Da margem ao mar navegando com as mulheres da pesca artesanal pelas águas da Arte/Educação: uma sistematização das experivivencias a partir das oficinas de um Projeto de Educação Ambiental

Pereira, Joezele da Rosa

Abstract:

 
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão teórica sobre a importância da mediação da Arte/Educação na práxis da Educação Ambiental crítica, a partir da vivência em um projeto de Educação Ambiental, no processo de Licenciamento Ambiental Federal, que atua com mulheres inseridas na cadeia produtiva da pesca artesanal, do norte fluminense. Sendo assim, a temática deste projeto se constituí em compreender a “experivivência” como categoria fundamental da relação entre Arte/Educação, Educação Ambiental e a Educação Popular na práxis educativa desse projeto executado como condicionante do licenciamento ambiental de Petróleo e Gás em licença ambiental emitida pelo IBAMA, denominado PEA-FOCO. Nosso entendimento sobre o desenvolvimento processual nos leva a afirmar que: a Arte/Educação é essencial como mediadora no desenvolvimento da Educação Ambiental crítica e torna-se imprescindível quando se trata de pessoas com pouco ou nenhum letramento. Por outro lado, a mediação de uma profissional das artes garante a intencionalidade pedagógica através de ações planejadas por meio de uma metodologia que valoriza outros aspectos do ser humano e sua subjetividade, avançando para além do intelecto, da leitura e da escrita, utilizando a linguagem da expressão artística e popular na práxis educativa. Todo trabalho realizado é planejado antes, durante e depois, podendo ser adaptado, de acordo com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Assim, para navegar em mares desconhecidos, só é possível por ter bases em conhecimentos de quem já “experivivenciou” a práxis, como Paulo Freire e Ana Mae Barbosa.
 
This work aims to develop a theoretical reflection on the importance of Art/Education mediation in the praxis of critical Environmental Education, based on the experience in an Environmental Education project, in the process of Federal Environmental Licensing, which works with women included in the artesanal fishing production chain in the north of Rio de Janeiro. Therefore, the theme of this project consists of understanding “experivivência” (a term that refers to the integration of experience and living) as a fundamental category of the relationship between Art/Education, Environmental Education, and Popular Education in the educational praxis of this project executed as a requirement of the environmental licensing of Oil and Gas, in environmental license issued by IBAMA, named PEA-FOCO. Our understanding of processual development leads us to affirm that: Art/Education is essential as a mediator in the development of critical Environmental Education and becomes indispensable when dealing with people with little or no literacy. On the other hand, the mediation of an arts professional guarantees the pedagogical intentionality through actions planned using a methodology that values other aspects of the human being and their subjectivity, going beyond intellect, reading, and writing, using the language of artistic and popular expression in educational praxis. All work accomplished is planned before, during, and after, and it can be adapted, according to Ana Mae Barbosa's Triangular Approach. Thus, navigating uncharted seas is only possible by building on the knowledge of those who have already experienced the praxis, such as Paulo Freire and Ana Mae Barbosa.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)