-
-
Ribeiro, Paula Regina Costa; Longaray, Deise Azevedo
(EDGRAF, 2013)
-
-
Carvalho, Fabiana Aparecida de; Gonçalves, Cleberson Diego; Maio, Eliane Rose
(2021)
Num movimento a/r/tográfico (inter-relação textual, imagética com problematizações e a construção de narrativas que não se esquadrinham pela lógica acadêmica) e com aportes teóricos decoloniais do sul global, discutimos a ...
-
-
Cruz, Ricardo Gauterio; Bigliardi, Rossane Vinhas
(2012)
Dentre os inúmeros desafios enfrentados pela Educação está a formação humanística de indivíduos capazes de se posicionarem de forma crítica ante a realidade. Este
desafio ganha vulto em face da edição das Diretrizes ...
-
-
Nobrega, Thais Fernandes Ribeiro
(2017)
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar o modo como professores do 1º ano do ensino fundamental da cidade de Rio Grande/RS abordam o vocabulário em situações de leitura de livro ...
-
-
Paula, Elaine de
(2010)
O texto a seguir resulta de uma pesquisa que teve como mote a compreensão de práticas educativas desenvolvidas em uma instituição de educação infantil pública no sul do Brasil. O recorte realizado para análise foi das ...
-
-
Souza, Thiago Silva de; Freitas, Gustavo da Silva; Rigo, Luiz Carlos
(2010)
Este texto constitui um relato de experiência em que viso problematizar uma intervenção pedagógica na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para ...
-
-
Avila, Luciane dos Santos
(2017)
O presente trabalho de dissertação de mestrado versa sobre o tema de ações afirmativas e relações étnico-raciais. Para isso, este estudo tem por objetivo analisar os Processos Seletivos Específicos de estudantes indígenas ...
-
-
Jardim, Daniele Barros
(2020)
A presente tese buscou analisar as Ações Afirmativas na FURG, entre os anos de 2009 e 2019, mediante a seguinte questão de pesquisa: no contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade ...
-
-
Coury, Maria de Amorim
(2014)
A pós-graduação, no Brasil, é considerada uma das realizações mais bem
sucedidas no conjunto do sistema educacional do país. Seu desenvolvimento ocorreu
como produto de um planejamento deliberado, conduzido e apoiado ...
-
-
Uhmann, Rosangela Ines Matos; Zanon, Lenir Basso
(2012)
O tema de investigação deste texto é decorrente de preocupações levantadas na prática docente da professora de Estágio Curricular Supervisionado sobre a desarticulação escolar frente à função social da escola na sociedade, ...
-
-
Vianna Filho, Hermeto Marques
(2014)
Este trabalho teve como foco a presença da área de conhecimento música no curso
Normal de duas escolas públicas do município de Pelotas/RS: O Instituto Estadual
de Educação Assis Brasil e o Colégio Municipal Pelotense. ...
-
-
Quadrado, Raquel Pereira
(2006)
Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Linha de Pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as), com o objetivo de investigar como a cultura consumista vem ...
-
-
Silva, Benícia Oliveira da
(2011)
Esta dissertação tem como objetivo investigar como os discursos presente na seção Sexo da
revista CAPRICHO interpelam a adolescência feminina, em especial suas sexualidades. Este
estudo está fundamentado no campo teórico ...
-
-
Bezerra, Ricardo José Lima
(2006)
As idéias de Henri Wallon sobre afetividade e emoção se constituem num aparato teórico psicogenético de inestimável valor para o entendimento das formas de aprendizagem na realidade escolar. Procuramos compreender a ...
-
-
Maffei, Letícia de Queiroz
(2018)
Esta tese foi construída sob um viés fenomenológico segundo o qual buscamos compreender como se mostram os afetos em relação à Matemática nas escritas de pedagogas em formação. O estudo foi realizado com acadêmicas de um ...
-
-
Machado, Cimara Corrêa; Soler, Antonio Carlos Porciuncula; Barenho, Cintia Pereira; Dias, Eugênia Antunes; Karam, Leandro de Melo
(EDGRAF, 2007)
O presente texto apresenta o processo de conquistas históricas em torno da Agenda 21,
apontando-a como uma das possibilidades de se caracterizar como importante dispositivo
de Educação Ambiental (EA). Para tanto, ...
-
-
Menezes, Anne Kassiadou; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Pereira, Celso Sánchez
(2017-05-04)
O artigo analisa a proposta da Agenda 21 de Magé, município do estado do Rio de Janeiro. A argumentação é feita sob a ótica da educação ambiental crítica, com objetivo de compreender a ...
-
-
Soler, Antonio Carlos Porciuncula
(2019)
A EA contemporânea se constitui em tendências em disputa, produzida e reproduzida a partir de concepções politica-ideológica, inseridas na materialidade de um processo histórico, dinâmico, com permanentes conflitos, os ...
-
-
Silva, Grasiele Ruiz
(2013)
O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização da experimentação e a História da Ciência no ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, nos focamos em investigar o olhar de professores atuantes em ...
-
-
Arruda, Robson Lima de; Nascimento, Robéria Nádia Araújo
(2022)
Enquanto lócus de vivências e sociabilidade, a escola é um espaço legítimo de produção de saberes e conhecimentos. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, essas experiências foram interrompidas, demandando ...