Abstract:
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão teórica sobre a
importância da mediação da Arte/Educação na práxis da Educação Ambiental
crítica, a partir da vivência em um projeto de Educação Ambiental, no processo
de Licenciamento Ambiental Federal, que atua com mulheres inseridas na
cadeia produtiva da pesca artesanal, do norte fluminense. Sendo assim, a
temática deste projeto se constituí em compreender a “experivivência” como
categoria fundamental da relação entre Arte/Educação, Educação Ambiental e a
Educação Popular na práxis educativa desse projeto executado como
condicionante do licenciamento ambiental de Petróleo e Gás em licença
ambiental emitida pelo IBAMA, denominado PEA-FOCO. Nosso entendimento
sobre o desenvolvimento processual nos leva a afirmar que: a Arte/Educação é
essencial como mediadora no desenvolvimento da Educação Ambiental crítica e
torna-se imprescindível quando se trata de pessoas com pouco ou nenhum
letramento. Por outro lado, a mediação de uma profissional das artes garante a
intencionalidade pedagógica através de ações planejadas por meio de uma
metodologia que valoriza outros aspectos do ser humano e sua subjetividade,
avançando para além do intelecto, da leitura e da escrita, utilizando a linguagem
da expressão artística e popular na práxis educativa. Todo trabalho realizado é
planejado antes, durante e depois, podendo ser adaptado, de acordo com a
Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Assim, para navegar em mares
desconhecidos, só é possível por ter bases em conhecimentos de quem já
“experivivenciou” a práxis, como Paulo Freire e Ana Mae Barbosa.
This work aims to develop a theoretical reflection on the importance of
Art/Education mediation in the praxis of critical Environmental Education, based
on the experience in an Environmental Education project, in the process of
Federal Environmental Licensing, which works with women included in the
artesanal fishing production chain in the north of Rio de Janeiro. Therefore, the
theme of this project consists of understanding “experivivência” (a term that refers
to the integration of experience and living) as a fundamental category of the
relationship between Art/Education, Environmental Education, and Popular
Education in the educational praxis of this project executed as a requirement of
the environmental licensing of Oil and Gas, in environmental license issued by
IBAMA, named PEA-FOCO. Our understanding of processual development leads
us to affirm that: Art/Education is essential as a mediator in the development of
critical Environmental Education and becomes indispensable when dealing with
people with little or no literacy. On the other hand, the mediation of an arts
professional guarantees the pedagogical intentionality through actions planned
using a methodology that values other aspects of the human being and their
subjectivity, going beyond intellect, reading, and writing, using the language of
artistic and popular expression in educational praxis. All work accomplished is
planned before, during, and after, and it can be adapted, according to Ana Mae
Barbosa's Triangular Approach. Thus, navigating uncharted seas is only possible
by building on the knowledge of those who have already experienced the praxis,
such as Paulo Freire and Ana Mae Barbosa.