Representações de masculinidades juvenis contemporâneas: um olhar para o rock e o kpop da cidade de Rio Grande/ RS

Lopes, Maurício Nazarete

Abstract:

 
Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências”. A pesquisa teve como objetivo problematizar as representações de masculinidades juvenis contemporâneas presentes nas culturas juvenis do Rock, Rap e Kpop, da cidade de Rio Grande/RS. Assim, ancorado nos campos teóricos dos Estudos Culturais em suas perspectivas teóricas pós-estruturalistas, Estudos de Gênero, em especial nas Masculinidades, e no campo das Culturas Juvenis, esse estudo foi desenvolvido com o interesse de analisar e discutir as representações de masculinidades que são produzidas e reproduzidas nessas culturas juvenis e que acabam atuando/influenciando na constituição dos sujeitos jovens pertencentes esses estilos musicais. Como forma de movimentos metodológicos para a construção desta pesquisa, produziu-se um movimento de análise cultural dessas culturas juvenis e que para sua produção foi subdividido em três movimentos. Um primeiro com o objetivo de investigar as produções acadêmicas já publicadas a respeito dessa temática, um segundo movimento de pesquisa que volta seus olhares para as representações de masculinidades juvenis contemporâneas presentes no ciberespaços do Facebook relacionados a estes estilos musicais e direcionados aos usuários da cidade de Rio Grande/RS, e por fim, um terceiro movimento a fim de investigar as representações de masculinidades juvenis contemporâneas presentes nessas culturas através de entrevistas narrativas junto a nove jovens pertencentes a estes estilos musicais. O movimento de investigação no ciberespaço do Facebook tinha como objetivo investigar as representações de masculinidades juvenis em dois videoclipes de grupos locais onde identificamos jovens que são subjetivados por suas vivências, as quais são marcadas pela violência e criminalidade. Dessa forma, encontramos representações de masculinidades juvenis contestadoras, no que se refere às suas realidades sociais, além de resistentes às práticas que delimitam seus modos de ser e de viver. O movimento de análise relacionado às entrevistas narrativas tinha como objetivo investigar representações de masculinidades juvenis presentes nas narrativas de jovens que se descrevem como pertencentes às culturas dos estilos musicais mencionados. Assim, os resultados relacionados às narrativas dos jovens nos apresentaram jovens que buscavam um distanciamento de representações “tradicionais/hegemônicas” das masculinidades assim buscando por formas de representações plurais/dissidentes/queers, mesmo que esses diferentes estilos musicais investigados visibilizem determinadas posturas como representativas para a masculinidade. A produção desse estudo de mestrado, possibilita ver que estes jovens se distanciam de linearidades construídas socialmente para as possíveis representações de masculinidades juvenis para essas culturas e estilos musicais. Inseridos nessa perspectivas pós-estruturalista, entendemos que esses sujeitos são constituídos socialmente e que por serem sujeitos, eles tencionam/rompem com as formas existentes de vivenciar suas masculinidades associadas a essas culturas, ou até mesmo produzem outras formas para vivenciar suas masculinidades.
 
This dissertation was produced in the Graduate Program in Science Education, in the line of research “Discourses, Cultures and Subjectivities in Science Education”. The research aimed to problematize the representations of contemporary youth masculinities present in youth cultures of Rock, Rap and Kpop, in the city of Rio Grande/RS. Thus, anchored in the theoretical fields of Cultural Studies in their post- structuralist theoretical perspectives, Gender Studies, especially in Masculinities, and in the field of Youth Cultures, this study was developed with the interest of analyzing and discussing the representations of masculinities that are produced and reproduced in these youth cultures and that end up acting/influencing the constitution of young subjects belonging to these musical styles. As a form of methodological movements for the construction of this research, a movement of cultural analysis of these youth cultures was produced, which for its production was subdivided into three movements. A first with the objective of investigating the academic productions already published on this theme, a second movement of research that turns its gaze to the representations of contemporary youth masculinities present in the cyberspaces of Facebook related to these musical styles and directed to users of the city of Rio Grande/RS, and finally, a third movement in order to investigate the representations of contemporary youth masculinities present in these cultures through narrative interviews with nine young people belonging to these musical styles. The research movement in Facebook's cyberspace aimed to investigate the representations of youthful masculinities in two video clips from local groups where we identified young people who are subjectivated by their experiences, which are marked by violence and criminality. In this way, we find representations of contesting youthful masculinities, with regard to their social realities, in addition to being resistant to the practices that delimit their ways of being and living. The analysis movement related to the narrative interviews aimed to investigate representations of youthful masculinities present in the narratives of young people who describe themselves as belonging to the cultures of the aforementioned musical styles. Thus, the results related to the narratives of young people presented us with young people who sought a distance from “traditional/hegemonic” representations of masculinities, thus searching for forms of plural/dissident/queer representations, even if these different musical styles investigated make certain postures visible as representative for the masculinity. The production of this master's study allowed us to see that these young people distance themselves from socially constructed linearities towards the possible representations of youthful masculinities for these cultures and musical styles. Inserted in this post- structuralist perspective, we understand that these subjects are socially constituted and that because they are subjects, they intend/break with the existing ways of experiencing their masculinities associated with these cultures, or even produce other ways to experience their masculinities.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)