As ações afirmativas no contexto da FURG mediante a perspectiva da educação ambiental e do pensamento complexo

Jardim, Daniele Barros

Abstract:

 
A presente tese buscou analisar as Ações Afirmativas na FURG, entre os anos de 2009 e 2019, mediante a seguinte questão de pesquisa: no contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam esses processos educativos e formativos? Como estratégia metodológica, foi utilizada a Inserção Ecológica, uma vez que essa tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto. Os procedimentos utilizados consistiram em entrevistas individuais com servidores, grupos focais com os estudantes, bem como observações ativas na FURG, mediante a utilização do diário de campo em todas as instâncias. Quanto à apreciação dos dados foi empregada a Análise de Conteúdo, porque a mesma ofereceu as condições necessárias para explorar a gama de informações levantadas na pesquisa. Durante a classificação dos elementos, foram constituídas três grandes categorias para inferência e interpretação: Constituição das Ações Afirmativas no Ensino Superior; Significados e sentidos das questões socioambientais; e Contribuições do Pensamento Complexo para os Fundamentos da Educação Ambiental. O referencial teórico das Ações Afirmativas reconhece a diversidade, desconstrói discursos e práticas e constitui-se em um novo processo de pensar nos indivíduos em geral e na coletividade em especial (FERES JUNIOR e ZONINSEIN, 2006; FONSECA, 2009; MUNANGA, 2005). O referencial da Educação Ambiental auxiliou na reflexão sobre as ações que se destina assegurar, mediante a educação, a integração das múltiplas dimensões como: ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política (LAYARGUES, 2000, 2004, 2012; GUIMARÃES, 2004; LOUREIRO, 2004, 2016 e TREIN, 2008). E o referencial do pensamento complexo nos levou a esse profundo processo de reflexão, da crise à solidariedade, dos conceitos às ações, descortinando novos modos de pensar a realidade, com sua complexidade inerente, através de novos modos de dialogar com o mundo (ALMEIDA, 2004 e MORIN, 1998, 2000, 2002, 2005, 2006, 2012). Logo, defende-se a tese que a perspectiva da Educação Ambiental e a dimensão do pensamento complexo colaboram para a compreensão das Ações Afirmativas na FURG, enquanto uma das inúmeras ações que podem cooperar para as reparações sócio históricas no Brasil, uma vez que essa ação política contribuirá para a Universidade repensar sua articulação com o currículo, este enquanto ambiente inclusivo nas relações sócio-culturais-ambientais, em prol de qualificar as relações e a formação de cidadãos críticos, capazes de transformar a crise socioambiental vigente, desarticulando os fatores que desmoralizam essas conquistas. As Ações Afirmativas buscam garantir o desenvolvimento integral do humano, que consequentemente desenvolve o crescimento local e global em todos os aspectos que possamos imaginar. Outrossim, contribui para a reflexão com o objetivo de uma educação mais integradora da condição humana em harmonia com a vida e com o planeta, a partir de uma compreensão de mundo complexa. Reforça-se, assim, a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, compreendendo que a mesma tem um papel social relevante, com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas.
 
This thesis sought to analyze Affirmative Actions at FURG, between the years 2009 and 2019, through the following research question: in the FURG university context, how are Affirmative Actions for the academic community and what are the meanings and meanings of Environmental Education and complex thinking permeate these educational and training processes? As a methodological strategy, the Ecological Insertion was used, since it aims to evaluate the processes of interaction of people with the context. The procedures used consisted of individual interviews with civil servants, focus groups with students, as well as active observations at FURG, using the field diary in all instances. As for the appreciation of the data, Content Analysis was used, because it offered the necessary conditions to explore the range of information raised in the research. During the classification of the elements, three major categories were created for inference and interpretation: Constitution of Affirmative Actions in Higher Education; Meanings and senses of socio-environmental issues; and Contributions of Complex Thinking to the Fundamentals of Environmental Education. The theoretical framework of Affirmative Actions recognizes diversity, deconstructs discourses and practices and constitutes a new process of thinking about individuals in general and the community in particular (FERES JUNIOR and ZONINSEIN, 2006; FONSECA, 2009; MUNANGA, 2005). The Environmental Education framework helped to reflect on the actions that are intended to ensure, through education, the integration of multiple dimensions such as: environmental, social, ethical, cultural, economic, spatial and political (LAYARGUES, 2000, 2004, 2012; GUIMARÃES, 2004; LOUREIRO, 2004, 2016 and TREIN, 2008). And the reference of complex thinking led us to this deep process of reflection, from crisis to solidarity, from concepts to actions, unveiling new ways of thinking about reality, with its inherent complexity, through new ways of dialoguing with the world (ALMEIDA, 2004 and MORIN, 1998, 2000, 2002, 2005, 2006, 2012). Therefore, it is defended the thesis that the perspective of Environmental Education and the dimension of complex thinking collaborate for the understanding of Affirmative Actions in FURG, as one of the countless actions that can cooperate for socio-historical reparations in Brazil, since this action policy will help the University to rethink its articulation with the curriculum, as an inclusive environment in socio-cultural-environmental relations, in order to qualify the relations and the formation of critical citizens, capable of transforming the current socio-environmental crisis, dismantling the factors that demoralize these achievements. Affirmative Actions seek to guarantee the integral development of the human, which consequently develops local and global growth in all aspects that we can imagine. Furthermore, it contributes to reflection with the aim of a more integrated education of the human condition in harmony with life and the planet, based on a complex understanding of the world. Thus, the importance of understanding and experiencing the University as a space for claims and struggle is reinforced, understanding that it has a relevant social role, with the potential to transform the history of society and the trajectory of Affirmative Actions.
 

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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)