Técnico. Os professores demonstraram comprometimento em proporcionar uma educação mais abrangente e contextualizada, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Diante disso, é essencial que as instituições de ensino e os gestores educacionais valorizem e incentivem práticas interdisciplinares e o uso efetivo da matemática, visando formar profissionais mais preparados para o atual mercado de trabalho.
 
In the teaching and learning process, the integration of different knowledge is essential, and this is no different in the context of technical schools. As responsible for the education of professionals for the world of work, technical schools face the challenge of integrating various knowledge in the students' learning process. In this regard, this qualitative research aims to understand how teachers perceive the relationship between mathematical knowledge and the technical concepts experienced by students in the Technical Course in Electrotechnics at IFRS - Campus Rio Grande. For data production, the research corpus was obtained through a questionnaire answered by 9 teachers from the Technical-Professional Center of the aforementioned course. The analysis of the collected data was carried out using Textual Discourse Analysis (ATD), proposed by Moraes and Galiazzi (2011), and resulted in the following emergent categories: "Mathematics and Interdisciplinarity in Technical Education" and "Curricular Structure in the Interdisciplinary Approach". The results highlighted the importance of interdisciplinarity and the strategic use of mathematics in Technical Education. Teachers demonstrated commitment to providing a more comprehensive and contextualized education, stimulating critical thinking and practical application of learned concepts. Therefore, it is essential for educational institutions and educational managers to value and encourage interdisciplinary practices and the effective use of mathematics, aiming to prepare professionals who are better equipped for the current job market.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)